11 cuidados que você deve ter ao fazer trekking

11 cuidados que você deve ter ao fazer trekking

Quem pensa que fazer trekking é simplesmente chegar na trilha e ir andando rumo ao destino traçado está muito enganado. É preciso tomar inúmeros cuidados para não transformar o passeio em um momento frustrante. E, principalmente, para evitar possíveis acidentes ou torções, muito comuns quando a escolha são trilhas em matas fechadas, serras ou chapadas.

Listaremos abaixo 11 cuidados que você deve ter ao fazer trekking para que sua aventura seja segura e divertida. Vamos lá?

1. Ter um planejamento

Antes de você chegar ao local do trekking, é importante buscar as informações necessárias sobre a trilha escolhida. Pesquise todos os detalhes, como tempo médio do percurso, quilometragem, se há pontos mais críticos, riscos, se há locais para acampamento ou vilas próximas caso seja necessário buscar ajuda em razão de algum problema inesperado.

Se você conhecer pessoas que já fizeram o mesmo percurso, tire as principais dúvidas. Converse sobre os locais mais difíceis e peça dicas para não se deixar levar pela imprevisibilidade.

Outro detalhe é saber manusear os equipamentos que serão levados na bagagem. Por exemplo, se você tiver um GPS, de nada vai adiantar se não souber se localizar por meio do aparelho. Também é preciso montar a mochila de maneira organizada para não desperdiçar espaço ou levar mais peso do que o necessário.

2. Usar roupas leves

Dê preferência para roupas leves. Se a caminhada acontecer no inverno, leve uma jaqueta que corta o vento e que seja impermeável. É preciso um jogo de roupas para o dia e outro para a noite. Nada além disso. A dica é ir revezando na lavagem.

Já o tênis é muito importante para evitar calos indesejados nos pés. Para que isto não aconteça, vá com um tênis usado, próprio para trekking. Jamais use um novo em uma caminhada. Vale a pena amaciá-lo na cidade antes de encarar a trilha desejada.

E nunca se esqueça de guardar tudo em sacolas impermeáveis. Um protetor solar também é indispensável para evitar queimaduras durante o dia.

3. Cuidar da alimentação

Quanto menos trabalho você tiver no caminho, melhor. Por isso, evite cozinhar ao longo do percurso, a não ser que a trilha seja por um período de dias. Priorize alimentos prontos, frutas cristalizadas, frutas leves como maçã, banana, pera, além de energéticos em sachês, cereais, amêndoas e leite em pó.

Vale ressaltar que a dica dos aventureiros é levar comida suficiente para o dobro do tempo estimado do percurso do trekking. Isso porque imprevistos podem acontecer, sendo uma maneira de prevenir problemas ainda maiores.

Embalar é fundamental e beber muita água será de extrema importância. Por esse motivo, leve um cantil ou uma garrafa de academia. Bebidas isotônicas também são muito bem-vindas.

4. Preparar-se com antecedência

Se você é navegante de primeira viagem, não queira encarar uma trilha de nível avançado. Como todos osesportes, é preciso respeitar os limites do corpo. Muitas vezes, uma lesão perto de uma montanha ou em uma mata fechada pode representar uma grande dor de cabeça até que uma equipe de apoio possa chegar com um transporte.

Para evitar este tipo de situação, esteja devidamente preparado. É preciso treinar antes de encarar um desafio. Caminhe pequenos trechos antes de embarcar na sua missão. Evolua e cuide do condicionamento físico. Não se arrisque em percursos muito longos se o seu corpo ainda não estiver acostumado com situações limites.

Trabalhar o aspecto psicológico também é uma boa dica, já que no trekking há muitas subidas bruscas, com pedras e desníveis ao longo do caminho. É preciso muita determinação para não se deixar levar pela desistência.

5. Andar sempre acompanhado

Encarar trilhas sozinho é um grande risco. Você pode se perder e demorar ainda mais para encontrar novamente o caminho. Além disso, em caso de algum acidente, fica bem mais problemática a busca por ajuda.

O apoio é fundamental no trekking. Nunca pense que você pode resolver tudo sozinho! É justamente nos momentos de maior confiança que muitos incidentes acontecem.

6. Respeitar a natureza

Não deixar lixo nas trilhas é primordial, assim como manter a flora e a fauna nos seus devidos lugares. Se for levar algo, que sejam as imagens de sua câmera ou celular.

Caso veja lixo pelo caminho, guarde em sua mochila e jogue posteriormente em um local apropriado. Lembre-se que muitos materiais levam milhares de anos para se decompor, sendo grandes vilões da natureza, como o plástico e o alumínio.

7. Levar lanterna e apito

Mesmo que o percurso não vá entrar noite adentro, é preciso estar preparado. Uma lanterna na mochila é fundamental. E o apito é necessário para chamar ajuda. Nunca é demais se preparar para possíveis imprevistos.

8. Ter atenção redobrada

Muitas trilhas são sinalizadas e trazem indicações sobre o caminho correto. Fique atento a todos os sinais, como fitas amarradas à vegetação ou setas pintadas em pedras. Pequenos detalhes podem fazer grande diferença para manter tudo dentro do programado.

9. Levar um bastão de caminhada

Com o objetivo de diminuir os esforços nas subidas, o bastão de caminhada reduz a força exigida pelos joelhos e pelas pernas. Os mais indicados são os que têm ajustes reguláveis de tamanho, com molas antichoque.

A dica é diminuí-lo nas subidas para transferir parte do esforço aos ombros, costas e braços. Caso você não tenha um, um galho seco pode ser o improviso na hora de fazer trekking.

10. Estabelecer um ritmo

Vá com calma! Estabelecer um ritmo é muito importante para evitar fadigas desnecessárias ou cãibras. Indo devagar, você pode curtir mais as paisagens e ainda sentir o ar da montanha, trazendo tranquilidade e até mesmo autoconhecimento.

11. Fazer um checklist para longos percursos

Se você já está habituado a fazer trekking e pretende encarar um percurso de dias, vale a pena montar um checklist de tudo o que será necessário levar. A lista deve conter panelas leves, isqueiro, fósforo, velas, lanterna, mapa, GPS, bússola, canivete, colher, kit de costura, kit de primeiros socorros, produtos de higiene pessoal, saco de dormir, sacos plásticos para levar de volta o lixo e barraca pequena.

Um esporte tranquilo, de puro contato com a natureza, inspirador e estimulante, além de queimar muitas calorias. Fazer trekking é um convite para você ficar cada vez mais próximo de si mesmo.

Em todo o Circuito do Ouro, o que não faltam são opções para a prática do trekking. Com trilhas repletas de visuais deslumbrantes e serras que inundam os olhos de pura tranquilidade, você poderá vivenciar experiências fantásticas! E o melhor: aliando a prática esportiva com a qualidade do passeio, que oferece tudo o que os apaixonados por trilhas mais desejam.

Quer conhecer mais sobre as belezas das cidades que compõem a região do Circuito do Ouro? Assine anossa newsletter e fique por dentro das novidades.

Lugares que você precisa conhecer em Minas Gerais

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha