Viagem com as crianças: como garantir a diversão dos pequenos
Viajar em família é sempre uma delícia e quando as crianças vão junto tudo fica mais divertido. Porém, uma viagem com as crianças requer sempre um cuidado e planejamento maior, principalmente se for um destino mais adulto, em que é preciso pensar bem no roteiro e incluir lugares que agradem às crianças também.
Pensando nisso, no post de hoje daremos algumas dicas de viagem com as crianças. Aproveite essas dicas para garantir a diversão dos pequenos nas férias ou em algum final de semana e feriado prolongado — e, claro, dos papais também!
Pesquise sobre os locais que serão visitados
É importante saber o que você encontrará no local antes mesmo de chegar lá e conversar sobre isso com as crianças. Conte a elas o que vocês verão ali e porque aquele local é divertido, assim, quando chegar lá, elas já saberão o que podem encontrar. Se as crianças estiverem preparadas para visitar um local, elas podem ficar mais interessadas e se divertir muito mais!
Equilibre os passeios
Monte o roteiro de forma que os passeios voltado para os adultos se equilibrem com os das crianças. Por exemplo, vão a um museu que não tem muitos atrativos infantis? Busque ir a um local que agrade às crianças logo depois, como um parque ou uma praça com espaço para brincar. Esse equilíbrio vai fazer com que a viagem seja agradável tanto para os adultos quanto para as crianças, sem deixar ninguém entediado.
Inclua as crianças no planejamento
As crianças adoram se sentir incluídas em coisas “adultas” e uma viagem é uma ótima oportunidade para isso. Faça com que a criança se sinta importante e útil em todos os momentos da viagem.
Mostre a ela um mapa de atrativos e peça para que ela escolha o local a ser visitado ou mostre o caminho para algum lugar, por exemplo. Dê a ela algumas opções para que ela possa escolher o restaurante do dia, peça a ela parafotografar alguns momentos da viagem e deixe ela sempre por dentro de tudo que está acontecendo.
Leve jogos e outras distrações
Jogos, revistas em quadrinhos e videos infantis serão seus grandes aliados naqueles momentos em que você sabe que as crianças ficarão entediadas. Tenha sempre esses itens em mãos quando for para museus, exposições, igrejas e outros lugares sem muito atrativos infantis.
Assim, as crianças nem verão o tempo passar e os pais poderão aproveitar o passeio com mais tranquilidade. Mas, atenção: não se esqueça do fone de ouvido, para não incomodar as pessoas ao redor!
Aposte nas pequenas (e grandes) aventuras
As melhores atrações para crianças são sempre aquelas em que elas irão se divertir bastante, com muita possibilidade de gasto de energia. Inclua no seu roteiro museus infantis, piqueniques no parque, parques de diversões, pequenas trilhas, entre outros.
Os pequenos também adoram natureza, então, se o seu destino permitir, leve-os em cachoeiras, praias e parques onde eles possam praticar atividades como arvorismo, tirolesa, e outras brincadeiras que serão bem radicais — e seguras — para eles. Também não faltam opções de cachoeiras, trilhas e caminhadas leves, muito contato com a natureza e aventuras!
Saia da rotina
Sair da rotina e fazer coisas diferentes com as crianças — como um passeio de trem, por exemplo — também é muito importante e divertido. No Circuito de Ouro existem algumas opções de viagens de trem e até de Maria Fumaça, nas cidades de Barão de Cocais, Ouro Preto, Mariana, entre outras.
Se for bem planejada, a viagem com as crianças será tão prazerosa e divertida que você irá repetir sempre!
O Circuito do Ouro é uma ótima opção para uma viagem com as crianças e a diversão é garantida para a família inteira! Gostou dessas dicas? Então, veja também o que as crianças podem aprender em um museu e por que é tão importante incluí-lo em seus roteiros de viagens!
Bacana.