A importância do contato com a natureza para crianças durante a viagem

A importância do contato com a natureza para crianças durante a viagem

A infância é o momento ideal para despertar a criatividade e desenvolver novas perspectivas — e as crianças em contato com a natureza ajuda criar essas habilidades. Porém, o estilo de vida das grandes cidades não facilita a situação: o trânsito, a violência e o medo impedem brincadeiras nas ruas. As viagens com crianças se tornam, então, uma ótima oportunidade para estreitar os laços dos pequenos com os recursos naturais. Saiba mais sobre esse assunto em nosso post de hoje:

O crescimento saudável

O cenário do desenvolvimento infantil em relação ao meio ambiente é preocupante. De acordo com uma pesquisa da Royal Society for the Protetion of Birds, só 1 em cada 5 crianças têm contato com a natureza. Já uma pesquisa da Unilever em 11 países constatou que 58% das mães acreditavam que, se os filhos tivessem 1 hora a mais no dia, prefeririam brincar dentro de casa.

Para mudar esse comportamento, o incentivo dos pais e familiares é essencial. E para isso é preciso explorar o potencial do seu quintal, dos passeios no parque e das viagens. Afinal, aproximar o seu filho da natureza é também uma forma de estreitar os seus laços com ele!

Os impactos de crescer em meio a áreas verdes não se restringem ao desenvolvimento pessoal, mas também escolar. Um estudo da Universidade de Illinois, em Chicago, analisou a relação entre o comportamento de crianças e a interação delas com o meio ambiente. Os pesquisadores descobriram que aquelas que tinham contato com áreas verdes também tinham um melhor desempenho escolar.

As atividades para crianças exploradoras

A infância é a fase mais importante para estimular a curiosidade e o entusiasmo do indivíduo. Aproveite as indagações que o seu filho tem e responda todas elas nos momentos em família. As férias escolares também são perfeitas para realizar passeios ao campo, atividades ao ar livre (veja dicas aqui) e a paisagens naturais.

Procure transformar os passeios em família em momentos ainda mais divertidos, chamando a turma de amigos do seu filho para praticar esportes ao ar livre. Já o Mapa de Figurinhas Entre Serras da Piedade ao Caraça, por exemplo, é uma boa oportunidade de caça ao tesouro. Cada atrativo visitado fornece uma figurinha diferente.

O papel da escola

De acordo com o Instituto Alana, quando as escolas abordam uma relação com a natureza, na maioria das vezes, escolhem um viés utilitarista. Nessas lições, a natureza é posta como um bem de consumo que nos oferece alimento e madeira. Um dos problemas desta abordagem é o fato de que a criança cresce pensando na natureza como algo a ser temida e usada.

O que diversos educadores não percebem é que uma criança em constante contato com a natureza tem uma capacidade maior de lidar com riscos. Isso porque o aprendizado investigativo que os ambientes naturais oferecem estimulam a curiosidade da criança.

Além disso, é importante fugir da abordagem excessivamente protetora. Afinal, sujeiras e pequenos machucados fazem parte do nosso desenvolvimento.

Promover o crescimento das crianças em contato com a natureza é muito importante. Durante as férias escolares, planeje viagens para crianças.

Gostou das nossas dicas? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas novidades!

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha