6 igrejas riquíssimas para se conhecer no roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça

Cultura, arte e história de Minas Gerais estão muito ligadas à vida religiosa e às igrejas católicas: são símbolos de religiosidade e belos exemplos de arte e arquitetura. Por isso, conhecer as igrejas de Minas é como mergulhar na identidade e memória do povo mineiro. Já contamos um pouquinho sobre o barroco mineiro e seus grandes mestres em nosso blog e agora o passeio será guiado por Matrizes e Santuários do roteiro turístico Entre Serras da Piedade ao Caraça, composto pelas cidades de Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas, integrando o Circuito do Ouro.

Além de belas edificações e riquíssimas ornamentações, as igrejas mineiras têm molduras muito especiais: as suas lindas paisagens naturais. Ao juntar as obras do homem e da natureza, o roteiro se torna uma alternativa de encher os olhos e a alma — além de ser ideal para viagens de duração curta, próximas da capital e que não exigem grandes gastos.

No post de hoje, listamos algumas belíssimas igrejas das cidades que compõem o roteiro de Entre Serras da Piedade ao Caraça. Vamos lá?

Um famoso santuário em Caeté: ponto de início do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça

Se você está saindo de BH, a apenas 51 km de distancia está o imperdível Santuário Nossa Senhora da Piedade. Localizado em Caeté, este pode ser o seu ponto de início para conhecer o roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça. Construída no século XVIII, pelos portugueses Antônio Silva Bracarena e Irmão Lourenço (fundador do Colégio Caraça), a Ermida da Padroeira abriga a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, feita por Aleijadinho.

O grande número de visitantes demandou a construção de mais uma igreja: a Igreja Nova das Romarias, datada de 1974, além da Ermida da Padroeira construida em 1797. Só ai você tem duas igrejas de tirar o fôlego! Além disso, o Santuário tem uma ótima estrutura para receber os visitantes: há um café, um restaurante e é possível se hospedar no local. E tudo isso associado a uma paisagem belissima pertinho, a apenas 60 km de BH, em Caeté.

Em Barão de Cocais, o primeiro projeto arquitetônico de Aleijadinho

O Santuário de São João Batista foi a primeira participação de Aleijadinho em um projeto arquitetônico. A construção da igreja ocorreu entre 1764 e 1785 e, no portal, há uma escultura de São João Batista, feita em pedra sabão — também obra de Aleijadinho.

Em seu interior, a pintura do teto é obra de Mestre Ataíde e seus altares são folheados à ouro.  É uma riqueza de detalhes que não acaba mais! Barão de Cocais fica a 70 km de BH e possui outras atrações interessantes, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário no distrito de Cocais.

Expressão barroca em Santa Bárbara 

A Igreja Matriz de Santa Bárbara — a cidade do Mel, localizada a 98 km de Belo Horizonte — é um dos principais exemplos da força e da expressão do barroco mineiro, no período de auge da mineração. Construída em 1724, é ricamente ornamentada, contando com entalhes de Aleijadinho e pinturas do Mestre Ataíde. Essa Igreja, além de apresentar elementos do rococó, possui painéis com inspiração na azulejaria portuguesa.

Não deixe também de visitar outra igreja em homenagem a Nossa Senhora do Rosário. A capela de Nossa Senhora do Rosário dos Negros, de Santa Bárbara – que teve sua construção iniciada em 1756 – possui fachada semelhante a outra riqueza da região (a capela de Santa Quitéria em Catas Altas).

Todas essas belezas ficam pertinho do Santuário do Caraça, que você também não pode deixar de conhecer!

Raridade arquitetônica em Catas Altas

Dentre as principais atrações de Catas Altas, que fica a 130 km de BH, está a imperdível Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com construção iniciada na primeira metade do século XVIII. Tem um incomum frontão em forma de onda, típico de igrejas coloniais litorâneas. Diz-se que foi inspirado na forma do pico de Catas Altas.

Internamente, é ornamentada com obras dos Mestres Antônio Francisco Lisboa, Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde. Além de ter como moldura a bela Serra do Caraça, seus traços marcados pelas três fases do barroco mineiro são um deleite para os apreciadores da História da Arte e garantem mais um ótimo passeio pelo roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça.

Gostou dessas dicas? Então acesse o site do Circuito do Ouro e aproveite para conhecer o nosso Mapa de Figurinhas – com ele você pode garantir vários descontos e benefícios em suas viagens pelo roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça! Participe!

Tudo o que você precisa saber para viajar

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha