5 dicas para escolher corretamente um local para acampar

5 dicas para escolher corretamente um local para acampar

Você é desses aventureiros que quer logo pegar a estrada sempre que surge uma folguinha? Então, saber escolher um bom local para acampar é tarefa obrigatória no seu caso. O legal do acampamento é que você não precisa ir longe para se divertir. Cidades próximas à sua podem revelar surpresas incríveis.

Mas, para que tudo ocorra bem, é preciso escolher um local para acampar que seja seguro e confortável. Quer se preparar? No post de hoje, vamos dar 5 dicas para que você passe uma ótima noite acampado.

1. Escolha bem o terreno do local para acampar

Antes de montar a barraca, é muito importante que você explore o local de acampamento. Escolha um terreno que seja plano e seco e evite topos de morros, já que os ventos nesses lugares são extremamente fortes.

Outra dica importante é limpar o terreno onde a barraca ficará montada, retirando galhos, pedras e outros detritos. Mas, atenção! Não faça isso diretamente com as mãos. Cuidado com os bichos peçonhentos.

2. Acampe perto de águas limpas

Sempre que possível, escolha um local para acampar que esteja próximo de águas limpas. Procure lugares com riachos, nascentes e pequenas cascatas. Além de poder usar a água em diversas tarefas, o barulhinho que ela faz é incrivelmente gostoso durante o sono.

No entanto, jamais beba a água se não tiver certeza que ela é potável. Não queremos estragar o passeio com uma infecção, não é mesmo?

3. Fique atento aos rios

Se for acampar perto de um rio, tenha o cuidado de ficar, ao menos, a 50 metros de distância dele.

Lembre-se que rios enchem com muita facilidade e, caso não tome essa precaução, você poderá ter uma surpresa desagradável durante a noite.

4. Tome cuidado com o Sol

Escapar do sol durante um acampamento é quase impossível, mas com alguns truques você pode amenizar os efeitos dos fortes raios.

Escolha uma posição em que você possa escapar dos primeiros raios solares da manhã. Desse modo, você evita a desagradável sensação de ser acordado cedinho com o Sol no seu rosto.

Além disso, você pode considerar colocar uma lona sobre sua barraca para que ela não fique diretamente exposta aos raios.

Escolher um local para acampar debaixo de árvores também pode ser uma solução. Mas, cuidado! Em caso de relâmpagos, esses lugares se tornam especialmente perigosos. Então, atenção ao tempo.

5. Tenha prudência ao fazer fogueiras

Fazer fogueiras pode ser muito bom, principalmente em dias mais frios. No entanto, é preciso prestar bastante atenção no local escolhido. Certifique-se de que não tenham matas ou capins próximos. Caso contrário, você poderá causar um desastre ambiental — e sabemos que você não quer que isso aconteça.

Também é imprescindível deixar a fogueira longe de sua barraca para evitar que as fagulhas atinjam-na. O material utilizado nesses abrigos, geralmente, é muito frágil e até mesmo inflamável. Por isso, previna-se.

Agora que você já sabe todas as dicas para escolher um local para acampar com segurança e conforto, é só cair na estrada e se divertir. Se achou este artigo útil, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “5 dicas para escolher corretamente um local para acampar”

  1. Claudionor Fernandes filho disse:

    Tenho na minha propriedade um espaço próprio pra acampar,fica a margem do rio Choró, localidade de marrecas itapiuna -ceara enterecado 88 9 9958 6665

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha