6 cuidados de segurança para visitar cachoeiras com tranquilidade

Para muitas pessoas, poder desfrutar de momentos de lazer ao ar livre é um luxo nos dias atuais. Seja na companhia da família ou de amigos, andar em meio à mata e a cachoeiras é uma das melhores formas de relaxar e descansar da rotina corrida. Entretanto, por mais que a natureza seja considerada sinônimo de tranquilidade, conhecer seus atrativos sem se preocupar com a segurança pode ser perigoso.

Quer um passeio sem problemas? Então, confira os 6 cuidados que você deve tomar ao visitar cachoeiras:

Procure informações sobre a região

A 1ª coisa a se fazer antes de visitar atrativos naturais é pesquisar sobre eles. Com informações em mãos, você consegue avaliar se o local é adequado para passeio e também já fica atento sobre possíveis perigos encontrados no meio do caminho até as águas. Solicitar a opinião de quem já foi também é vantajoso, pois assim você descobre o que a região da cachoeira tem de melhor.

Observe o nível da água

A quantidade de água presente nos rios aumenta a força das correntes e, por isso, estar atento às mudanças de nível é fundamental para evitar situações de perigo durante as travessias. Principalmente em tempos muito chuvosos, o nível da água sobe bastante e tende a aumentar o volume presente nas quedas. Se você não tiver condições de avaliar essa característica, peça a ajuda de um profissional ou morador da região que conheça as condições das águas.

Fique atento aos obstáculos naturais

Na hora de atravessar ou mergulhar na água, tenha cuidado redobrado. São diversos obstáculos que podem causar tropeços e tombos e, nos piores casos, machucados. Rochas e raízes são arrastadas pelas correntes e ficam no fundo do rio, podendo atrapalhar o trajeto dos mais desatentos. A dica é andar pisando devagar e com cuidado até que se sinta totalmente firme e confiante para sair da corrente forte.

Observe crianças e idosos

Os pequenos costumam ser bastante curiosos e confiantes para se aventurarem em locais desconhecidos, portanto, ao levar crianças e adolescentes para as cachoeiras, fique de olho em cada ação e peça que se mantenham sempre próximos dos adultos. Com idosos a atenção também deve ser maior, já que possuem mobilidade reduzida e precisam de acompanhamento em trechos de difícil acesso.

Não permita brincadeiras arriscadas

Antes de iniciar o trajeto até a cachoeira, reúna o seu grupo para dialogar sobre atitudes de segurança. Conscientize os visitantes e informe sobre o perigo que algumas brincadeiras podem representar. Atitudes como empurrar ou puxar o colega, bem como correr sobre locais sem visão para o chão — em águas escuras ou profundas — não devem ser permitidas.

Faça os primeiros socorros em caso de acidentes

Por maiores que sejam os cuidados preventivos, nem sempre estamos livres de problemas ou pequenos acidentes. Nesses casos, a 1ª coisa a se fazer é chamar a equipe de bombeiros tratar possíveis ferimentos. Enquanto aguarda o socorro, procure acalmar a vítima e acompanhe todas as reações para informar aos médicos quando eles chegarem.

Você ainda tem alguma dúvida sobre a segurança em cachoeiras? Então, deixe um comentário e tire as suas dúvidas!

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha