6 festas religiosas para toda a família no Entre Serras da Piedade ao Caraça

A religiosidade de Minas Gerais atrai fiéis de várias partes do Brasil e do mundo, que participam de celebrações como uma reafirmação de sua fé e aproveitam para apreciar as belezas das cidades históricas e a riqueza de suas igrejas barrocas.

Das cidades que compõem o Circuito do Ouro, vamos destacar as quatro que fazem parte do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça: Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas. São cidades de fácil acesso, a partir de Belo Horizonte, e a proximidade entre elas facilita a visita a todas as quatro em um só passeio.

Venha conosco percorrer os caminhos da fé, por essas belas cidades mineiras. Você e sua família poderão participar das celebrações religiosas, que acontecerão no segundo semestre de 2015. Confira!

1. A religiosidade de Caeté

A celebração do jubileu de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, começou no final de julho e vai até outubro de 2015. Ainda dá tempo de participar da Peregrinação Estadual da Legião de Maria, dia 22 de agosto, que faz parte da celebração do jubileu. As celebrações eucarísticas do dia 23 de agosto, às 8h e 15h, na Ermida da Padroeira, serão transmitidas pela TV Horizonte e Rede Minas.

Dia 28 de agosto será o dia da Peregrinação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, e o dia 29 de agosto marcará a vez da Segunda Peregrinação Mineira do Terço dos Homens ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Já no dia 30 de agosto, a peregrinação será da Paróquia Santa Cruz de Muriaé e da Paróquia de São Francisco Xavier de Belo Horizonte.

A programação do jubileu para setembro e outubro será divulgada em breve!

A festa de Nossa Senhora de Nazareth, no Distrito de Morro Vermelho, acontece entre 30 de agosto e 8 de setembro: é quando há a tradicional Cavalhada de Nossa Senhora de Nazareth, além de procissões pelas ruas enfeitadas e ritos eucarísticos celebrados em latim.

2. Festas religiosas de Barão de Cocais

Na festa de Nossa Senhora da Piedade, no povoado do Egas, no Distrito de Cocais, em agosto, acontecem a cavalhada, as barraquinhas, levantamento do mastro da santa padroeira, procissões e coroação de Nossa Senhora.

A festa de Nossa Senhora do Rosário, no Bairro da Viúva, acontece em outubro: durante a festividade, a cidade conta com congados, procissões, missas e bandas.

3. Comemorações religiosas em Santa Bárbara

O Grupo de Congo Nossa Senhora do Rosário faz a festa no segundo domingo de outubro: é uma celebração folclórica, de cunho religioso de origem africana, carregada de simbologia, incluindo a que representa a coroação dos reis do Congo.

O congado de Santa Bárbara, por sua vez, surgido por volta de 1828 com a criação da Irmandade do Rosário, é expressão da cultura africana e demonstração de devoção dos afrodescendentes à sua protetora, Nossa Senhora do Rosário.

4. Catas Altas e as celebrações eucarísticas

Festa de Nossa Senhora da Conceição e aniversário da cidade, em dezembro: a cidade conta com celebrações eucarísticas, shows, encontro de bandas e procissão motorizada. E para encerrar a festividade, com chave de ouro, acontece a procissão luminosa e um show pirotécnico.

Além das festas citadas, que acontecem no segundo semestre, várias outras festas religiosas acontecem durante todo o ano, nas cidades do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça, como as celebrações da Semana Santa, por exemplo, muito famosas em várias cidades do Circuito do Ouro.

Programe-se para aproveitar as festas religiosas, visite as atrações do roteiro e mais ganhe muitos descontos e vantagens com a promoção Mapa de Figurinhas!

Vai participar de algumas das festas religiosas do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça? Conte para a gente!

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “6 festas religiosas para toda a família no Entre Serras da Piedade ao Caraça”

  1. Simeia santos disse:

    Bom dia … gostaria muito de participar desta festa ..tem um bom tempo que tendo e não consigo…as festa que gostaria de participar morro vermelho, socorro..pós sempre mexo com evento abaixo de Deus este e meu ganha pão….eu sempre ligo pra paróquia e sempre acontece algo que eu fico fora da festa …sou ⛺ meu ramo e aqueles pastelão paulista ….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha