4 passeios para idosos aproveitarem no roteiro Entre Serras da Piedade e Caraça

4 passeios para idosos aproveitarem no roteiro Entre Serras da Piedade e Caraça

Quem pensa que as viagens e os passeios devem parar com o avanço da idade não anda muito bem informado. É na velhice que dispomos de mais tempo para fazer o que gostamos e, claro, mais maturidade e experiência para aproveitar ao máximo!

O Roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça, pertinho de BH, pode ser uma ótima escolha de passeios para idosos. Se você está procurando uma boa mistura de arte, história, gastronomia, natureza e religiosidade, essa é, com certeza, uma ótima opção.

Confira os atrativos de cada uma das cidades do roteiro e faça as malas: a viagem já vai começar!

Caeté

Saindo de BH, a primeira parada do roteiro é a charmosa cidade de Caeté. Nela estão localizadas belíssimas igrejas, ótimos passeios para idosos. A Ermida Nossa Senhora da Piedade, por exemplo, fica em um ponto bem alto da cidade, com vista privilegiada para as lindas montanhas mineiras.

Além dessa, você pode visitar a Matriz Nossa Senhora do Bonsucesso, a Capela Nossa Senhora do Rosário e a Capela Santa Frutuosa, todas construções muito bonitas.

Para se entranhar na história antiga da região, o Museu Casa João Pinheiro e Israel Pinheiro é uma ótima opção: nele você encontrará móveis, objetos e um grande acervo histórico sobre a cidade.

Para finalizar, não deixe de visitar o Observatório Astronômico Frei Rosário, um dos maiores da América Latina!

Barão de Cocais

Próxima parada: Barão de Cocais. A cidade conta com grande diversidade de atividades. No Sítio Arqueológico Pedra Pintada, por exemplo, é possível voltar no tempo e observar pinturas rupestres de 6 mil anos atrás!

Para quem gosta de arte e religiosidade, o Santuário de São João Batista não pode ser deixado de lado: ele foi o primeiro projeto idealizado e realizado pelo mestre Aleijadinho.

E para os fascinados pela história do Brasil, as Ruínas do Gongo Soco, lugar que abriga as ruínas do Arco do Triunfo por onde os imperadores do Brasil passaram em 1880, e o Cemitério dos Ingleses precisam entrar no roteiro da viagem.

Santa Bárbara

A doce cidade de Santa Bárbara é conhecida como a capital do mel. Por isso, não deixe de aproveitar a gastronomia da cidade e, principalmente, os quitutes!

As antigas igrejas em arte barroca não podem deixar de ser visitadas: a Igreja de Santo Antônio, matriz da cidade, e a Igrejinha Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que é mais simples, porém cheia de história.

E por falar em história, alguns pontos da cidade são importantíssimos: o Hotel Quadrado, o Cinema e o Museu Affonso Pena.

E para mostrar sua diversidade, a cidade ainda conta com a Reserva Peti, uma extensa área verde de preservação ambiental.

Catas Altas

As igrejas são muito presentes na cultura regional e, por isso, você não pode deixar de visitá-las: Matriz Nossa Senhora da Conceição, Capela Nossa Senhora do Rosário, Capela Santa Quitéria e Capela Senhor do Bonfim.

O Santuário do Caraça é parada obrigatória: ao cair da tarde, os padres da região alimentam os lobos-guará. É uma experiência única!

As Ruínas do Bicame, um aqueduto construído por escravos na época da mineração, também é uma visita obrigatória.

Além disso, o Centro de Informações do roteiro está instalado nessa cidade e, para qualquer informação turística, você pode procurá-lo.

Então, pé na estrada? Deixe suas dúvidas nos comentários ou compartilhe suas experiências de passeios para idosos pelo roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça! E não se esqueça de participar da nossa promoção Mapa de Figurinhas Entre Serras da Piedade ao Caraça para deixar sua viagem ainda mais divertida!

Imagem: Pousada Santuário

Lugares que você precisa conhecer em Minas Gerais

 

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “4 passeios para idosos aproveitarem no roteiro Entre Serras da Piedade e Caraça”

  1. Very well written post. It will be supportive to anybody who usess it, as well as me. Keep up the good work – for sure i will check out more posts.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha