Semana Santa no Entre Serras: um roteiro imperdível!

Semana Santa no Entre Serras: um roteiro imperdível!

A Semana Santa no Circuito do Ouro tem uma grande tradição e importância para os moradores e inúmeros visitantes que vão, em sua maior parte, para as festividades religiosas da região. Com procissões e encenações contando a história da morte e da ressurreição de Jesus Cristo, as cidades do Circuito do Ouro — Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas, que compõem o roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça, se destacam na região, bem também como Ouro Preto e Mariana, cidades que fazem parte do Circuito do Ouro e possibilitam vivenciar a religiosidade, já tradicionais e bastante conhecidas durante este período, e seguir para o roteiro Entre Serras.  Período que atraí diversos fiéis que buscam um período de orações e reflexões sobre esse momento tão especial para os católicos.

Saiba mais sobre a Semana Santa no Entre Serras neste post:

Caeté

Na Serra da Piedade, onde se encontra a igreja da padroeira de Minas Gerais, há uma programação com várias missas e vigílias durante todo o período da Semana Santa. Outro grande momento na cidade é a Encomendação das Almas, quando os moradores em procissão rezam pelas almas que se encontram no purgatório com diversas missas, celebrações e vigílias pela cidade.

Catas Altas

Na cidade, as missas são em todas as igrejas locais. A Procissão de Ramos é muito importante para os moradores que mostram sua fé, e ainda há a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo no Domingo de Páscoa.

Há uma encenação sobre lava-pés e outra sobre a vida de Jesus Cristo na porta da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A via-sacra, que normalmente ocorre pela madrugada, relata a história de Jesus Cristo e seu sofrimento até o calvário. Os fiéis ao participarem dessa via-sacra, como é de tradição, param em diversos pontos da cidade para refletir. Essa semana é muito comum os fiéis pagarem suas promessas.

Há, ainda, celebrações no Santuário do Caraça, que fica com entrada livre para os visitantes. As missas e a via-sacra pelo Calvário na Serra do Caraça são muito populares e tradicionais, e muitos fiéis de todos os lugares do mundo participam. O Calvário é composto por 14 capelinhas que recordam a Paixão de Cristo, momento de reflexão e vivenciar a espiritualidade em um cenário rodeado pela natureza.

Barão de Cocais

As missas em Barão de Cocais juntamente com as procissões, inclusive para crianças e jovens são os destaques da programação das celebrações durante a Semana Santa. No Santuário de São João Batista, no Sábado de Aleluia, às 20h, acontece a benção dos fogos. Conhecida como “Cerimônia da Luz”, nela todos os católicos renovam seus votos e promessas do batismo. A celebração da ressurreição de Cristo e a missa de Páscoa acontecem na Paróquia São João Batista e na Paróquia São José.

Santa Bárbara

Em Santa Bárbara as comemorações da Semana Santa são conhecidas pelo “Os Passos da Agonia”, que é uma encenação da paixão e morte de Cristo. O Teatro Âncora promove, há mais de 40 anos, as apresentações que começam na Quinta-Feira Santa, as apresentações são realizadas em frente a Igreja Matriz de Santo Antônio, no centro histórico.

Na Sexta-Feira da Paixão, as igrejas ficam abertas a partir das 15h para um momento de reflexão sobre a morte do Salvador. Durante a noite, os moradores e visitantes, podem acompanhar os últimos momentos da vida de Cristo e, em seguida, ocorre a procissão do enterro, na qual milhares de fiéis saem de luto pelas ruas da cidade. Tradicionalmente, a imagem de Nosso Senhor morto é carregada em procissão até chegar à Igreja Matriz de Santo Antônio, onde os fiéis entram para tocar na imagem e pegar um ramo bento ao lado do corpo de Cristo.

Semana Santa em Ouro Preto e Mariana

As festividades de Ouro Preto não se restringem apenas ao período da semana da Páscoa. Na verdade, elas começam bem antes. Durante a Semana Santa há, na quinta-feira, missas em várias igrejas da cidade. Na sexta-feira, uma apresentação no Largo do Rosário acompanhada de uma procissão. No sábado de aleluia os participantes vão a missas espalhadas pelas igrejas da cidade e à noite podem participar da fabricação do famoso tapete de flores para o dia de Páscoa. Finalizando as comemorações, há a famosa queima de Judas no Largo da Capela do Senhor do Bonfim e Agonia.

A famosa Procissão das Almas, que acontece na Sexta-Feira da Paixão, a malhação do Judas e o tapete de serragem colorida estarão presentes nas celebrações. Assim, como diversas missas espalhadas pela cidade. No sábado, as também tradicionais vigílias serão feitas em 4 igrejas da cidade.

Com diversas atrações, as cidades do Circuito do Ouro são bastante visitadas na época da Semana Santa. Com a proximidade à capital de Minas Gerais, inúmeros visitantes fazem esse trajeto para celebrar a fé e a religião. Venha você também conhecer os encantos dessas cidades históricas!

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no Circuito do Ouro? É muito simples, basta curtir a nossa página no Facebook!

A programação da Semana Santa no roteiro Entre Serras está disponível no site: entreserras.circuitodoouro.tur.br

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha