5 dicas para acampar com segurança

5 dicas para acampar com segurança

O mundo é cheio de lugares incríveis e, certamente, uma das melhores formas de explorá-los é fazendo camping. Dessa maneira, é possível se integrar com a natureza, aproveitar mais os momentos e reduzir o impacto ambiental de nossa estadia. Porém, para que as memórias sejam apenas positivas, é fundamental acampar com segurança.

Existem alguns aspectos que precisam ser considerados antes de partir para a viagem. Com conhecimento de causa e alguns cuidados, dá para fazer passeios impressionantes, sem que isso impacte demais a sua conta bancária. Confira o conteúdo a seguir para ser um campista bem-sucedido:

1. Acerte na escolha da barraca

O primeiro passo para acampar com segurança começa na escolha da barraca. E a opção certa vai depender, principalmente, do seu nível enquanto campista. Para iniciantes, barracas simples e leves são uma boa pedida. Modelos menores, que variam de 500 gramas a 3 quilos, podem comportar perfeitamente você e mais uma pessoa.

Já para os aventureiros mais experientes ou que pretendam viajar com a família, o ideal é partir para um exemplar mais robusto. Elas podem chegar a pesar 10 quilos, mas tem muito mais estrutura e até mesmo divisão de cômodos, podendo comportar um número bem superior de pessoas.

Quanto ao material, armações de alumínio ou fibra de vidro estão entre as mais indicadas, pois unem leveza e resistência. Os tecidos que oferecem mais conforto térmico, por sua vez, são o nylon, o algodão e o poliéster.

2. Lembre-se dos itens essenciais

Para viajar com segurança, você também não pode se esquecer dos itens essenciais. Faça uma listinha incluindo aqueles artigos mais importantes e que não poderão faltar no seu acampamento. Entre os mais indicados estão, além da barraca, colchão inflável, lanterna, pilhas, roupas, água, alimentos, repelentes e kit de primeiros-socorros.

Se você pretende preparar a sua própria comida, um fogareiro também é fundamental, assim como pratos e talheres, ainda que descartáveis. Materiais de higiene pessoal como papel higiênico, escovas de dentes, creme dental, sabonete biodegradável e toalha também são indispensáveis.

3. Avalie o clima e o local

Avaliar bem o clima e o local do camping também é muito importante para acampar com segurança. Se for um lugar frio, você pode levar capas grossas ou lonas, além do isolante térmico e dos itens essenciais. Existem versões de barraca com coberturas removíveis e algumas contam com zíper, que podem se ajustar de acordo com a ventilação desejada.

Para o verão, vale apostar nas opções básicas, com tecidos leves e sem grandes apetrechos. Evite ficar em depressões ou buracos ou no caminho da água em caso de chuva. Veja se há lugares elevados e monte por lá o seu acampamento. Se houver alguma árvore, tome cuidado para que não seja frutífera, especialmente pinheiros ou similares.

4. Considere imprevistos comuns

Imprevistos são comuns no camping e isso faz parte da diversão. Porém, é preciso levá-los em conta e se precaver para que eles não acabem sendo surpresos desagradáveis. A chuva, certamente, é o mais normal deles. Ficar em um local alto, como já dissemos, é uma atitude fundamental para minimizar o problema.

Insetos também costumam incomodar bastante. Para evitar que entrem na barraca, é preciso ser ágil e fechar tudo rapidamente ao primeiro sinal de incômodo. Se você tiver alergia ou especialmente se viajar com crianças, um bom repelente pode fazer toda a diferença. Existem ainda os inseticidas automáticos, que liberam spray de tempos em tempos.

5. Escolha a acomodação adequada

Lembre-se que acampar não é como ficar em uma pousada. Você precisa se preocupar com o local em que vai montar a barraca, pensar na alimentação — se vai cozinhar com fogareiro ou precisará levar um cooler.

Em muitas cidades com ecoturismo, você encontra áreas próprias para camping, como na região do Circuito do Ouro, por exemplo. Cidades como Ouro Preto, Itabirito, Caeté e Itabira possuem áreas com toda a infraestrutura necessária para alimentação e higiene, a um custo muito pequeno por dia.

Essas são algumas dicas para acampar com segurança. Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e esteja sempre por dentro das nossas dicas de roteiros pelos encantos do Circuito do Ouro.

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha