4 cuidados que você deve ter ao dirigir em estrada de terra
Quando um motorista vai pegar uma estrada de terra, é preciso não só aumentar a atenção como também tomar vários cuidados para evitar acidentes e danos ao veículo.
Ao contrário do asfalto, a aderência dos pneus fica mais vulnerável na terra, prejudicando a estabilidade. Além disso, existem muitos outros fatores que devem ser levados em conta para garantir a sua segurança, como mostraremos neste post.
Embarque nessa com a gente e veja quatro cuidados que você deve ter ao rodar em trilhas ou estradas de terra, como as existentes no Circuito do Ouro.
1. Escolha o pneu ideal
Especialistas afirmam que os pneus mistos são os mais indicados para quem trafega em estrada de terra e asfalto. Isso porque eles têm aderência superior, assegurando maior estabilidade no volante em trechos mais vulneráveis.
Já a calibragem deve seguir as orientações descritas no manual do condutor, sem diferença em relação ao asfalto. Não se esqueça de verificar o estepe e as condições de uso, pois ele pode ser muito útil em sua viagem.
Respeite os limites de velocidade e não se arrisque em ultrapassagens perigosas, pois podem vir outros veículos na direção contrária, assim como carroças ou animais.
2. Tenha atenção redobrada na chuva
Nas estradas de terra, a ocorrência de chuva exige atenção redobrada. Fique atento a possíveis quedas de barrancos, poças d’água que podem esconder grandes buracos e, principalmente, em relação à visibilidade.
Como, geralmente, a chuva vem acompanhada de neblina, a dica é utilizar o farol baixo. Antes de sair, cheque o limpador de pára-brisa e analise todos os itens de segurança do seu carro.
Diminua a velocidade e utilize marchas reduzidas, principalmente em subidas e descidas, onde a aderência fica ainda mais prejudicada.
3. Saiba como dirigir na lama
Outra situação que sempre está presente nas estradas de terra é a lama. Ao se deparar com um trecho repleto de água e barro, feche todos os vidros do veículo e atravesse engrenado na primeira marcha.
Não pare no meio da lama, pois essa atitude pode atolar o carro. Acelere constantemente até o fim do trecho. Se houver espaços secos que comportem os pneus — partes mais uniformes —, opte por passar por eles, desde que não sejam barrancos.
Caso o seu veículo tenha tração 4X4, é o melhor momento para acioná-la, evitando muitos transtornos em sua viagem.
4. Preste atenção às pedras no caminho
Pedras pelo caminho são inevitáveis nas estradas de terra. A dica é passar bem devagar nesses trechos e fazer o máximo possível para desviar delas, principalmente as maiores.
Afinal, elas podem cortar os pneus e ainda danificar a lataria do seu veículo. Feche os vidros para evitar que algum pedrisco entre na parte interna. Fique de olhos bem abertos para não perder o controle.
Além dessas dicas, é importante ter muito cuidado para não atropelar animais que se encontram pelas vias, principalmente os silvestres. Caso veja algum atravessando a estrada, dê passagem e espere pela liberação da pista.
Respeite todas as sinalizações e esteja com o seu carro em perfeitas condições. Afinal, quanto mais segurança houver, melhor será o passeio!
Portanto, seguindo as nossas dicas, você poderá desfrutar com muita tranquilidade de alguns roteiros do Circuito do Ouro, como o Entre Trilhas, que abrange as cidades de Sabará, Nova Lima, Rio Acima e Itabirito.
Faça as malas e aproveite esse passeio recheado de histórias, farta gastronomia e paisagens de encher os olhos!
Após ficar por dentro de alguns cuidados em estrada de terra, que tal aprender sobre o que revisar no carro antes de fazer uma viagem rápida no fim de semana?