Viajar sozinho ou com agência de viagens: qual a melhor opção?

Experiências de viagens se transformam sempre em momentos inesquecíveis. Conhecer pessoas e cidades diferentes são vivências enriquecedoras tanto para adultos quanto para crianças. Muitos casais, famílias e amigos estão se divertindo juntos Brasil afora, seja organizando a viagem sozinhos ou contando com o apoio de uma agência de viagens.

Não existe uma maneira certa ou errada de viajar e curtir as férias. O importante é que a viagem seja viável, divertida e agradável. Conhecendo bem quais são suas preferências e necessidades, vai ficar mais fácil se organizar! Sempre há alternativas para todos os gostos e bolsos.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você descobrir qual é o estilo mais adequado ao seu perfil: viajar sozinho ou com agência de viagens. Continue a leitura e confira as vantagens e desvantagens de cada opção!

Tenha liberdade: viaje sozinho

Quem adora viajar, principalmente para os destinos nacionais e mais curtos, como finais de semana, geralmente escolhe esta forma. O Circuito do Ouro, próximo a Belo Horizonte, que oferece passeios culturais, históricos, gastronômicos, atividades ao ar livre e na água, é um belo exemplo para quem aposta na liberdade. Ele tem atraído jovens, casais e famílias para seus 4 roteiros, que não exigem antecedência exagerada nos planos.

Prós

Nada de correr contra o tempo! Você mesmo terá independência para definir sua hospedagem, seus horários e passeios, de acordo com o orçamento e interesses. Aqueles grupos grandes e com pessoas desconhecidas, também estão dispensados. Para as saídas com crianças, costuma ser uma ótima escolha: é possível decidir por lugares que não sejam tão distantes, que exijam menos tempo na estrada e atendam tanto os adultos, como os pequenos.

Contras

Se for um deslocamento mais elaborado e longo, será preciso fazer pesquisas, conversar com quem esteve no local, enfrentar línguas estrangeiras e montar sua própria programação. Na maioria das vezes, pode ser difícil conciliar e aproveitar todas as atrações do local. Se houver algum contratempo, você mesmo precisará solucioná-lo.

Não tenha preocupação: viaje com uma agência de viagens

Quando a intenção é ultrapassar as fronteiras do Brasil, essa opção pode ser recomendada. O apoio de  profissionais ajuda bastante se você não se sente seguro para fazer negociações com os prestadores de serviços, como hotéis. Para os marinheiros de primeira viagem, esta é uma maneira indicada para começar a aprender os detalhes que envolvem uma viagem, sobretudo ao exterior.

Prós

Você tem menos itens para se preocupar. A agência cuidará dos transportes, hospedagem e te orientará sobre as questões climáticas, além de formatar os roteiros. Provavelmente, poderá conhecer a maior parte dos pontos turísticos e sem se preocupar com as negociações, burocracias e em falar outro idioma.

Contras

Como há uma programação a ser seguida por um grupo de pessoas – e elas podem não ser muito legais – não há flexibilidade de horários, que são marcados com antecedência. Dormir até um pouquinho mais tarde, nem pensar! Você precisará escolher entre algumas opções de pacotes prontos e algumas faixas de preços preestabelecidas, o que pode encarecer a viagem.

Agora ficou bem mais fácil entender as diferenças entre os jeitos de preparar uma viagem e escolher a melhor opção de acordo com suas prioridades, não é mesmo?

Se você optar por viajar sozinho, o planejamento e a organização serão os seus melhores aliados! Se preferir viajar com agência de viagens, lembre-se de escolher uma empresa que seja bem avaliada por outros viajantes. Independentemente da opção escolhida, o importante é relaxar, curtir bastante todas as experiências, sensações e guardar na memória as melhores lembranças da viagem!

Você prefere viajar sozinho ou com agência de viagens? Conta para a gente nos comentários!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

2 comentários em “Viajar sozinho ou com agência de viagens: qual a melhor opção?”

  1. Irie disse:

    Olá, vocês oferecem esses passeios do circuito do Ouro, pelas 14 cidades ou ao menos algumas delas? Qual seria o valor? Caso não, poderiam indicar empresas ou formas de conseguir isso, por favor?
    Moro em SP e não tenho muita noção de como faria e se em janeiro chove muito por esses lados…

    Obrigada

    1. circuitodoouro disse:

      Oi Irene, não operamos os roteiros do Circuito do Ouro, apenas trabalhamos a parte promocional. Caso queira informações sobre as agências ou outras informações sobre passeios entre em contato conosco pelo telefone (31) 3287-4242.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha