Conheça São Sebastião das Águas Claras

Você quer uma opção de lazer junto à natureza sem ter de percorrer grandes distâncias? São Sebastião das Águas Claras, distrito de Nova Lima, é cercada por rios e montanhas e oferece opções incríveis de aventura e descanso. Também conhecido como Macacos, o distrito fica a apenas 25 km de distância de Belo Horizonte e atrai casais e famílias em busca de um refúgio para o final de semana.

São Sebastião das Águas Claras faz parte do Circuito do Ouro, um conjunto de 16 cidades turísticas, marcadas pelo Ciclo do Ouro, que são uma fonte inesgotável de atrações históricas, artísticas, culturais e gastronômicas. Sem falar na beleza natural da região, repleta de cachoeiras e perfeita para trilhas e prática de esportes.

Conheça a história de São Sebastião das Águas Claras

Você sabe por que São Sebastião das Águas Claras ganhou o apelido de Macacos? Uma das histórias que se conta é a de que os contrabandistas de ouro, que se escondiam por aquelas trilhas, teriam sido apelidados pelos bandeirantes portugueses de Macacos. E, por isso, o lugar teria ficado conhecido como a região dos Macacos.

Por ser banhado por rios e córregos, o vilarejo atraiu um bom número de mineradores durante o Ciclo do Ouro, fato que rendeu ao povoado um período efêmero de prosperidade.

Em 1740, o município já constava, no Censo, realizado na Vila de Sabará, como arraial e chegou a ganhar uma pequena capela para os serviços religiosos. Mas após o fim das explorações, o comércio do povoado passou a ser movimentado por turistas, principalmente nos fins de semana.

Pratique esportes em meio à natureza

São Sebastião das Águas Claras é uma porção de natureza privilegiada e preservada, ao lado de Belo Horizonte. Para os turistas mais interessados na tranquilidade que o lugar oferece, as trilhas são uma ótima opção para respirar o ar puro e voltar para casa revigorado.

Cercada por rios e terrenos montanhosos, o local desenvolveu um forte estímulo para a prática de motocross, passeios de quadriciclos e outros esportes de aventura como Mountain Bike e Downhill Bike. O Morro do Ralado já recebeu os melhores pilotos de Drift Trike do Brasil, em provas patrocinadas, que aliaram muita velocidade e adrenalina.

Mergulhe nas cachoeiras de Macacos

As cachoeiras são uma atração abundante em São Sebastião das Águas Claras. Envolvidas pela mata, são uma ótima opção para refrescar-se do calor.

  • Cachoeira dos Macacos é uma das mais conhecidas. Com águas claras e temperatura por volta dos 20º, é formada por uma queda única, de aproximadamente dois metros de altura.
  • Cachoeira do Dantês fica em uma região mais deserta e é formada por cascatas e poços naturais. Serve como ponto de partida para trilhas e prática de esportes radicais.
  • Bem próximo a São Sebastião das Águas Claras, fica a Cachoeira Central. Por ser de fácil acesso, tem sofrido com a degradação nos últimos tempos. Os interessados na preservação de Macacos já estão atentos a esta questão e procuram conscientizar os turistas.
  • Cachoeira da Ponte se estende por uma grande área e é formada por várias quedas d’água.

Aproveite os sabores e aromas

O distrito de Macacos se destaca pelas belezas naturais, pela hospedagem para os mais diversos gostos e pela variedade gastronômica. Além da Feira dos Produtores, que reúne barracas de comida típica e artesanato, Macacos conta com bares e restaurantes que oferecem desde a tradicional comida mineira, até a mais sofisticada cozinha internacional.

Não por acaso, Nova Lima, Rio Acima, Itabirito e Sabará fazem parte do roteiro Trilhas, Sabores e Aromas, do Circuito do Ouro. Esse roteiro agrupa 4 cidades que oferecem o que de melhor se pode encontrar quando o assunto é a típica comida mineira.

Baseado nos princípios do ecoturismo, aliados com os conceitos de conservação, educação e sustentabilidade, os turistas que passam por São Sebastião das Águas Claras são estimulados a conservar a fauna e flora e a não deixar lixo pelas trilhas e rios. Esse tipo de turismo faz bem tanto para a comunidade, quanto para a natureza e para você!

Quer conhecer mais sobre São Sebastião das Águas Claras? Compartilhe com a gente suas dúvidas nos comentários!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Conheça São Sebastião das Águas Claras”

  1. FLAVIANE disse:

    Qual o valor para entrar nas Cachoeira???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha