4 melhores destinos para passar o Réveillon em Minas Gerais

4 melhores destinos para passar o Réveillon em Minas Gerais

Se você pretende unir aventura e contato com a natureza em sua próxima viagem, passar o Réveillon em Minas Gerais pode ser uma excelente ideia.

Para os amantes dos esportes radicais, uma dica é visitar a região do Circuito do Ouro, que é dividida em quatro roteiros — Entre Serras da Piedade ao Caraça; Entre Trilhas, Sabores e Aroma; Entre Cenários da História; e Entre Ruralidades e Personalidades — que reúnem passeios gastronômicos, culturais e de aventura em cidades muito próximas da capital, Belo Horizonte.

Gostou da ideia? Separamos para você 4 cidades que têm tudo para agradar os viajantes dos mais variados perfis. Confira nossas dicas!

1. Barão de Cocais

Os casarões históricos da cidade mineira são o pano de fundo perfeito para quem gosta de aventura, mas não abre mão do romantismo no Réveillon. Os restaurantes e bares locais garantem uma experiência gastronômica interessante e são perfeitos para quem quer reabastecer as energias depois de fazer a trilha que leva até a cachoeira dos Cocais, onde os turistas se refrescam e admiram a belíssima paisagem.

Outro passeio interessante para fazer pela região é uma visita ao Sítio Arqueológico da Pedra Pintada. De fácil acesso, o local reúne pinturas rupestres em excelente estado de conservação. Se você é daqueles que não abre mão de levar um presente para a família sempre que viaja, não se esqueça de passar por Santa Bárbara — outra cidade do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça, que inclui ainda Caeté e Catas Altas — para comprar o famoso mel local.

2. Ouro Preto

Uma das cidades turísticas mais conhecidas do estado, Ouro Preto é uma excelente pedida para quem quer curtir o Réveillon em Minas Gerais. Além dos casarões e igrejas, por meio dos quais a cidade conta um pouco da história do Brasil, a localidade tem muito a oferecer em termos de turismo de aventura.

Com 1700 metros de altitude, o Pico do Itacolomi é ideal para quem gosta de escaladas e oferece uma vista de Ouro Preto e Mariana que é de tirar o fôlego. A 10 km da cidade, a Mina da Passagem conta com um lago subterrâneo e está localizada no parque Minas Radical, que oferece atrações como arvorismo, rapel e canoagem.

Se você já está na região, não se esqueça de visitar também as outras cidades do roteiro Entre Cenários da História: Ouro Branco, Congonhas e Mariana, que têm atrações para todos os tipos de viajantes.

3. Ipoema

Atrás da aparência pacata, o distrito de menos de 3 mil habitantes esconde muita diversão para os amantes de esportes radicais. Situada a 86 km de Belo Horizonte, a cidade tem como uma de suas principais atrações a Cachoeira Alta. Com 110 metros de altura, o local possui excelente infraestrutura e é perfeito para a prática de esportes como rapel e trekking.

Não se esqueça de visitar também Itabira, outra cidade integrante do roteiro Entre Ruralidades e Personalidades, que conta com ainda a belíssima Nova Era.

A terra natal do escritor Carlos Drummond de Andrade abriga com um memorial do mesmo nome, que exibe fotos e objetos do poeta. A casa onde ele viveu dos 2 aos 16 anos, e que serviu de inspiração para 45 de seus poemas, ainda mantém algumas características da época.

4. Itabirito

A cidade, que faz parte do roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas, oferece diversas atrações para quem for aproveitar os últimos dias de 2016 por lá. Uma das paradas obrigatórias é a Cachoeira Chica Dona, uma das mais tradicionais da cidade.

Também é possível fazer um roteiro que inclua a Mercearia Paraopeba, um mercado onde você encontra de tudo, inclusive o delicioso pastel de angu – um dos pratos típicos da cidade. Não deixe de visitar também o Parque Ecológico e fazer um piquenique a dois ou com a família.

No mesmo roteiro, você não pode deixar de conhecer Sabará e aproveitar o dia no Museu do Ouro, ideal para conhecer mais sobre o ciclo desse importante metal em Minas. Uma passadinha por Nova Lima e Rio Acima completa o roteiro com louvor.

Gostou das nossas dicas para quem quer passar o Réveillon em Minas Gerais? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha