4 motivos para fazer ecoturismo em Minas Gerais

4 motivos para fazer ecoturismo em Minas Gerais

O Brasil é um dos maiores países do mundo, e isso faz com que tenha uma grande diversidade de biomas e relevos. Por ser um lugar com uma paisagem muito especial e surpreendente, fazer ecoturismo em Minas Gerais é uma experiência marcante. Com grande diversidade de cenários e uma rica cultura, o Estado possui cidades que parecem perdidas no tempo, oferecendo opções variadas de turismo.

O ecoturismo é a modalidade voltada para a realização de atividades esportivas, educacionais e de lazer na natureza. É também uma forma de preservar o meio ambiente e valorizar a cultura, por meio da descoberta dos patrimônios naturais e culturais da região.

Frente a isso, no post de hoje, separamos uma série de motivos para você fazer ecoturismo em Minas Gerais. Fique com a gente e confira!

1. Interação com a natureza e prática esportiva

O turismo urbano é bastante conhecido e disseminado pelas agências turísticas e, por isso, é muito mais tradicional. Entretanto, esse segmento tem foco na observação de museus, monumentos e patrimônios históricos.

O ecoturismo, por sua vez, além da observação, induz para a ação e envolvimento. Os praticantes participam ativamente, realizando caminhadas a pé, explorando e interagindo com a natureza e a cultura local, o que acaba exigindo muita disposição e energia.

Um bom exemplo, são as cidades de Itabira e Nova Era, onde você pode visitar cachoeiras, desfrutar de águas térmicas que brotam de fissuras, praticar esportes radicais e se encantar com paisagens maravilhosas.

2. Turismo, aventura e história em um só pacote

Certamente, todos já ouviram falar de Minas Gerais nas aulas de História. E não é à toa: o Estado possui uma riquíssima cultura e um papel fundamental na era colonial do nosso país.

Desse modo, as cidadezinhas do sul de Minas presenteiam os turistas com muita História, memórias e romances. As cidades de Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana são as mais famosas nesse sentido.

Nesses lugares, é possível visitar museus, belíssimas igrejas, realizar passeios de trem, visitar minas de ouro, fazer trilhas e mergulhar em cachoeiras. Além disso, dependendo da época do ano, é possível participar de eventos e festivais, tal como o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.

3. Fazer ecoturismo em Minas Gerais é delicioso

Quem é que não gosta de conhecer e se deliciar com comidas maravilhosas? Pois é: Minas talvez seja o lugar que concentra maior diversidade de pratos no Brasil. A comida típica conta com ingredientes encontrados em fartura no campo, tais como tubérculos, legumes e frutos nativos.

Exemplo disso são as cidades de Rio Acima, Itabirito, Nova Lima, Sabará, onde você pode experimentar sabores e aromas que irão surpreender. Com uma rica miscigenação, os pratos que podem ser saboreados nesses locais têm origem da mistura entre saberes indígenas, portugueses e negros: angu, feijão tropeiro, bambá de couve, bolinho de mandioca e ambrosia são só alguns exemplos.

4. Desvendar grande diversidade de paisagens

Além das paisagens já mencionadas, Minas ainda oferece o friozinho e aconchego das serras. Lá, você poderá conhecer as Serras da Piedade e do Caraça, onde se localizam santuários que recebem os mesmos nomes. Esses se situam entre as cidades de Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas.

Nessa região você poderá apreciar a Serra do Espinhaço em toda a sua beleza, conhecendo picos, ruínas, cascatas, capelas, além de ter contato com uma rica fauna, flora e personagens históricos.

Com um roteiro desses, fica claro que fazer ecoturismo em Minas Gerais é uma opção que oferece uma diversidade incrível de passeios e lazer que agradam a todos os gostos. É uma opção barata e que fica bastante próxima à capital do Estado: Belo Horizonte. Ou seja, não há motivos para ficar por fora de tudo isso.

E então, gostou das nossas dicas? Por quer não deixa o seu comentário logo abaixo? Queremos ouvir o que tem a dizer!

Lugares que você precisa conhecer em Minas Gerais

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha