Conheça as 6 principais obras de Aleijadinho em Minas Gerais

Quem deseja conhecer o interior de Minas Gerais e gosta de destinos culturais certamente já pensou em visitar algumas das cidades com as obras de Aleijadinho. Esse importante entalhador, escultor e arquiteto brasileiro, que viveu entre os séculos XVIII e XIX, é considerado um dos principais artistas do Brasil colonial.

Hoje em dia, grande parte de suas criações ainda pode ser vista em diversas igrejas de Minas Gerais, em especial nas localizadas na região do Circuito do Ouro, próxima à Belo Horizonte. Se você se interessa por história, arte e cultura e gosta de turismo religioso, esse é o roteiro certo para você!

Veja, abaixo, nossa lista com algumas das obras mais importantes de Aleijadinho em Minas Gerais:

1. Igreja de São João Batista, em Barão de Cocais

O prédio da Igreja de São João Batista é um dos que revelam as qualidades de Aleijadinho como arquiteto. Foi ele quem fez o projeto da igreja que começou a ser construída em 1764 e que apresenta marcas de sua ousadia e estilo próprio, como a posição diagonal das torres em relação ao prédio, que seria posteriormente utilizada em outros de seus projetos.

2. Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto

Uma boa maneira de conhecer a obra de Aleijadinho é fazendo uma visita à Igreja de São Francisco de Assis. Projetada pelo artista, essa igreja, que começou a ser construída no ano de 1766,  reflete muitas de suas características, como a leveza, a originalidade e a simplicidade.

O artista também entalhou algumas das imagens do frontispício da igreja e sua capela-mor, que contém representações de santos e anjos. Todos os seus entalhes são ricos em detalhes e apresentam os estilos do barroco e rococó, dando uma amostra do grande talento do artista.

3. Estátuas da Via Sacra e 12 Profetas, no Santuário de Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas

O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é um símbolo do estilo barroco brasileiro. As 66 estátuas que ornamentam suas capelas e que representam os passos da Paixão de Cristo, esculpidas em madeira, e as imagens dos 12 Profetas feitas em pedras sabão, são consideradas por muitos como as obras mais importantes de Aleijadinho.

Essas obras, feitas com detalhamento e perfeição, são importantes representantes da genialidade e talento do artista brasileiro.

4. Cadeiras e Trono Episcopal, no Museu da Arte Sacra de Mariana

A própria cidade de Mariana, fundada em 1678, é um museu vivo da História do Brasil. Com diversas igrejas e catedrais, visitar essa cidade é indispensável para quem aprecia roteiros culturais.

Seu interior abriga um Museu de Arte Sacra, que preserva obras de diversos artistas importantes, como Aleijadinho. O museu contém, dentre outros objetos, cadeiras e um trono episcopal feitos pelo artista, trabalhados no estilo rococó e representantes de seu estilo.

5. Detalhes da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, em Nova Lima

Outra Igreja que merece uma visita é a de Nossa Senhora do Pilar, na cidade de Nova Lima. Sua construção tem características do barroco e rococó mineiros, e algumas de suas peças, como o altar e as portas, esculpidos por Aleijadinho, que pertenciam à Fazenda da Jaguara, em Matosinhos, foram doadas à igreja em 1904.

6. Detalhes da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Sabará

Essa igreja, construída em 1763, é uma das mostras da genialidade de Aleijadinho e é indispensável para quem quer conhecer as esculturas desse artista. Seus trabalhos esculturais estão presentes em toda a fachada da igreja e em seu interior, feitos em madeira ou pedra sabão, como é típico desse mestre.

Vale lembrar ainda que, por seu grande valor histórico e artístico, essa igreja foi tombada em 1938 pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Visitar os locais com as obras de Aleijadinho, mestre reconhecido internacionalmente, é uma experiência inesquecível para quem quer uma viagem tranquila, regada à cultura e arte mineiras, que são únicas no Brasil e no mundo.

Vale lembrar que é importante planejar seu roteiro com cuidado, para que seja possível conhecer o maior número de cidades e apreciar com calma trabalhos de um dos mais famosos artistas brasileiros.

Gostou das dicas? Compartilhe o post nas redes sociais!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

5 comentários em “Conheça as 6 principais obras de Aleijadinho em Minas Gerais”

  1. Eunice de Aquino dos santos. disse:

    FIZ UMA CANÇÃO EM PROTESTO CONTRA QUEIMADAS CHAMA-SE NATUREZA, E MONTEI todo figurino confeccionei 31peças de ROUPAS INFANTIL REPRESENTANDO a MATA FLORESTA um safari projeto ta lindo.OBRIGADO.

  2. Eunice de Aquino dos santos. disse:

    Amo Minas , em PROTESTO a queimadas fiz uma musica CHAMA-SE NATUREZA ,e confeccionei TODO O FIGURINO SÃO 35 PEÇAS DE ROUPAS DE ANIMAIS REPRESENTANDO A MATA FLORESTA AMAZÔNICA, SAFÁRI TÁ LINDO meu PROJETO.OBRIGADO

  3. Rita e Roberto disse:

    Somente um homem que tem a presença de Deus em sua atitude pode fazer gigante obras com essas. Merece ser estudado.

  4. Deiziele Garcia Martins disse:

    Muito legal adorei ,tô aprendendo na escola

  5. Ana Clara disse:

    Eu amei pois tinha q fazer trabalho de história e por isso vou tirar acina da média

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha