Conheça a história da igreja Matriz de Santo Antônio, em Santa Bárbara

Conheça a história da igreja Matriz de Santo Antônio, em Santa Bárbara

O Circuito do Ouro guarda consigo um enorme patrimônio natural, artístico e cultural. Uma de suas muitas joias históricas é a igreja Matriz de Santo Antônio, que está localizada no município de Santa Bárbara. Construída na época áurea da mineração em Minas Gerais, o templo se destaca por seus inúmeros detalhes e riqueza do seu plano arquitetônico.

Ficou curioso? Neste post, a gente te conta um pouco mais sobre a Matriz de Santo Antônio. Confira:

Uma história muito antiga

A construção da matriz teve início logo no começo do povoamento da região, em 1713, sendo parcialmente concluída somente no final do século XVIII. Pode ser considerada, portanto, uma das mais antigas igrejas do estado.

Naquela época, ela fazia parte da chamada “vigaria colada”, órgão administrativo da vida religiosa e civil, que tinha também como sedes igrejas como a Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Catas Altas.

Uma fachada imponente

Um dos principais destaques na arquitetura da Matriz de Santo Antônio é a imponência de sua fachada. Construída com barro e madeira, a frontaria do templo é triangular, adornada com duas torres quadradas, completadas por um telhado piramidal. Acima do enorme portal, que dá entrada ao interior da igreja, estão localizadas 3 enormes janelas, delicadamente trabalhadas.

Um interior deslumbrante

A parte interna da Matriz de Santo Antônio releva a harmonia encantadora entre o trabalho em madeiras, os ornatos e as pinturas. O altar principal foi edificado em arco, adornado com frisos dourados. Bem no alto, há figuras de anjos por entre as quais a imagem de Santo Antônio surge em destaque. Atrás do sacrário, Cristo surge carregando a cruz.

Segundo as pesquisas, o retábulo tende ao estilo rococó e, por isso, estima-se que ele tenha sido construído algumas décadas após o início da edificação do templo.

Um forro que mostra arte e fé

Sem dúvidas, o principal destaque da igreja fica por conta do seu magnífico forro da capela-mor, com pintura atribuída a Mestre Athaíde e a seus discípulos. Em perspectiva que brinca com o ilusionismo, nele vemos retratada a Ascensão de Cristo, através de colunas que parecem não ter fim.

Além disso, no teto da nave da igreja há a imagem da assunção de Nossa Senhora, trabalhada com muita riqueza em detalhes dourados.

Uma capela da peregrinação

A Matriz de Santo Antônio possui ainda uma bela capela do Santíssimo, construída no período de transição entre os estilos barroco e rococó. Nela, podemos perceber fragmentos do antigo altar da igreja, datado de 1718. É aí que encontramos a imagem do “Senhor Morto”, que atrai peregrinos durante todo o ano.

Um passado admirado e preservado

Com toda essa riqueza material e imaterial, a Matriz de Santo Antônio é considerada patrimônio histórico e artístico nacional. Entre os anos de 1998 e 2004, ela passou por um rigoroso processo de restauração, o que garante a preservação do nossa memória.

Você também ficou encantado? Então fique sabendo que a Matriz de Santo Antônio em Santa Bárbara é somente um dos passeios imperdíveis do Roteiro entre Serras, que liga a Serra da Piedade ao Caraça. Para ficar por dentro de todas as novidades do Circuito do Ouro, não deixe de curtir nossa página no Facebook.

Foto: Panoramio

Lugares que você precisa conhecer em Minas Gerais

 

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Conheça a história da igreja Matriz de Santo Antônio, em Santa Bárbara”

  1. Parísina Ribeiro disse:

    Santa Barbara é um charme e a igreja e maravilhosaaaaaaaaaaa, vale um passeio , pena que acidade é fraca de estrutura de recepção de turistas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha