Acidentes em cachoeiras: 4 cuidados que você deve ter com crianças

Verão e calor, nada mais agradável que ir a uma cachoeira para curtir um ótimo passeio com a família e, ao mesmo tempo, se refrescar, não é mesmo? No entanto, precisamos entender que com cachoeiras não se deve brincar, até porque graves acidentes podem acontecer com um simples descuido.

Sabendo que essa é a época do ano em que as pessoas mais buscam esses locais, e que o Circuito do Ouro, próximo a Belo Horizonte, apresenta ótimas opções de cachoeiras, nós resolvemos listar 4 cuidados que você deve ter com as crianças, para evitar acidentes em cachoeiras e garantir um bom passeio. Confira!

1. Antes de entrar, verifique a profundidade

Vamos supor que você esteja indo com a sua família a uma cachoeira que você nunca visitou. Chegando ao local, com uma sensação térmica próxima aos 40 graus, é quase impossível não querer aproveitar a cachoeira rapidamente.

É nesse momento que você deve ter muito cuidado. Antes de deixar as crianças entrarem, procure verificar a profundidade, mesmo naquelas cachoeiras às quais você vai com frequência, pois pedras podem ter se movido. O ideal é que você entre e estipule os lugares em que as crianças poderão brincar com segurança.

Lembre-se sempre que cachoeiras são traiçoeiras e que muitos acidentes com crianças acontecem nesses locais. Portanto, busque sempre se prevenir para poder aproveitar o máximo esses momentos com a sua família.

2. Tenha cuidado com as pedras

Quando estão próximas de alguma cachoeira, as pedras ficam molhadas e, consequentemente, escorregadias, podendo causar sérios acidentes.Então, para que isso não venha a ocorrer com a sua família, tenha cuidado, busque não chegar perto das pedras de modo descuidado, por mais encantadores que elas sejam.

Sabemos que a atenção das crianças é atraída facilmente, e que é muito difícil impedi-las de buscar uma aventura. Por isso, não as deixe chegar perto ou brincar em cima desses locais perigosos.

Assim, com certeza o seu passeio será tranquilo e sua família conseguirá aproveitar o máximo sem que imprevistos aconteçam.

3. Não deixe as crianças sozinhas

As crianças não têm dimensão do perigo, das coisas ruins que podem acontecer. Essa preocupação nem passa pela cabeça delas, pois só querem brincar e aproveitar ao máximo o lugar.

Desse modo, cabe aos pais se preocuparem e não deixarem elas sozinhas em cachoeiras e rios, onde basta um piscar de olhos para acidentes acontecerem. O ideal é que você fique sempre por perto e, se possível, se refresque e brinque com elas ao lado, para evitar, de fato, que um acidente venha a ocorrer.

4. Evite usar os chinelos de dedo

Um perigo em cachoeiras é utilizar chinelos de dedo para andar sobre as pedras. Como já falamos, elas são extremamente escorregadias e a situação se agrava quando você está com um chinelo nos pés, uma vez que eles não estão bem presos aos pés.

Então, quando for passar por alguma pedra com as crianças, tire os chinelos de dedo e atravesse de pés descalços, garantindo que a cada passo você esteja firme para ir adiante. Assim, você evita que um acidente aconteça e consegue aproveitar tranquilamente seu passeio com segurança.

É bom evitar os acidentes em cachoeiras e ter cuidados com as crianças. Quer saber mais sobre o Circuito do Ouro e como aproveitá-lo sem preocupações? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do nosso blog!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha