Como organizar a sua próxima viagem!

Por enquanto não é o momento para viajar, mas você já pode planejar sua próxima aventura! E um dos maiores desafios para um viajante é definir qual será o seu próximo destino. É muito comum nos basearmos nas dicas de familiares e amigos, garantindo, assim, que nossa próxima aventura seja inesquecível. Contudo, planejar um passeio longo ou uma escapada rápida no fim de semana, gastando pouco dinheiro, pode ser trabalhoso.

Para lhe ajudar a organizar o seu roteiro separamos dicas valiosas. Desde a definição da sua próxima parada, a itens básicos que não podem faltar em sua mala. Vamos lá?

Decida o destino

Já observou a quantidade de cidades, próximas a sua, que você não conhece? Inúmeras vezes programamos viagens para lugares distantes, em busca de tesouros que podemos encontrar pertinho de casa. Como uma cachoeira, uma igreja histórica ou até mesmo a gastronomia local.

Antes de decidir a sua próxima viagem, faça uma lista dos municípios vizinhos, que você ainda não conhece, e pesquise seus atrativos. Certamente você irá se surpreender!

Agora, se a intenção é pegar avião, o ideal é que o roteiro seja para o lugar dos sonhos. Aquele estado ou país que há um bom tempo você gostaria de conhecer. Não se esqueça: confira o clima e o calendário local, para não correr o risco de encarar um feriado por lá ou ainda época de chuva.

Organize o orçamento

Para realizar uma viagem, mesmo poupando, é importante ter uma reserva, para qualquer eventualidade. Se organizar financeiramente é o primeiro passo para que nenhum imprevisto lhe pegue despreparado, ou seja, é preciso planejamento financeiro.

Ninguém, melhor do que você sabe a quantia exata para desembolsar em uma viagem. Por isso, planilhe, exatamente, a quantidade de dias que deseja ficar fora e se a viagem será para perto ou não.

Defina a hospedagem

Roteiro definido, grana separada é hora de decidir onde se hospedar. A escolha da hospedagem depende muito do seu perfil, enquanto viajante e, claro, do orçamento que você tem disponível. Por exemplo, se você vai viajar sozinho, não precisa escolher uma pousada ou hotel romântico.

Uma dica bem legal é procurar a hospedagem através do Booking. Por lá, você consegue buscar o hotel, pousada ou hostel organizando por preço, avaliações, e outras categorias.

Indicamos também o blog Eduardo e Mônica. O casal compartilha no blog as diversas experiências pelo mundo inteiro, inclusive pelos roteiros do Circuito do Ouro. Ele permite que você busque hospedagens alternativas, o que poderá contribuir para sua economia na viagem. A hospedagem representa um custo bem significativo durante passeio, por isso vale a pena se organizar.

Selecione o transporte       

Dependendo do destino é necessário garantir a passagem de avião. Pois, quando o assunto é voou, quanto antes efetuar a compra do seu bilhete, melhor.

Agora se o seu destino é uma daquelas cidades vizinhas, como sugerimos acima, você pode escolher ir de carro ou ônibus. Se a escolha for carro, faça uma revisão antes de pegar estrada e não deixe de executar aquelas regras básicas: coloque o cinto, não misture álcool com direção e dirija sempre em velocidades seguras.

Se ao montar o seu roteiro, você optar pelo ônibus, não deixe para comprar a passagem de última hora, principalmente, se sua viagem for programada para algum feriado. Em primeiro lugar, ao efetuar a compra, verifique se o dia e horário programados estão certinhos na passagem.

Faça um Chek-list

Faça uma lista (um chek-list) e inclua tudo o que você precisa providenciar para sua viagem, como as reservas, a compra das passagens, o que levar. Separe também os medicamentos, a câmera fotográfica e os documentos.

Ah! Não deixe de pesquisar antes, todos os lugares que você gostaria de visitar ao montar o seu roteiro de viagem. Afinal, você não vai querer perder nenhum dos atrativos imperdíveis.

E ao chegar ao destino, tente sempre visitar algum lugar que não estava programado, assim, você se surpreende com as possibilidades que o seu destino reserva.

Programe ainda, durante a viagem, um tempinho para organizar o planejamento para o dia seguinte.

Gostou das dicas? Confira também o post Viajar sozinho ou com agência de viagens: qual a melhor opção?  e descubra qual perfil de viajante você é.

 

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha