Como praticar rapel nas cachoeiras do Circuito do Ouro?
O rapel é um esporte radical que está a cada dia conquistando mais adeptos. E aqui, na região do Circuito do Ouro, não é diferente! É muito comum ver praticantes curtindo a adrenalina do rapel por vários lugares.
Neste esporte, pendurados em uma corda, o atleta desce de paredões, vãos livres, cachoeiras e outros tipos de edificações. A modalidade, que é oriunda do alpinismo, é bastante divertida, no entanto, não pode ser praticada de qualquer forma. É necessário seguir às instruções de um profissional e ter os equipamentos necessários.
Está curioso para descobrir como praticar rapel e sentir a adrenalina desse esporte? Então, continue acompanhando este artigo e tire suas dúvidas!
Equipamentos necessários
O Circuito de Ouro, região localizado próximo a Belo Horizonte, é o local ideal para praticar rapel em Minas Gerais. Embora não seja um esporte perigoso, o praticante deve ter atenção com a segurança. Abaixo, listamos 7 equipamentos que você investir antes de descer montanhas e cachoeiras.
1. Capacete
Este equipamento é indispensável no rapel, especialmente onde há risco de queda de objetos. O capacete é importante, inclusive, para o profissional responsável pela segurança, pois pode cair chaves, moedas, canivetes e outros objetos perigos do bolso do atleta.
2. Roupa de neoprene
As roupas de neoprene são fundamentais por dois motivo: proporciona isolamento térmico e protege o seu corpo contra arranhões. Geralmente, ela é mais utilizada no canionismo em virtude da baixa temperatura da água e do tempo que o atleta passa dentro do rio.
3. Calçados
Para você praticar rapel com segurança, tenha em mente que há calçados apropriados para esse modalidade. Contudo, várias pessoas utilizam a bota de trekking. O material precisa ser de cano alto e ter sola antideslizante para evitar acidentes e machucados em seu calcanhar.
4. Cadeirinha
A cadeirinha é outro equipamento que você não pode se esquecer quando for praticar rapel. Denominada também de bouldrier, ela deve ser confortável e ter facilidade na secagem, especialmente se você for praticá-lo em cachoeiras.
5. Freios
Assim como em todo esporte, imprevistos acontecem no rapel. Devido a esse favor, compre freios e evite sustos. Muitos atletas optam pelo freio oito, pois é mais fácil de ser encontrado.
6. Anéis de fita
Este acessório garante a segurança do praticante enquanto ele não coloca o equipamento para praticar o rapel.
8. Mosquetão
Por último e não mesmo importante, temos o mosquetão. Ele pode ser utilizado para as seguintes situações:
- Executar ancoragem das cordas;
- Prender o freio oito na cadeirinha;
- Carregar objetos presos;
- Utilizado para trabalhos verticais.
Este material é fabricado de duas formas: aço e alumínio. O primeiro é utilizado com mais frequência em trabalhos verticais. Já o segundo, que são mais leves, é encontrado nas atividades esportivas. A resistência do mosquetão ultrapassa 2.000kg.
Hora de praticar
Agora que você já conhece os equipamentos mais importantes para a vivenciar essa atividade, vamos aprender como praticar rapel?
Em um primeiro momento, você pode se sentir inseguro, porém, seguindo as nossas orientações, tudo ficará mais tranquilo. Veja abaixo o passo a passo que separamos.
- Inicialmente, fique preso na corda com os freio de oito.
- Em seguida, mantenha suas pernas afastadas. Isso é muito importante, pois elas ficam semiflexionadas e garantem o seu equilíbrio nas descidas.
- Depois, force a região do quadril para trás. Permaneça com seus pés um pouco a frente. Quando estiver seguro, use a planta do pé para descer. Para evitar escorregões, jamais utilize as pontas do pé.
- Segure a corda com a mão e deixe-a atrás junto com o seu corpo. Dessa forma, será possível controlar a velocidade com mais segurança. Durante esse procedimento, não solte a corda.
- Com sua mão esquerda, segure a corda acima do freio 8.
- Se precisar frear, segure a corda com um pouco de força com a sua mão direita. Você é canhoto? Basta inverter a situação.
Agora que você já sabe como praticar rapel, recomendamos um treinamento constante, as várias possibilidades pelas cidades do Circuito do Ouro podem te ajudar, a prática leva a perfeição. No entanto, lembre-se de praticar a atividade com um profissional especializado para garantir a sua segurança.
Quer saber outras curiosidades acerca do Circuito do Ouro? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!