O que fazer em Catas Altas: conheça lugares incríveis

Catas Altas é um pequeno município do interior de Minas Gerais, localizado a 122 km da capital, Belo Horizonte. Com mais de 300 anos, a cidade que compõe o roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça, roteiro do Circuito do Ouro, oferece boas atrações culturais, além de muito contato com a natureza, é claro! Uma ótima opção de passeio para o fim de semana em família e para quem está em busca de um pouco de tranquilidade.

Confira nossas dicas sobre o que fazer em Catas Altas e aproveite dias de muito sossego, contemplação e positividade nessa cidade mineira!

1. Cachoeiras

Se você gosta de cachoeiras, vai encontrar três ótimas opções na cidade. A maior e mais famosa é a Cachoeira do Meio, que possui duas quedas, uma com 60 metros de altura e 16 metros de comprimento e outra com 25 metros de altura. O grande problema é que o acesso até a cachoeira não é muito fácil, por isso, essa pode não ser uma boa opção para crianças, idosos ou pessoas sem um bom preparo físico.

Outras opções mais acessíveis são a Cachoeira da Valéria que possui a água em um tom esverdeado e a Cachoeira do Maquiné que possui uma queda de 12 metros de altura e a água com uma coloração dourada. Essa cachoeira também possui pequenas quedas e um poço de meio metro de profundidade. Excelente para refrescar o corpo e relaxar a mente!

2. Igreja N. S. Conceição

A Igreja Nossa Senhora da Conceição está localizada na Praça Matriz, em frente à pedra da Serra do Caraça. Lá estão abrigadas obras de grandes nomes do barroco mineiro como Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa e Manuel da Costa Ataíde.

Estima-se que a igreja começou a ser construída em 1729. Próximo à construção, existem alguns casarões bem antigos que formam o conjunto histórico da cidade, tombados pelo Estado. Vale a visita!

3. Capela N. S. do Carmo

Também conhecida como Igreja Santa Quitéria, essa capela está localizada no alto de uma colina, emoldurada pelas serras da região. A pequena capela foi construída no século XVIII e sua fachada foi reconstruída como a original. Não se esqueça de preparar a câmera fotográfica — a paisagem garantefotos belíssimas!

4. Bicame de Pedra

Um grande aqueduto de pedras em ruínas forma a paisagem do ponto turístico mais visitado da cidade. Localizada a 12 km de Catas Altas, o monumento foi construído em 1792 e hoje possui cerca de 100 metros.

É possível subir no aqueduto, por meio de uma escadaria, para admirar uma vista deslumbrante, recheada de montanhas e vegetação verde!

5. Vale das Borboletas

Para quem gosta de estar em contato com a natureza, o Vale das Borboletas é um passeio que não pode deixar de ser feito! Formado por poços naturais e riachos de águas límpidas, o vale está localizado em uma propriedade particular e só é possível visitar com um guia local, mediante ao pagamento de uma taxa de visitação. É um passeio imperdível, que vai agradar toda a família.

Além de todas essas opções de passeios, a cidade oferece uma boa variedade gastronômica para quem aprecia a boa culinária mineira. Também existem opções de cafés, bistrôs e alguns locais mais agitados.

Gostou das nossas dicas de o que fazer em Catas Altas? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail mais informações sobre esta e outras cidades do Circuito do Ouro. Você pode iniciar o seu roteiro Entre Serras por Catas Altas e depois seguir para conhecer os atrativos religiosos, de natureza e aventura de Santa Bárbara, Barão de Cocais e Caeté.

E, claro, não deixe de conhecer as outras cidades que compõem esse Circuito turístico. São mais de 17 municípios mineiros te esperando para viver dias de muita aventura e vivenciar a religiosidade tipica do interior de Minas.

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “O que fazer em Catas Altas: conheça lugares incríveis”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha