“Se eu fechar os olhos agora”: conheça o roteiro onde foi gravada a minissérie

Está no ar na TV Globo a minissérie “Se eu fechar os olhos agora”. A produção, dirigida por Carlos Manga, foi uma adaptação de Ricardo Linhares ao primeiro romance escrito pelo jornalista Edney Silvestre. A trama conta a história de dois amigos, Paulo (João Gabriel D´Aleluia) e Eduardo (Xande Valois) que encontram um corpo de uma mulher à beira do rio, interpretado pela atriz Thainá Duarte, como a personagem Anita.

A história se passa em 1961 na cidade de São Miguel, nome fictício dado a Catas Altas. A cidade mineira serviu de fundo para o enredo. Além de Catas Altas, o centro histórico de Santa Bárbara contribuiu com a produção. Conheça um pouco mais sobre os cenários utilizados pela TV Globo.

 

Centro Histórico de Catas Altas

A Praça Monsenhor Mendes, no centro histórico da cidade, local onde são realizados os principais eventos do município como, por exemplo, a festa do vinho, é o principal destaque. A praça, guarda a imponente Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde também foram realizadas as gravações. Ao redor, os belíssimos casarões contribuíram para a construção do cenário.

 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

A matriz, ponto de encontro da comunidade católica da cidade, permanece inacabada. Ela foi edificada em madeira, taipa e pedra. A matriz possui a simplicidade do rococó mineiro. Ela foi erguida com o intuito de substituir uma antiga igreja.

Além de toda imponência da igreja em frente a Serra do Caraça, ela guarda altares laterais da nave datados da primeira metade do século XVIII. É considerada um dos principais patrimônios do município.

No primeiro capítulo da minissérie, é possível apreciar a beleza do interior da matriz, durante o discurso do ator Murilo Benício que interpreta o prefeito Adriano Marques Torres.

Santuário do Caraça

O Santuário do Caraça, famoso no mundo, também aparece nas gravações da minissérie. Localizado em Catas Altas, o complexo é composto por atrativos naturais, gastronômicos e religiosos.

Mesmo tendo sido feita em estilo arquitetônico francês, a Igreja do Caraça foi construída sem mão-de-obra escrava e toda com material regional. O Santuário dedicado a Nossa Senhora Mãe dos Homens é a primeira igreja neogótica do país.   A parte natural do parque também se destaca da minissérie.

Escola Afonso Pena

O espaço da Escola Estadual Afonso Pena ambienta o Colégio Municipal Maria Beatriz Marques, de São Miguel. A escola, que leva o nome do filho mais ilustre da cidade, o presidente da República Afonso Pena, compõe as belezas do centro histórico da cidade que conta ainda com a Igreja Matriz de Santo Antônio, Museu Antoniano e Igreja do Rosário.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o cenário da minissérie? Se a resposta for sim, saiba quais são as outras possibilidades pelo roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça, integrado ainda pelas cidades de Caeté e Barão de Cocais.

 

Foto: Marilane Batista

 

 

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha