4 destinos espirituais para renovar as energias e lavar a alma

A riqueza cultural de Minas Gerais ajuda a entender um pouco da história do Brasil, afinal o estado guarda alguns dos destinos espirituais e cidades religiosas que são verdadeiros templos para quem deseja renovar as energias e lavar a alma.

Se você pretende fazer alguns passeios pelo Circuito do Ouro, siga nossa sugestão de 4 destinos de tradição religiosa que, além de muita espiritualidade, guardam também belas paisagens e joias de arte barroca.

1. Santuário do Caraça

O Santuário do Caraça é uma instituição de ordem católica, que incentiva a cultura, a espiritualidade, a educação e preservação da natureza.

Administrada pela família Vicentina, tem um colégio criado pelos padres. O Santuário também é palco para missas, preces e seu conjunto de capelas que compõem a Via-Sacra atrai peregrinos de todo Brasil.

O espaço possui uma pousada para os turistas que desejam passar alguns dias entre meditações e orações ou contemplando a natureza preservada da região conhecendo alguns animais silvestres que aparecem vez ou outra, como o lobo-guará. Além disso, o cenário envolto por natureza, favorece um momento tranquilo de meditação, para aqueles que buscam uma reconexão consigo mesmo.

O Santuário do Caraça fica na cidade de Santa Bárbara, a 98 km de Belo Horizonte e faz parte do Circuito do Ouro, no roteiro: Entre Serras: da Piedade ao Caraça.

2. Mariana

Durante a Semana Santa, a cidade de Mariana, localizada a 110 km de Belo Horizonte, fica repleta de fiéis que chegam para assistir à encenação da Paixão de Cristo, uma das mais conhecidas no Brasil. A encenação acontece às quintas e sextas-feiras do feriado religioso.

No sábado, Mariana tem atrações que misturam a tradição religiosa com a cultura popular, com apresentações musicais e queima do boneco de Judas. No domingo, quando é celebrada a Páscoa, os organizadores cobrem a cidade com tapetes coloridos com serragem, cal e pó de café.

Mariana é uma das possibilidades no roteiro Entre Cenários da História.

3. Morro Redondo

O Morro Redondo fica localizado na cidade de Ipoema, a 88 km de Belo Horizonte. A elevação tem uma altitude de 1224 metros, que permite uma vista deslumbrante das inúmeras montanhas da região. Um cenário perfeitor para bons momentos de conexão com a natureza e meditação.

Para quem deseja ter um momento de renovação de energias ainda mais repleto de experiências, o topo do morro ainda conta com o Santuário Senhor do Bom Jesus, idealizado pela artista plástica Vilma Noel todo em estilo barroco, que traz um toque especial para o clima de espiritualidade do lugar.

O passeio ao Morro Redondo faz parte do  roteiro Entre Ruralidades e Personalidades do Circuito do Ouro.

4. Alto do Cristo

A apenas 57 km da capital Belo Horizonte está Itabirito, cidade que abriga mais um ponto conhecido de visitação para aqueles que desejam renovar suas energias e conhecer novos lugares. O Alto do Cristo fica a 3 km do centro da cidade e traz uma imagem do Cristo Redentor, que afirma a fé do povo itabiritense e convida todos os turistas a conhecê-lo.

A estrada de acesso ao ponto é paralela à antiga estrada real e o topo do morro tem 1.179 metros de altitude, o que proporciona uma vista fantástica de toda a região. Você pode conhecer o Alto do Cristo fazendo o roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas.

As cidades religiosas e os destinos espirituais mineiros ressaltam a grande diversidade de atrações que o Circuito do Ouro oferece. Vale a pena conhecer esses lugares, independentemente de sua religião, para se renovar e lavar a alma em lugares de boas vibrações.

E então? Gostou das nossas dicas de destinos mineiros para renovar as energias? Compartilhe essas dicas com seus amigos nas redes sociais e comece a planejar sua próxima viagem!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha