Como praticar rapel nas cachoeiras do Circuito do Ouro?

Como praticar rapel nas cachoeiras do Circuito do Ouro?

O rapel é um esporte radical que está a cada dia conquistando mais adeptos. E aqui, na região do Circuito do Ouro, não é diferente! É muito comum ver praticantes curtindo a adrenalina do rapel por vários lugares.

Neste esporte, pendurados em uma corda, o atleta desce de paredões, vãos livres, cachoeiras e outros tipos de edificações. A modalidade, que é oriunda do alpinismo, é bastante divertida, no entanto, não pode ser praticada de qualquer forma. É necessário seguir às instruções de um profissional e ter os equipamentos necessários.

Está curioso para descobrir como praticar rapel e sentir a adrenalina desse esporte? Então, continue acompanhando este artigo e tire suas dúvidas!

Equipamentos necessários

O Circuito de Ouro, região localizado próximo a Belo Horizonte, é o local ideal para praticar rapel em Minas Gerais. Embora não seja um esporte perigoso, o praticante deve ter atenção com a segurança. Abaixo, listamos 7 equipamentos que você investir antes de descer montanhas e cachoeiras.

1. Capacete

Este equipamento é indispensável no rapel, especialmente onde há risco de queda de objetos. O capacete é importante, inclusive, para o profissional responsável pela segurança, pois pode cair chaves, moedas, canivetes e outros objetos perigos do bolso do atleta.

2. Roupa de neoprene

As roupas de neoprene são fundamentais por dois motivo: proporciona isolamento térmico e protege o seu corpo contra arranhões. Geralmente, ela é mais utilizada no canionismo em virtude da baixa temperatura da água e do tempo que o atleta passa dentro do rio.

3. Calçados

Para você praticar rapel com segurança, tenha em mente que há calçados apropriados para esse modalidade. Contudo, várias pessoas utilizam a bota de trekking. O material precisa ser de cano alto e ter sola antideslizante para evitar acidentes e machucados em seu calcanhar.

4. Cadeirinha

A cadeirinha é outro equipamento que você não pode se esquecer quando for praticar rapel. Denominada também de bouldrier, ela deve ser confortável e ter facilidade na secagem, especialmente se você for praticá-lo em cachoeiras.

5. Freios

Assim como em todo esporte, imprevistos acontecem no rapel. Devido a esse favor, compre freios e evite sustos. Muitos atletas optam pelo freio oito, pois é mais fácil de ser encontrado.

6. Anéis de fita

Este acessório garante a segurança do praticante enquanto ele não coloca o equipamento para praticar o rapel.

8. Mosquetão

Por último e não mesmo importante, temos o mosquetão. Ele pode ser utilizado para as seguintes situações:

  • Executar ancoragem das cordas;
  • Prender o freio oito na cadeirinha;
  • Carregar objetos presos;
  • Utilizado para trabalhos verticais.

Este material é fabricado de duas formas: aço e alumínio. O primeiro é utilizado com mais frequência em trabalhos verticais. Já o segundo, que são mais leves, é encontrado nas atividades esportivas. A resistência do mosquetão ultrapassa 2.000kg.

Hora de praticar

Agora que você já conhece os equipamentos mais importantes para a vivenciar essa atividade, vamos aprender como praticar rapel?

Em um primeiro momento, você pode se sentir inseguro, porém, seguindo as nossas orientações, tudo ficará mais tranquilo. Veja abaixo o passo a passo que separamos.

  • Inicialmente, fique preso na corda com os freio de oito.
  • Em seguida, mantenha suas pernas afastadas. Isso é muito importante, pois elas ficam semiflexionadas e garantem o seu equilíbrio nas descidas.
  • Depois, force a região do quadril para trás. Permaneça com seus pés um pouco a frente. Quando estiver seguro, use a planta do pé para descer. Para evitar escorregões, jamais utilize as pontas do pé.
  • Segure a corda com a mão e deixe-a atrás junto com o seu corpo. Dessa forma, será possível controlar a velocidade com mais segurança. Durante esse procedimento, não solte a corda.
  • Com sua mão esquerda, segure a corda acima do freio 8.
  • Se precisar frear, segure a corda com um pouco de força com a sua mão direita. Você é canhoto? Basta inverter a situação.

Agora que você já sabe como praticar rapel, recomendamos um treinamento constante, as várias possibilidades pelas cidades do Circuito do Ouro podem te ajudar, a prática leva a perfeição. No entanto, lembre-se de praticar a atividade com um profissional especializado para garantir a sua segurança.

Quer saber outras curiosidades acerca do Circuito do Ouro? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha