religiosidade

Religiosidade, tradição, cultura e fé no Circuito do Ouro

A Quaresma é o tempo que precede e dispõe à celebração da Páscoa. É uma tradição religiosa católica que inicia se na quarta-feira de cinzas e termina com o inicio da Semana Santa, no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A Semana Santa celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo, com a ressurreição no domingo de Páscoa.

O Circuito do Ouro, região que abriga o berço das cidades históricas marcadas por suas tradições, atrai um fluxo muito grande de turistas neste período. E não é de se estranhar, no Circuito do Ouro é possível vivenciar a fé, a cultura, a arte e a religiosidade durante as celebrações da Semana Santa.

Religiosidade: Tempo da Quaresma e Semana Santa nos Municípios

Em Caeté, as procissões e celebrações ocorrem não só pelas principais ruas do centro histórico, mas também nos distritos que possuem atividades bem peculiares. A Semana Santa no distrito de Morro Vermelho acontece a “Encomendação das Almas” – cerimônia em que os moradores saem pela madrugada, rezando e cantando canções tradicionais a cada encruzilhada em prol das almas no purgatório.

De acordo com a tradição, quem está em casa, pode contribuir com as orações, mas sem olhar pela janela, sob pena de ver as almas que acompanham a procissão. O Santuário da Serra da Piedade, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), segue a programação tradicional da igreja católica e atrai milhões de fiéis.

Confira a programação completa em:

http://www.caete.mg.gov.br/Materia_especifica/18249/Cultura-e-religiosidade-

Na cidade de Ouro Preto, diversos são os atos religiosos e pontos de referências para as celebrações. Sua programação envolve encenações litúrgicas nas escadarias e adros das igrejas, via sacras com quadros vivos, filmes, exposições de artes em diversas salas e galerias da cidade.

O principal atrativo das celebrações é a confecção do tradicional tapete feito com serragem, com cerca de 20 quilômetros. A programação completa da Semana Santa em Ouro Preto está disponível em:

http://www.ouropreto.mg.gov.br/noticia/1441/ouro-preto-celebra-a-semana-santa

A montagem compartilhada dos tapetes de serragem colorida ao longo das ruas não é peculiaridade só de Ouro Preto. Em Mariana, a montagem dos tapetes também reúne multidões.

As celebrações no município são muitas, entre elas estão: Solenidade dos Passos; Semana das Dores de Nossa Senhora; Procissões e Sermão do Encontro; Via Sacra da Paixão de Cristo. Entretanto, merece destaque a “Procissão das Almas”, manifestação cultural pagã e popular única no Estado, que ocorre na madrugada da Sexta-feira da Paixão para o Sábado de Aleluia. Na ocasião, moradores vestem túnicas brancas e saem pelas ruas históricas arrastando correntes numa procissão iluminada por velas, revivendo uma antiga lenda marianense, a Procissão do Miserere. Confira a programação de Mariana em:

http://semanasanta2015.pmmariana.com.br/

Em nosso site você confere também as programações de Catas Altas da Noruega, Congonhas, Itabirito, Nova Lima, Raposos e Santa Bárbara.

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

11 comentários em “Religiosidade, tradição, cultura e fé no Circuito do Ouro”

  1. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto!
    Abraços
    Afonso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha