5 trajetos de trekking no roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça

O estado de Minas Gerais é frequentemente procurado pela sua diversidade cultural e riqueza de paisagens, duas características bem aproveitadas em programas de turismo. Entre os destinos do Circuito do Ouro, que fica bem próximo de Belo Horizonte, está o roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça. Nele, é possível praticar trekking em diferentes percursos que variam conforme a extensão e o grau de dificuldade. Conheça 5 trajetos dessa região para praticar durante a sua visita:

O trekking e os seus benefícios

De origem sul-africana, a palavra “trekking” vem do verbo trekker e representa migrar ou seguir uma trilha. A atividade é praticada na natureza em forma de percursos a pé e, diferentemente de uma caminhada comum, se destaca pela realização de trajetos que podem ser de difícil acesso. O trekking pode ser praticado em equipes como forma de lazer ou em atividades de competição.

Por ser um esporte aeróbico, o trekking traz alguns benefícios para a saúde dos seus praticantes, além de, claro, a possibilidade de desfrutar de belas paisagens ao ar livre. É um esporte seguro para pessoas saudáveis, se tornando uma opção para exercitar e diminuir o estresse. Para quem não tem experiência, vale optar por trajetos guiados por profissionais e estar sempre atento aos obstáculos.

No Brasil, temos uma variedade enorme de espaços naturais para praticar o trekking. Aproveite você também!

5 trajetos para fazer no roteiro entre serras da Piedade ao Caraça

Morro Vermelho, distrito de Caeté

O trajeto começa com uma estrada de chão de aproximadamente 8 quilômetros e segue em trilha de trekking. Na caminhada, é possível se deparar com belezas naturais em forma de matas e cachoeiras, com rica variedade de fauna e flora.

Pedra Branca, em Caeté

Também conhecida como “Pedrona”, a Pedra Branca atrai praticantes de trekking para inúmeros trechos com graus variados de dificuldade. Boa parte das trilhas são iniciadas por uma estrada de terra que leva até a base da pedra. Do topo, que tem uma altura de 130 metros, dá para visualizar toda a cidade de Caeté e também a Serra da Piedade.

Cachoeiras de Cocais, em Barão de Cocais

Localizado em Cocais, distrito de Barão de Cocais, essa trilha de 6 quilômetros é considerada difícil pela presença de subidas e descidas íngremes. Aos que curtem uma caminhada diferenciada, o trajeto demanda a travessia de rio e a passagem por obstáculos em forma de grandes rochas. Seu destino leva até as belas cachoeiras de Cocais — também conhecida como “Pedra Pintada” — e do Leão.

Pico do Sol, em Santa Bárbara

Com caminhos íngremes de 12 quilômetros de extensão, o trajeto até o Pico do Sol é feito em meio à Mata Atlântica e cerrado. O início é suave e permite visuais para as montanhas e piscinas naturais da região. Após 2 quilômetros de caminhada, os praticantes de trekking passam por obstáculos rochosos que demandam maior esforço e concentração, que ao final são compensados com a vista das paisagens exuberantes.

Trecho da Estrada Real, em Santa Bárbara

O trecho total tem cerca de 1.600 quilômetros de extensão e foi dividido em diferentes caminhos que podem servir de orientação para os praticantes de trekking:

  • Caminho do Diamante;
  • Caminho Velho;
  • Caminho Novo;
  • Caminho Sabarabuçu.

Além das belas paisagens, o trecho — que antigamente era usado para transportar ouro e pedras preciosas — também é repleto de igrejinhas e outros exemplares da arquitetura antiga.

Pico dos Horizontes, em Catas Altas

Com 6 quilômetros de ida e volta, é considerado um trajeto de grande dificuldade e serve como teste de resistência para percursos mais longos. O desnível de 1 quilômetro entre o ponto de partida e o pico demanda fôlego e esforço, sendo ideal para os praticantes mais aventureiros. No caminho de difícil acesso e com pedras, é possível se deparar com belas grutas e cursos d’água, sem falar na bela visão com a chegada ao topo.

Além do trekking, veja outras atividades para você curtir em contato com a natureza!

Lugares que você precisa conhecer em Minas Gerais

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha