5 motivos para passar o Natal no roteiro Entre Serras

Natal é época de reunir a família, de confraternizar com amigos e parentes, mas também é uma ótima época para viajar. E, todos os anos, milhares de brasileiros aproveitam as celebrações para passear pelo país. Roteiros dos mais diversos são oferecidos aos viajantes, alguns já conhecidos, outros tantos revelando destinos surpreendentes. Você já pensou em, por exemplo, passar o Natal no roteiro Entre Serras, em Minas Gerais? Então conheça agora 5 motivos que levarão você a fazer essa viagem!

O Circuito do Ouro

Composto por 17 municípios que no passado foram destaques do chamado ciclo do ouro de Minas Gerais, o Circuito oferece a seus visitantes uma região turística detentora de uma rica identidade histórico-cultural, bem como de um exuberante potencial natural. Alguns de seus aspectos chamam nossa atenção em especial, configurando-se como motivos indiscutíveis para se visitar o lugar durante os festejos de final de ano.

Por que passar o Natal na região

Localização

Extremamente próximo a Belo Horizonte, o roteiro Entre Serras é uma ótima opção para aqueles que têm pouco tempo para passeio. Afinal de contas, os municípios estão em um raio de no máximo 150 quilômetros ao redor da capital mineira.

Arquitetura

Falar do Circuito é falar, também, da interessante arquitetura ali presente, desde os tempos do Ciclo do Ouro. Conhecer o centenário casario presente nos vários municípios, por si só já seria motivo suficiente para uma visita. Mas o Circuito guarda ainda a riqueza das igrejas, construções belíssimas que vão do tradicional barroco ao rococó.

Natureza

Nem só de urbanidade vivem os municípios integrantes do Circuito. Circundados por serras imponentes, cada um deles oferece aos viajantes a possibilidade de passeios por cachoeiras, mirantes e trilhas, bem como a realização do chamado turismo rural. Para os mais radicais, há sempre a possibilidade de prática de esportes como rafting ou escalada.

Culinária

Natal é uma época em que se come muito bem. Ceias são preparadas para celebrar a data. Se o desejo é desfrutar de excelentes refeições, o Circuito segue sendo uma ótima alternativa. Por oferecerem pratos da tradicional culinária mineira, cada um dos municípios certamente deixarão em seus visitantes a paixão pelos aromas e sabores do estado.

Experiências diferenciadas

Viajar pelas cidades do Circuito é ter a oportunidade de vivenciar experiências que poucos destinos no Brasil têm a oferecer. Durante os festejos natalinos, eventos especiais são realizados nos municípios:

  • Se estiver em Caeté, poderá conferir a decoração natalina do centro histórico ou o concurso de presépios realizado pela Secretária de Turismo e Cultura;
  • Em Barão de Cocais a pedida é visitar o presépio exposto no interior da bela igreja Matriz de São João Batista, mesmo lugar onde na véspera de Natal é realizada uma tradicional missa. E que tal acompanhar a Novena de Natal na comunidade, 10 dias antes? Certamente não é coisa que se faça todos os dias;
  • Santa Bárbara despertará os sonhos de crianças e de muitos adultos com a Casinha do Papai Noel, bem como com a iluminação do centro histórico e a execução de músicas natalinas em sua praça. Para os mais religiosos, a Novena de Natal, realizada a partir do dia 25, bem como as missas da véspera e do dia de Natal, realizadas na Matriz de Santo Antônio, são opções de tranquilidade e contemplação;
  • Se o viajante preferir, pode acompanhar a Missa de Natal, realizada na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas, cidade que também ilumina todo o seu centro histórico e realiza Novena de Natal a partir do dia 15.

Com o mês de dezembro repleto de atividades e municípios repletos de atrações, existem motivos mais do que suficientes para conhecer o Natal no Circuito do Ouro. E você, conhece alguma das cidades do Circuito? Algumas pessoas que visitaram o Circuito fizeram questão de participar de uma promoção e compartilhar suas recordações! Ainda não conhece, mas pretende visitar a região? Comente e compartilhe com a gente suas expectativas!

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha