Fique por dentro da história do Santuário do Caraça

Fique por dentro da história do Santuário do Caraça

Um espaço de turismo e espiritualidade, o Santuário do Caraça localizando entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, que faz parte do Circuito do Ouro mineiro. A área, também é conhecida por suas trilhas e belezas naturais, fica a 120 quilômetros de Belo Horizonte e recebe mais de 70 mil visitantes por ano. Conheça, em nossa postagem de hoje, a história desse lugar fascinante.

O Santuário do Caraça

Em 1770, Irmão Lourenço de Nossa Senhora comprou a sesmaria do Caraça e, ali, logo começou a construção de uma hospedaria para romeiros e de uma capela barroca dedicada à Nossa Senhora Mãe dos Homens. A construção se tornou mais complexa quando Irmão Lourenço decidiu que o local contaria também com uma capela, um colégio e um seminário.

Mais de um século depois, em 1876, Padre Clavelin derrubou a capela e, em seu lugar, ergueu o templo no estilo neogótico, que permanece no Santuário até hoje. O Colégio do Caraça havia sido inaugurado em 1820 por Irmão Antônio Ferreiro Viçosa e por Padre Leandro Rabelo Peixoto.

Em maio de 1969, um incêndio destruiu parte das edificações do Colégio, inclusive o teatro e a biblioteca, que contava com mais de 20 mil volumes. Em 1982, um avião caiu na Serra do Caraça, e os destroços da fuselagem estão até hoje no local.

Caraça, em tupi-guarani, significa “desfiladeiro” ou “bocaina”. E bocaina é justamente o nome dado ao desfiladeiro que fica entre o Pico do Aficionado e o Caraça.

As belezas naturais

A região da Serra do Caraça, onde fica o Santuário, chama a atenção por suas estonteantes belezas naturais. O local é uma área de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, trazendo uma bela convivência entre esses 2 ecossistemas e, portanto, uma rica fauna e flora.

O tempo ameno que predomina na região durante todo o ano também contribui para a diversidade e riqueza da natureza e da vida animal do Caraça.

A Serra conta com cachoeiras, piscinas naturais, mirantes e montes, entre outras atrações naturais, e é possível fazer trilhas guiadas pela região. Para receber bem os mais de 70 mil visitantes anuais, o Santuário do Caçara conta com pousadas, restaurantes e lojas.

A cultura e o conhecimento

A pousada fica no prédio do antigo Colégio que, hoje, abriga também o museu e a biblioteca do Caraça. A biblioteca possui um acervo de cerca de 1,4 mil livros dos séculos XVI, XVII e XVIII — incluindo importantes volumes religiosos.

À noite, uma curiosa atração do Santuário são os lobos-guarás que adoram visitar o local. Para evitar que os animais atacassem os galinheiros, os padres do Santuário começaram a deixar pedaços de carne para eles. Os lobos-guarás se acostumaram com a mordomia e, agora, estão praticamente domesticados pelos padres e não se incomodam com a presença de turistas.

Natureza, história e religiosidade. O Santuário do Caraça é um lugar repleto de facetas, todas elas fascinantes. Um passeio rico e inesquecível para toda a família.

E você, já pensou em visitar o Santuário do Caraça? Qual dessas atrações mais chamou a sua atenção? Deixe seu comentário e conte para a gente!

Lugares que você precisa conhecer em Minas Gerais

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha