7 Curiosidades sobre a cidade de Congonhas

Congonhas é uma cidade famosa pela mineração e pelos Profetas de Aleijadinho. Entretanto, existem algumas curiosidades do município que, aposto, você não sabia! Confira:

1-      Congonhas reúne o maior conjunto da arte barroca do Mundo. Ao todo são 78 esculturas assinadas pelo Mestre Aleijadinho.

2-      Por serem feitas em pedra sabão, as esculturas dos Doze Profetas são motivo de grande preocupação para a cidade. Afinal, com o passar do tempo elas sofrerão um desgaste natural.

3-      O nome dos Doze Profetas representados por Aleijadinho são: Naum, Habacuque, Jonas, Amós, Abdias, Joel, Oséias, Daniel, Ezequiel, Baruc, Jeremias e Isaías.

4-      Guias locais ficam na região da Basílica e estão à disposição para serem contratados. Com grande bagagem cultural, eles são capazes de contar sobre a história do escultor, sua postura política,  personalidade e, claro, sobre as obras.

5-      As esculturas dos Doze Profetas foram criadas em apenas cinco anos. Ao longo desse período o Mestre Aleijadinho já sofria sérias limitações físicas por causa de uma doença degenerativa.

6-      Dentre as doze esculturas dos Profetas, a de Daniel é uma das mais importantes. Afinal, ela foi feita com uma única pedra, ou seja, é monolítica. Além disso, ela é a maior do conjunto.

7-      O nome da cidade de Congonhas significa “Zona em que o mato desaparece: campo.” Isso porque no município existe a planta congonha, um arbusto medicinal e ornamental. A palavra Congõi (Congonhas) é de origem Tupi-guarani, mas em outras versões ela significa, COA=mato; NHONHA=sumido.

Não deixe de visitar Congonhas! A apenas 81 km de Belo Horizonte, é uma cidade rica em opções de roteiros. Quer saber mais?  Visite nosso site!

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

4 comentários em “7 Curiosidades sobre a cidade de Congonhas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha