Viagem de carro: 3 dicas para garantir a segurança na estrada

 

É raro encontrar alguém que não goste de viajar. Algumas pessoas gostam ainda mais quando a viagem é de carro, e “pegar a estrada” está sempre em primeira opção. Sabe o por quê?

Elas gostam de sair bem cedo para aproveitar o dia, ter tempo para observar a paisagem enquanto o vento ainda bate fresco e o sol nasce. Ficou imaginando que essa é mesmo uma sensação agradável, não é?

Para ser uma experiência perfeita, é fundamental pensar sempre em como manter a segurança na estrada. Para, então, depois de chegar ao destino, aproveitar o máximo que puder.

O que acha de organizar a sua? Uma viagem de carro não exige muita antecedência no planejamento. Um exemplo desse estilo, ou seja, perto e sem gastar muito, é o Circuito do Ouro, com destinos que ficam, no máximo, a 170 km de distância de Belo Horizonte e passeios para todos os gostos: culturais, históricos, gastronômicos e aventureiros.

Para otimizar seu tempo e minimizar as preocupações, separamos 3 dicas importantes de segurança. Continue lendo.

Faça uma revisão geral no carro

Por mais que você já tenha estudado o caminho (o que é recomendado) ou até já o conheça, para seguir viagem tranquilamente é indispensável que a parte mecânica e elétrica do carro estejam em dia. Mais do que perder tempo com possíveis imprevistos, estamos falando de segurança. Por isso, nada de arriscar, combinado?

Faça uma revisão geral: verifique o óleo, a água, a calibragem dos pneus, inclusive do estepe, e a validade do extintor. Até em um bom posto de gasolina é possível resolver tudo isso. Freios e faróis são também determinantes para um carro confiável. São itens que não podem ser deixados para última hora, mas também são rápidos de serem revisados.

 

Cuide do motorista

Quem vai dirigir? Se o assunto é segurança, seja quem for, o motorista precisa ser muito consciente da sua responsabilidade.

Não adianta querer ganhar tempo. O condutor do carro deve estar descansado e ter dormido bem, para que consiga estar atento ao trânsito, incluindo à sinalização.

Ainda sobre prestar atenção, evite música alta, porque ela costuma atrapalhar bastante a concentração. Além disso, fazer uma parada de 3 em 3 horas, para movimentar as pernas, relaxar e descansar a visão, também contribui para a segurança da viagem.

Respeite a legislação

Já está mais do que comprovado que bebida e direção são combinações que não terminam bem. Isso é assunto batido, que quase não se fala mais, mas nunca é demais. Celular é a mesma questão: proibido.

Se existem placas de sinalização fixadas, significa que especialistas estudaram a estrada e a marcaram de forma a priorizar a segurança de quem transita por ali. Por isso, não as ignore.

Respeite o limite de velocidade, as faixas de ultrapassagem e nunca deixe os passageiros sem cinto de segurança numa viagem de carro, especialmente as crianças. É obrigação do motorista cuidar para que todos usem o cinto. Viaje tranquilo, sem pressa e com os documentos válidos.

Preocupar-se com esses detalhes antes de sair de casa, certamente tornará sua viagem mais confortável, além quase eliminar os imprevistos. Adicionalmente, leve em consideração como aproveitamos muito mais uma viagem de carro quando sabemos que estamos seguros. Só assim é possível curtir.

Se você gostou deste artigo e pretende fazer uma viagem de carro com a família, temos mais dicas. Conheça agora alguns passeios imperdíveis.

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Viagem de carro: 3 dicas para garantir a segurança na estrada”

  1. As I website possessor I conceive the content here is really wonderful, thankyou for your efforts.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha