Entre Trilhas, Sabores e Aromas: conheça o novo roteiro do Circuito do Ouro

O Circuito do Ouro é um dos principais caminhos turísticos localizado em Minas Gerais, região que abriga os trajetos mais famosos do Brasil Colônia. O circuito é composto por 4 roteiros diferentes, feitos para facilitar a vida do turista, permitindo que ele possa conhecer todas as cidades sem perder nada.

Um dos novos roteiros montados dentro desse circuito é o Entre Trilhas, Sabores e Aromas — um passeio único para quem gosta de contato com a natureza, de história e de gastronomia de alta qualidade.

No artigo de hoje, conheceremos detalhadamente cada uma das encantadoras cidades que fazem parte desse roteiro. Arrume as malas, prepare a câmara fotográfica e confira a seguir!

Sobre o Entre Trilhas, Sabores e Aromas

Antes de tudo, temos que ressaltar que o percurso do Entre Trilhas, Sabores e Aromas pode ser feito em qualquer direção ou ordem. Porém, para facilitar a nossa localização geográfica, vamos seguir um percurso de indicações na direção Norte-Sul, ok? Passeie  com calma, aproveite cada detalhe e depois vá conhecer os outros roteiros do Circuito!

Então, vamos lá!

Sabará

Sabará é o nosso ponto de entrada no Entre Trilhas, Sabores e Aromas, já que a cidade fica localizada a cerca de 25 Km (praticamente meia hora) de BH. As palavras-chave para o turismo em Sabará são História e Gastronomia. A cidadezinha tem um leque de atrações históricas/culturais muito interessante. Diga-se de passagem que só a sua paisagem, repleta de construções barrocas, já vale a visita.

O centro histórico de Sabará conta com algumas das mais preservadas construções arquitetônicas do estado de Minas Gerais, como a Igreja do Carmo. Apesar de parecer ter certo apelo religioso, Sabará é bom ponto turístico mesmo para quem não tem interesse nenhum no assunto. Por que? Porque em Sabará se pode visitar o Museu do Ouro, que expõe um pouco da história do Circuito do Ouro em Minas Gerais.

Quanto aos sabores e aromas da cidade, você não vai se decepcionar: Sabará tem uma gastronomia muito acentuada e celebrada.

Dentre os principais destaques gastronômicos da cidade estão a ora-pro-nobis, uma verdura da região riquíssima em nutrientes, e a jabuticaba – ambos com festivais próprios. Os ingredientes são utilizados em diversos pratos deliciosos servidos pela cidade.

Quem também merece destaque é a aguardente do arraial do Pompéu, muito conhecida na região, e os pratos com banana encontrados nos restaurantes da cidade.

Os pratos dos restaurantes de Sabará misturam todos esses ingredientes de forma deliciosa. É possível comer uma gostosa pizza recheada de geleia de ora-pro-nóbis ou talvez alguns bolinhos de massa de banana recheados de ora-pro-nóbis e marreco. Ainda existem muitas outras opções, como chips de banana, linguia de jabuticaba e muito mais.

Nova Lima

A próxima cidade do nosso Entre Trilhas, Sabores e Aromas é também a maior cidade do percurso: Nova Lima. Para chegar até ela saindo de Sabará é só seguir um caminho direto através da avenida Alberto Scharle. A cidade é um charmoso lugar que reúne a síntese do que é o Entre Trilhas, Sabores e Aromas. Isso porque Nova Lima tem de tudo um pouco: muita força histórica e arquitetônica, uma gastronomia de destaque e também muito contato com a natureza por meio de trilhas e ecoturismo.

Na parte histórica, há um patrimônio muito fortalecido graças ao período de exploração do ouro e do minério de ferro na cidade. Algumas das suas principais edificações, como a Igreja do Senhor do Bonfim, Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Teatro Municipal, são visitadas pelo seu valor histórico e arquitetônico.

Outro lugar legal de se conhecer na cidade é o bairro das Quintas, recheado de casas ao melhor estilo inglês (com cercas vivas) e muitas pousadas. Lá também é a “casa” da famosa queca, um bolo feito com nozes, avelãs, frutas cristalizadas, castanhas e passas. Falando nisso, quem quiser provar de comida de alta qualidade em Nova Lima poderá se dirigir para o distrito de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos.

Em Macacos também estão as melhores trilhas para trekking de Nova Lima, já que o distrito é especialmente famoso pela sua vocação ao ecoturismo. Assim você aproveita duas coisas em um só trecho da visita!

Rio Acima

A terceira cidade do nosso roteiro do Entre Trilhas, Sabores e Aromas é a pequena Rio Acima, com apenas 8 mil habitantes. O acesso à cidade é facílimo para quem sai de Nova Lima: basta pegar a MG 030 e seguir por alguns quilômetros se aproveitando do ótimo trabalho de sinalização. A culinária de Rio Acima não foge ao padrão da famosa comida mineira de fogão a lenha.

O ápice da cidade é ecoturismo. Suas principais atrações são as cachoeiras e trilhas da cidade, donas de uma beleza incomum. Quem adora uma queda d’água, vai se deliciar em Rio Acima.

A mais tradicional das cachoeiras é a Cachoeira Viana, composta por 4 quedas d’água, perfeita para refrescar quem resolver fazer trilhas pela mata de Rio Acima. A Cachoeira da Sansa é outra muito visitada, por conter cerca de 30 metros de altura, localizada ainda no centro urbano de Rio Acima. Já a mais famosa, e maior, cachoeira da cidade é a Chica Dona, com mais de 60 metros de altura. A queda forma um pequeno lago de razoável profundidade, onde os turistas podem se refrescar do calor e depois de ter se aventurado tanto.

Mas não é só de trilhas e cachoeiras que Rio Acima é formada. A cidadezinha possui outras atrações muito charmosas para os seus turistas. Uma delas é a Casa de Pedra, uma edificação que acredita-se tenha sido construída por escravos há mais de 100 anos. Porém, o grande destaque da cidade fora as cachoeiras, fica para a Estação Ferroviária da cidade.

Na estação é possível visitar o Museu Ferroviário, muito bem conservado e com belas peças, além da possibilidade de conferir um prédio de importância histórica – a estação de Rio Acima foi uma das mais importantes do Circuito do Ouro.

Itabirito

Nossa viagem pelo Entre Trilhas, Sabores e Aromas termina em Itabirito, uma das mais bucólicas cidades mineiras. O acesso à Itabirito vindo de Rio Acima é feito pela mesma MG 030 que usamos anteriormente. A cidade de Itabirito é formada por história, natureza e gastronomia, fechando com chave de ouro o nosso passeio.

No centro da cidade, o turista pode visitar as muitas construções históricas de Itabirito, incluindo a Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem e a Biblioteca Pública na Praça da Estação.

Além isso, quem quiser descansar um pouco do passeio e matar a fome, chegou no melhor lugar possível. Itabirito é muito conhecida como cidade do pastel de angu. A receita original foi feita por escravos no século XIX e levava apenas banana, mas, atualmente, o pastel de angu possui muitos sabores, como carne, bacalhau, frango ou queijo.

Itabirito possui muitas trilhas que levam a algumas das mais bonitas cascatas e cachoeiras da região. Algumas das mais interessantes são as cachoeiras das Carrancas e do Cruzado, que formam lagos de águas cristalinas muito próximos uns dos outros. A Cachoeira Bem-Vinda é uma coisa linda, com sua queda em degraus formando piscinas naturais.

Quem estiver explorando as trilhas da região e visitando as cachoeiras, pode subir o pico do Itabirito, com mais de 1.500 metros de altura e, no topo, poder contemplar toda a região, observando dezenas de minas de ouro que estão atualmente abandonadas, além de muitos vilarejos próximos. Tem maneira melhor de terminar uma viagem do que curtir um pôr do sol de lá?!

Gostou do nosso guia do Entre Trilhas, Sabores e Aromas? Então, assine a nossa newsletter para receber mais dicas incríveis como essa direto na sua caixa de e-mails! Siga nossas dicas e garantimos que após a assinatura, as suas férias, feriados e finais de semana nunca mais serão os mesmos!

Lugares que você precisa conhecer em Minas Gerais

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Entre Trilhas, Sabores e Aromas: conheça o novo roteiro do Circuito do Ouro”

  1. Sasha disse:

    Adorei a materia muito bom mesmo adoro guloseimas por mim eu comia o dia todo
    Adorei a materia vou compartilhar com os meu amigos!

    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha