4 bandas mineiras que mostram a riqueza cultural do estado

Minas Gerais é um dos melhores destinos turísticos do Brasil devido aos seus inúmeros atrativos. Além de muitas opções de passeios históricos em suas mais diversas regiões, o estado também tem diversas outras qualidades, como uma culinária deliciosa e uma cultura muito rica.

Neste post, vamos apresentar 4 bandas mineiras que fazem qualquer viagem pela região valer a pena. Continue a leitura:

1. Orquestra de Ouro Preto

Orquestra de Ouro Preto, como o nome já diz, é da cidade de Ouro Preto — município localizado há aproximadamente 100 quilômetros de Belo Horizonte e famoso por sua arquitetura colonial, marcada sobretudo pelo pelo estilo barroco.

Em seus mais de 15 anos de atividade ininterrupta, a orquestra busca resgatar a vocação musical da cidade, que estava abandonada há algum tempo. Formada por cerca de 20 músicos titulares, atualmente é regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo.

Os atributos mais conhecidos da orquestra são a sua excelência na execução do repertório dito padrão e a atenção que presta à efervescência cultural latino-americana. Além disso, a orquestra de Ouro Preto propõe, em alguns projetos experimentais, o diálogo entre os universos erudito e popular.

2. Banda Euterpe Itabirana

Localizada há aproximadamente 110 quilômetros da capital, Itabira também possui uma banda muito tradicional. Fundada em 1863 pelo professor Emilio Soares de Gouveia Horta Junior, a Banda Euterpe Itabirana é um patrimônio histórico da cidade natal de Carlos Drummond de Andrade.

Além do objetivo de aprimorar a arte musical local, a banda também anima bailes, aniversários e festejos municipais. Uma boa pedida para os apaixonados por música.

3. Sociedade Musical Santa Cecília de Sabará

Uma das mais antigas e tradicionais bandas em atividade ininterrupta no estado de Minas Gerais, a Sociedade Musical Santa Cecília de Sabará já está na estrada há 234 anos. E, atualmente, o regente Marcos Eloi é quem tem a responsabilidade de comandar o grupo.

A Sociedade Musical Santa Cecília é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo exclusivo divulgar a arte e a música na cidade de Sabará e na região. O município, que também pertence ao Circuito do Ouro, localiza-se há aproximadamente 20 quilômetros da capital mineira.

4. Sociedade Musical São Sebastião

Localizada em Mariana, uma das mais tradicionais cidades do Circuito do Ouro, a Sociedade Musical São Sebastião existe desde 1910. Inicialmente conhecida como Banda Operária, o grupo era formada principalmente por trabalhadores das minas.

Hoje, a banda se apresenta em inúmeros eventos na cidade e na região, divulgando o seu trabalho para todos aqueles que estiverem dispostos a conhecê-lo.

Além das suas inúmeras belezas naturais e dos seus diversos pontos turísticos e patrimônios históricos, o Circuito do Ouro também reúne uma arte e uma cultura ímpares, que se manifestam, também, por meio do trabalho das bandas mineiras.

Está planejando a sua viagem para Minas Gerais e quer saber tudo o que o Circuito do Ouro têm para oferecer? Então curta e acompanhe a nossa página no Facebook e siga o nosso perfil no Instagram para receber, em 1ª mão, muitas outras dicas!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha