Atividades para você curtir em contato com a natureza

Você gosta do contato com a natureza? Adora praticar esportes radicais? Se sua resposta foi sim a estas perguntas, descubra como você pode aproveitar tudo isso apreciando uma bela paisagem!

Nas férias, fim de semana ou em uma pequena folga, já é suficiente para os aventureiros de carteirinha desejar ar livre. Tudo pra sentir aquela sensação gostosa de ar puro, e manter distancia do ar condicionado, buzina, terno e gravata, todo aquele stress rotineiro. O corpo precisa dessa pausa, não é verdade?

E engana-se quem pensa que o turismo de aventura, é só para quem curte altos níveis de adrenalina! Aqui você vai descobrir que existem sim, atividades que podem ser realizadas tranquilamente sem perder o contato com a natureza e aproveitar o passeio.

TREKKING – PÉ NA TRILHA

Se você gosta de caminhar em grupo, admirando a natureza e a paisagem a seu redor, a dica é o Trekking. O esporte que tem o nome de origem africana, e que quer dizer – seguir um trilho é bastante praticado na região do Circuito do Ouro. O Trekking ou Enduro a pé de regularidade, como também é conhecido, é praticado em grupo (grandes ou pequenos), onde o atleta se orienta por um mapa ou planilha específica, fazendo menção ao caminho a ser seguido na trilha.

O mais legal é que o esporte além de ter um custo baixo, pode ser praticado por qualquer pessoa, tanto em nível de competição quanto para lazer, com grau de dificuldade reduzido. Basta escolher a modalidade, a trilha e colocar o pé na estrada!

RAFTING – MAIS ADRENALINA

Já ouviu falar? Pois é, o nome pode ser até estranho, mas acredite, o Brasil é tri campeão mundial no esporte.

O Rafting consiste em descer corredeiras a bordo de um bote. Já perdeu o fôlego? Quem se arrisca a praticar rafting sabe o quanto a adrenalina sobe! Para praticá-lo é importante garantir a segurança com os equipamentos necessários. A família toda pode participar e exige um trabalho em equipe, o que acaba envolvendo todo mundo. É bem divertido!

ESCALADA – POR UM NOVO ÂNGULO

Este é radical! A Escalada é um esporte praticado principalmente sob superfícies de rochas. O escalador tem objetivo de chegar até o topo sem cair, o que é realmente muito difícil, exigindo treinamento, prática e preparo físico. Os equipamentos de segurança são muito importantes para este esporte também, não pode esquecer moçada!

Escalar é literalmente superar limites – físico e mental, e ser recompensado com paisagens incríveis. Você irá enxergar tudo com um novo olhar, bem lá de cima.

ARVORISMO – NAS ALTURAS

Muitos definem o arvorismo como uma forma de dar sentido à vida. Esse esporte é pra que gosta de altura ou para aqueles que estão dispostos a enfrentá-la! Em inglês arvorismo significa canopy; que traduzindo ao pé da letra, quer dizer cobertura/toldo. Trata-se de uma plataforma suspensa entre árvores, onde você pode caminhar de uma à outra. Agora que já sabe como funciona, bora experimentar?

E a boa notícia é que este esporte também tem opções para a criançada, que pode descobrir o mundo novo. Dica ótima para um programa bem familiar.

MONTAIN BIKE – AVENTURA E DIVERSÃO

O Montain Bike é outra atividade que vem sendo aderida, se você circular pelo Circuito do Ouro vai encontrar com uma galera que deixa o carro na garagem e coloca a perna pra trabalhar! As bicicletas usadas no montain bike são diferentes das convencionais, a começar dos pneus que são mais grossos, de forma a suportar melhor o impacto causado durante o percurso.

Sabe aquele velho ditado – quem aprende andar de bicicleta não esquece nunca; então se você não se esqueceu já é o suficiente para esbanjar energia em cima das duas rodas. Esse esporte assim como o trekking possui vários níveis e é claro que antes de correr para as pistas com mais obstáculos, o ideal é que você pratique um pouquinho. Combinado?

OFF-ROAD – CURTINDO RADICALMENTE

O temo em inglês Off Road significa fora de estrada, é o esporte praticados em pistas não pavimentas, calçadas ou que não tenha estrutura urbana, já se arriscou? São pedras, erosões, lama, muita lama e emoção!

A maioria da galera que curte esse tipo de esporte quase sempre pratica com moto ou jipe, ou qualquer outro veículo 4×4. O esporte é bastante radical, por isso é muito importante que o veículo esteja bem seguro. As estradas podem te levar a lugares incríveis e bem tranquilos.

CAVALGADAS – NO RITMO DA NATUREZA

É apaixonado por animais? Então a Cavalgada é o seu esporte! Pelos municípios do Circuito do Ouro facilmente você encontra eventos onde os cavalos são os personagens principais – cavalgadas, concurso de marchas. Em todos estes o animal é uma verdadeira estrela!

Existem também eventos que reúnem cavaleiros de várias partes, que saem de uma cidade a outra a cavalo, só pelo gostinho de relaxar e apreciar paisagens repletas de muito verde.

Gostou das opções de esporte que você pode praticar? Então é só escolher o seu favorito e se deliciar. Lembrando se sempre de manter a segurança, checando os equipamentos e os veículos.

No próximo post vamos contar pra vocês um pouquinho de onde você pode praticar esportes de aventura e desfrutar da natureza pela região do Circuito do Ouro. Você não vai perder, não é? Até a próxima!

Foto: Victor Grassi

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

esqueci minha senha