Conheça as tradições que marcam o período da Quaresma!

A quarta-feira de cinzas marca o início do tempo quaresmal. É um período litúrgico celebrado pelos católicos. O objetivo é a preparação para a páscoa.

Na quaresma, após os festejos do carnaval, considerada a festa da carne, os católicos se submetem a penitências como, por exemplo, o jejum.

O Circuito do Ouro mantém diversas tradições que marcam este momento. Porém, devido a pandemia do COVID 19 várias celebrações, assim como no ano passado, serão adaptadas, para que os fiéis possam participar dos momentos de reflexão.

Conheça os momentos que marcam este período!

Quarta-feira de Cinzas!

Neste dia, primeiro da quaresma, os fiéis recebem durante a celebração a unção com as cinzas. Ela simboliza o momento de conversão, mudança de vida. É uma data móvel, porém, sempre celebrada 40 dias antes da páscoa.

Algumas paróquias da nossa região já estão recebendo os fiéis, porém, com números reduzidos e seguindo as orientações dos munícipios. Por isso, fique atento!

Ornamentação roxa

Uma das grandes curiosidades das pessoas é o uso da ornamentação roxa nas igrejas durante o período quaresma.

Desde o altar e o paramento (elemento que compõe as vestes dos padres), são modificados para o roxo. A cor representa preparação, penitência e conversão. Usada nas missas da Quaresma.

Jejum e Penitência

Para os católicos a quaresma é um período de dedicação e sacrifícios, principalmente, dos alimentos. É muito comum as famílias que vivem na região do ouro (e em vários outros cantos do país também) se dedicarem a não consumir carne, seja por quarenta dias ou em dias específicos, seguindo as orientações da igreja.

Há! É considerado também o jejum dos alimentos preferidos, por exemplo, passar quarentas dias sem consumir queijo, que é um dos alimentos mais consumidos em Minas.

Período de oração

A igreja católica também convida os fiéis a dedicação à oração. É considerado uma boa prática a oração dos salmos ou ainda a via sacra às sextas-feiras.

Você pode experimentar compartilhar as orações com os amigos e familiares de maneira online.

E quando for possível não deixei de vivenciar as possibilidades da rota religiosa pelo Circuito do Ouro. Além é, claro, das tradições do período da quaresma e da semana santa.

Gostaram das curiosidades? Vamos disponibilizar a programação religiosa dos roteiros em nosso perfil. Acompanhe!

Ah! E não deixe de ler o texto Aproveite a quarentena para conhecer algumas igrejas pelo Circuito do Ouro – Circuito do Ouro.

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha