Conheça as possibilidades pelos roteiros do Circuito do Ouro
No coração da Estrada Real em Minas Gerais, situa-se os roteiros do Circuito do Ouro, composto por várias cidades com afinidades naturais, culturais e históricas, próximas umas das outras e não muito longe da capital do estado, Belo Horizonte.
A região é rica em metais preciosos e repleta de serras e vegetação exuberante, despertou sonhos nos seus desbravadores e marcou o apogeu da extração do ouro no Brasil colonial, deixando um rico legado em história e arte. Hoje, a região continua sendo destaque na extração de minério de ferro ao mesmo tempo em que atrai turistas do Brasil e do mundo.
São 15 municípios que permitem descobrir Minas Gerais de um jeito diferente, são eles: Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, Sabará, Itabira, Nova Era, Nova Lima, Raposos, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Ouro Branco, Congonhas, Itabira e Nova Era.
Para facilitar o planejamento da sua viagem, organizamos os municípios por roteiro, são quatro: entre serras, entre trilhas, entre cenários e ruralidades.
Entre Serras da Piedade ao Caraça
O Entre Serras da Piedade ao Caraça é um roteiro ligado por dois importantes santuários, Piedade e Caraça. Ao percorrer as quatro cidades que compõem o Entre Serras – Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas, você poderá conhecer as rotas religiosa, ecológica e gastronômica.
O roteiro é marcado por belíssimas construções. Sua paisagem já serviu de cenário, inclusive, para produção de minisséries. Além disso, há várias cachoeiras, trilhas e espaços para prática de esportes.
Entre Trilhas, Sabores e Aromas
Neste roteiro você poderá mergulhar nas delícias da cozinha mineira de um jeito diferente. Afinal, o Entre Trilhas apresenta possibilidades gastronômicas que vão além do pão do queijo.
Rio Acima, Itabirito, Nova Lima, Sabará e Raposos também proporcionam diversas experiências junto a natureza. Por isso, se você gosta dessa mistura, a rota gastronômica e de natureza do Entre Trilhas é a melhor opção.
Entre Cenários da História
Tudo que passa no seu imaginário sobre a história de Minas e do país você encontra por aqui, isso e muito mais. Sabe aquela quantidade de casarões históricos que você vê pelas fotos? São reais! Visitar o Entre Cenários é viajar no tempo.
Mariana, Ouro Preto, Ouro Branco e Congonhas guardam grande parte do acervo histórico do país, por isso, é possível vivenciar a rota das artes e a histórico-cultural. Ah! Temos ainda vários atrativos de natureza e aventura. Não é incrível?
Entre Ruralidades e Personalidades
Esse roteiro é composto pelas cidades de Itabira e Nova Era, que, por ficarem próximas a Belo Horizonte, são de fácil acesso e atraem muitos turistas todos os anos. O melhor de tudo é fazer o passeio completo, visitando e aproveitando essas duas cidades.
O Entre Ruralidades possui duas rotas, do tropeirismo e das personalidades. Ipoema, distrito de Itabira é um dos destaques, a pequena vila guarda o museu do tropeiro. Já em Nova Era é possível se aventura na Fazenda da Vargem, lugar tranquilo e com grande peso histórico para o município.
Agora que você já conhece os roteiros, que tal conhecer melhor cada uma das rotas em um próximo texto?