100 anos da terra do pastel de angu: celebrando um século de Itabirito


Foto: @blogeduardoemonica/Banco de Imagens do Circuito do Ouro

O feriado nacional de 7 de setembro simboliza uma história muito importante que é o dia da Independência do Brasil. Em terras mineiras, mais especificamente em Itabirito, esse está sendo muito especial:  a cidade comemora os seus 100 anos de fundação! Se você ainda não foi em Itabirito, venha conhecer um pouquinho dessa cidade que integra o roteiro turístico “Entre Trilhas, Sabores e Aromas”, do Circuito do Ouro.

A história da cidade se inicia no final do século 17 com a descoberta de minerais nobres nas  imediações da região central de Minas Gerais. Essa descoberta faz um grande número de pessoas povoar essas áreas e assim surgem os arraiais, freguesias e vilas. Em 1907 com a chegada de importantes renomes de Portugal como Capitão-mor Luiz de Figueiredo Monterroio e de Francisco Homem Del Rey à região do pico Itaubyra (atual Pico de Itabirito), os então moradores deram início aos centros fixos e intensificaram a extração do ouro. 

Em certo momento, os habitantes nomearam a região como Arraial de Nossa Senhora da Boa Viagem de Itaubyra do Rio de Janeiro, onde mais tarde foi construída a Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem que posteriormente se transformou em capela curada. Somente em 1745 o arraial foi elevado à freguesia passando a se chamar Itabira do Campo, e então a capela foi transformada em matriz. 

Itabirito passou por diversas crises econômicas desde 1760, provocada pela baixa do ouro nas minas que cercam a cidade. Por meados da década de 1880 a abertura das estradas de ferro de Dom Pedro II e a abertura de empresas de siderurgia e tecidos, trouxeram mudanças para a então freguesia que precisou se adequar ao novo eixo econômico da região. Neste mesmo período, as paisagens tão tradicionais dos casarões e prédios clássicos da época foram substituídos pela arquitetura industrial que posteriormente alimentou as reivindicações de emancipação do arraial que aconteceu em 7 de setembro de 1923, dando início a cidade de Itabirito.  

A cidade também possui diversos atrativos para aqueles que valorizam as experiências culturais e gastronômicas. Uma de suas principais e mais famosas festas é a Festa do Pastel de Angu que teve sua receita reconhecida como patrimônio imaterial. 

Além disso, Itabirito conta com diversos pontos turísticos que são de encher os olhos daqueles que passam por lá. Abaixo você encontra uma lista com 5 recomendações para entrar na sua programação na visita à cidade:

PICO DE ITABIRITO: 

Pico de Itabirito é um maravilhoso obelisco em hematita compacta, com um importante marco geográfico, econômico, histórico e identitário, que serviu de referência aos bandeirantes e aos viajantes que se deslocavam na região do Alto Rio das Velhas;

ALTO DO CRISTO: 
Neste ponto turístico você encontrará uma vista panorâmica, da Serra da Piedade, do Pico do Itacolomi, da Serra do Caraça, além de grande parte da cidade;
MERCADO MUNICIPAL: 

Aqui é um espaço onde cores e sabores se misturam. Nele é possível encontrar diferentes iguarias de produção artesanal, alimentos saudáveis e saborosos pratos da culinária local; 

MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM e IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO: 

A Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem foi construída  entre 1710 e 1720, e é o templo católico mais importante do município que abriga a Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Boa Viagem. 

Já a Igreja Nossa Senhora do Rosário, é um monumento importante pela sua localização, antiguidade e qualidade dos serviços de talha que enriquece a cidade desde 1740. 

No centenário de Itabirito, comemorado durante todo o mês de setembro, a prefeitura preparou uma programação especial para os turistas e moradores e os destaques são o  lançamento do selo comemorativo dos 100 anos de Itabirito, a Festa do Pastel de Angu, e os grandes shows levando Elba Ramalho, Fábio Júnior e Frejat à cidade. 

Toda a programação você pode conferir no site municipal a seguir: 

https://itabirito.mg.gov.br/mes-do-centenario

A cidade de Itabirito faz parte do roteiro “Entre Trilhas, Sabores e Aromas”, uma das rotas do Circuito do Ouro, que é dividido em duas partes:

Rota Gastronômica: para aqueles que desejam ser conquistados pelo paladar e não dispensam a boa culinária mineira. Aqui, a proposta é conhecer os pratos típicos de cada cidade e se deliciar com novos sabores e texturas.

Rota Ecológica: para os aventureiros que adoram trilhas, desafios e o contato direto com a natureza. Esta rota apresenta os lugares ideais para a prática de esportes radicais, paisagens encantadoras e várias cachoeiras para aproveitar.

Além de Itabirito, as cidades de Rio Acima, Nova Lima, Sabará, Raposos e Santa Luzia também fazem parte do roteiro “Entre Trilhas, Sabores e Aromas” do Circuito do Ouro.

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha