Confira a história do Santuário de Nossa Senhora da Piedade

Pertinho de Belo Horizonte, localizada em uma paisagem deslumbrante no município de Caeté, encontra-se o Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Além de oferecer um contato religioso profundo e inesquecível, essa atração também garante a proximidade com a natureza e com as belezas naturais do Circuito do Ouro. Conheça mais sobre o Santuário de Nossa Senhora da Piedade e programe o seu passeio!

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade

A 48 quilômetros da capital mineira e a 16 quilômetros de Caeté, município que o abriga, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade ergue-se no topo da Serra da Piedade, a 1.746 metros de altitude.

O Santuário tem suas origens no século XVIII, quando os portugueses Antônio da Silva Bracarena e Irmão Lourenço construíram, no alto da Serra da Piedade (naquele período, conhecida como Serra do Caité), um eremitério e uma igreja dedicada à Nossa Senhora.

Em 1956, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tombou o espaço como patrimônio histórico. Dois anos depois, o Papa João XXIII declarou a Santíssima Virgem Maria como padroeira de Minas Gerais. Isso leva o Santuário a ser renomeado como Santuário Estadual de Minas Gerais, e o espaço recebe a imagem de Nossa Senhora da Piedade realizada por Aleijadinho.

As outras atrações

Um espaço de religiosidade e de beleza, o Santuário abriga a Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, e também:

  • A capela Ermida da Padroeira;
  • A igreja Nova das Romarias;
  • A cripta São José;
  • O observatório astronômico Frei Rosário;
  • A hospedaria Casa dos Peregrinos;
  • O restaurante Espaço Dom João Resende da Costa;
  • Uma cafeteria e uma biblioteca;
  • Os percursos de Via Sacra e calvário.

As belezas naturais de Minas Gerais

Do topo da Serra da Piedade, o visitante testemunha uma visão privilegiada das belezas de Minas Gerais. Um panorama de 360 graus, dando acesso a uma das vistas mais espetaculares do Estado.

A religiosidade

Todos os anos, milhares de fiéis fazem o percurso até o Santuário de Nossa Senhora da Piedade. E o local está mais do que preparado para receber os visitantes: todo o percurso até lá é asfaltado, e os espaços Casa dos Peregrinos e Espaço Dom João Resende da Costa oferecem hospedaria e alimentação aos fiéis.

Essa estrutura também faz do Santuário um ótimo lugar para passeios turísticos. Se você busca uma viagem rápida e barata, essa é uma excelente opção. Sua proximidade à capital mineira e seu acesso fácil fazem do Santuário uma ótima escolha para uma viagem de fim de semana com a família, que passarão esse período em forte contato com sua religiosidade e com a natureza.

O Santuário é um espaço dedicado a pregar o amor ao próximo, independentemente da religião. Considerando isso e a importância histórica do local, o Santuário oferece um passeio interessante para todos.

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade tem muito a oferecer: paisagens belíssimas, um espaço especial e único de contato religioso, importância histórica do estado de Minas Gerais, além de tranquilidade, paz e natureza. Um passeio diferente e inesquecível.

Gostou de conhecer a história do Santuário de Nossa Senhora da Piedade? O que mais chamou a sua atenção? Deixe um comentário e conte para a gente!

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha