esportes ao ar livre

Saiba onde praticar esportes ao ar livre

Você faz ideia do mundo de possibilidades e aventuras encontradas no Circuito do Ouro? Bom, se você gosta de um banho de cachoeira, trilhas e sentir o pé no chão, temos dicas preciosas para você aproveitar no fim de semana e sair da rotina.

No último post apresentamos a você quais são as modalidades de esportes que você pode praticar juntinho a natureza. Já escolheu os favoritos? Agora é hora de saber onde você pode praticar essas atividades, que tal?

DESCOBRINDO AVENTURAS EM NOVA LIMA

Nova Lima abriga diversas opções para você ter contato com a natureza.  O Parque Estadual do Rola Moça é uma delas. Esse nome curioso – Rola Moça, que foi imortalizado em um poema de Mário de Andrade, é o local de encontro de muita gente que adora se aventurar; seja fazendo trekking ou acelerando na bike, mas também é uma boa opção para caminhadas tranquilas, sem muita adrenalina.( O Parque tem a maior parte em Brumadinho, acho melhor tirar para não dar enfase a eles)

Em São Sebastião das Águas Claras, conhecida como Macacos, a diversidade é ainda maior. Por lá, você vai desfrutar de cachoeiras e paisagens incríveis, sendo local de encontro de muita gente que adora se aventurar e também para aqueles que preferem a tranquilidade. Para os fãs de adrenalina, é possível fazer passeios em quadriciclos, off-road e ciclismo pelas trilhas da região. Imperdível!

CAMINHADAS POR OURO BRANCO

O legal da atividade ao ar livre é que você cumpre duas tarefas ao mesmo tempo: cuida da saúde física e mental. Uma maravilha, não é verdade? Ouro Branco preserva não só aspectos de religiosidade e gastronomia, mas proporciona a oportunidade de você aproveitar o melhor da natureza. A dica é visitar o Parque Estadual da Serra de Ouro Branco, e fazer uma bela caminhada contemplando a paisagem. O município abriga ainda o encantador povoado de Itatiaia, que é cercado por belezas naturais. Um aconchego só!

CACHOEIRAS, RAPEL E DIVERSÃO NO ENTRE SERRAS

Se você optou por uma atividade mais ousada como Rapel, a Cachoeira de Santo Antônio no Morro Vermelho, em Caeté, é uma excelente opção. A cachoeira é de fácil acesso, e é indicada para toda a família, inclusive para levar as crianças. Outra dica legal é dar uma esticada até o Complexo Canela de EMA , o maior circuito de arvorismo do Brasil. O lugar é maravilhoso, e  oferece sete circuitos incríveis, onde você aproveita um pouquinho de tudo: arvorismo, escalada, tirolesas e trilhas. É só escolher e se aventurar!

Saindo do Complexo, você pode chegar até Barão de Cocais pela estrada de chão e seguir até a Cachoeira de Cocais, no distrito de mesmo nome; em Barão de Cocais. A cachoeira, que participa da promoção do Mapa de Figurinhas do roteiro Entre Serras: da Piedade ao Caraça, tem um conjunto de quedas espetacular para se refrescar. Mas lembre-se para praticar rapel, é importante usar os equipamentos de segurança, ok!?

PEDAL E NATUREZA EM RIO ACIMA E RAPOSOS

O verão ainda não chegou, mas já está mostrando o ar da graça. E para você que quer se refrescar e movimentar o corpo, o destino certo é Rio Acima, a 60km de BH. A cidade tem tantas opções, que é popularmente conhecida como cidade das cachoeiras.

A Cachoeira Chica Dona, uma das mais tradicionais da região. A cachoeira é dividida em duas quedas: a primeira, na parte de cima da ponte, o acesso é tranquilo e é ideal para um passeio com a família; e a segunda, na parte de baixo da ponte, é indicada para quem curte aventura, já que é preciso caminhar ou pedalar bastante para chegar até a queda. Essa segunda queda é indicada para a galera mais experiente.

Raposos é outro destino interessante para quem decide se desconectar e se jogar na natureza. A cidade possui várias trilhas para percorrer de bike, e além de receber grupos de ciclistas. Para quem curte o trekking a opção é fazer a travessia de Raposos/Honório Bicalho, em Nova Lima, o local apresenta uma exuberância na natureza. O trecho para essa travessia é misto, variando entre trilha e estrada, descidas e subidas. Logo, esteja preparado e pé na estrada!

PIRANGA: MISTURA DE TRADIÇÃO E NATUREZA

Piranga, a 170km de Belo Horizonte, preserva tradição e natureza que é a cara de Minas Gerais! Tanto no centro quanto nos distritos você vai encontrar várias opções para se aventurar. Santo Antônio do Pirapetinga, conhecido como Bacalhau você pode fazer trilhas de bike, moto, além do trekking. As cavalgadas também são bem tradicionais nessa região! 

 VIVENDO A POESIA NA NATUREZA

A terra de Carlos Drummond de Andrade é também um paraíso para quem quer aproveitar a natureza. Os distritos de Itabira encantam pela simplicidade e, claro, pela beleza de suas paisagens. Em Ipoema, distrito considerado capital do tropeirismo, você vai encontrar diversas cachoeiras como Cachoeira Alta com queda de mais de 100m de altura e a Cachoeira do Morro Redondo, onde a paisagem é de tirar o fôlego.

Outro distrito que abriga o aspecto acolhedor do interior do Estado é o de Senhora do Carmo. Na região você vai encontrar um ‘complexo’ de cachoeiras – Cachoeiras da Boa Vista, do Bongue e da Conquista – e cânions ótimos para prática de trekking, pedaladas, rapel, ou caminhada.

ESCALADA: PARA QUEM CURTE AS ALTURAS

Agora, se você curte mesmo são as escaladas, nós temos dicas valiosas para você! Comece pela Pedra Rachada em Sabará. No local você pode praticar o boulder – modalidade de escalada que exige mais força do que movimentos. Vem gente do Brasil, e até de outros países praticar e admirar a paisagem lindíssima de lá!

A região do Entre Serras da Piedade ao Caraça também merece destaque nas escalas. A Pedra Branca em Caeté e o paredão, conhecido como Pedra Vermelha, em Barão de Cocais, são opções interessantes se você busca escaladas na região!

Lembrando pessoal que para qualquer esporte é muito importante se preocupar com segurança, alimentação, roupas e calçados. Para o passeio ser pura diversão! No mais, hidrate-se bastante e divirta-se pela região do Circuito do Ouro!

Foto: Roneijober Andrade

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

17 comentários em “Saiba onde praticar esportes ao ar livre”

  1. Luciano leal disse:

    Oi quero recebê mais imagens

    1. admin disse:

      Olá! Você gostaria de receber mais imagens de onde Luciano Leal?

  2. altamiro rocha disse:

    Minas gerais tem lugares fantásticos . gostaria de obter mais informações sobre rapel,só pratiquei uma vez. Para continuar queria saber inclusive valores.

    1. admin disse:

      Olá, Altamiro, tudo bem?
      Bom saber! Vamos fazer mais conteúdos sobre rapel!

      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha