Conheça as tradições que marcam o período da Quaresma

Foto: Venâncio Carreira

A quarta-feira de cinzas marca o início do tempo quaresmal. É um período litúrgico celebrado pelos católicos, porém, pode ser apreciado, inclusive, por quem não é religioso, mas gosta de conhecer as tradições de fé das comunidades. O objetivo deste período é a preparação para a Páscoa.

Na quaresma, após os festejos do carnaval, considerada a festa da carne, os católicos se submetem a penitências como, por exemplo, o jejum.

O Circuito do Ouro mantém diversas tradições que marcam este momento. Em 2023, os festejos religiosos movimentarão as ruas e igrejas das cidades, após dois anos sendo realizadas online e sem a presença dos fiéis, por causa do distanciamento causado pela pandemia da COVID 19.

Conheça os momentos que marcam este período!

Quarta-feira de Cinzas!

Neste dia, primeiro da quaresma, os fiéis recebem durante a celebração a unção com as cinzas. Ela simboliza o momento de conversão, mudança de vida. É uma data móvel, porém, sempre celebrada 40 dias antes da páscoa.

Algumas paróquias da nossa região já estão recebendo os fiéis, porém, com números reduzidos e seguindo as orientações dos municípios. Por isso, fique atento!

Ornamentação roxa

Uma das grandes curiosidades das pessoas é o uso da ornamentação roxa nas igrejas durante o período quaresma.

Desde o altar e o paramento (elemento que compõe as vestes dos padres), são modificados para o roxo. A cor representa preparação, penitência e conversão. Usada nas missas da Quaresma.

Jejum e Penitência

Para os católicos a quaresma é um período de dedicação e sacrifícios, principalmente, dos alimentos. É muito comum as famílias que vivem na região do ouro (e em vários outros cantos do país também) se dedicarem a não consumir carne, seja por quarenta dias ou em dias específicos, seguindo as orientações da igreja.

Há! É considerado também o jejum dos alimentos preferidos, por exemplo, passar quarentas dias sem consumir queijo, que é um dos alimentos mais consumidos em Minas.

Período de oração

A igreja católica também convida os fiéis a dedicação à oração. É considerado uma boa prática a oração dos salmos ou ainda a via sacra às sextas-feiras.

Com a retomada das celebrações nao deixei de vivenciar essa experiência única por Minas Gerais, em especial pelos roteiros do Circuito do Ouro.

Gostaram das curiosidades? Vamos disponibilizar a programação religiosa dos roteiros em nosso perfil. Acompanhe!

Ah! E não deixe de ler o texto a seguir e conheça algumas igrejas da região.  Entre Cenários da História: 9 igrejas barrocas para conhecer .

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Conheça as tradições que marcam o período da Quaresma”

  1. graliontorile disse:

    Excellent website. A lot of useful information here. I am sending it to a few pals ans additionally sharing in delicious. And of course, thank you for your sweat!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha