Conheça as possibilidades pelos roteiros do Circuito do Ouro

No coração da Estrada Real em Minas Gerais, situa-se os roteiros do Circuito do Ouro, composto por várias cidades com afinidades naturais, culturais e históricas, próximas umas das outras e não muito longe da capital do estado, Belo Horizonte.

A região é rica em metais preciosos e repleta de serras e vegetação exuberante, despertou sonhos nos seus desbravadores e marcou o apogeu da extração do ouro no Brasil colonial, deixando um rico legado em história e arte. Hoje, a região continua sendo destaque na extração de minério de ferro ao mesmo tempo em que atrai turistas do Brasil e do mundo.

São 15 municípios que permitem descobrir Minas Gerais de um jeito diferente, são eles: Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, Sabará, Itabira, Nova Era, Nova Lima, Raposos, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Ouro Branco, Congonhas, Itabira e Nova Era.

Para facilitar o planejamento da sua viagem, organizamos os municípios por roteiro, são quatro: entre serras, entre trilhas, entre cenários e ruralidades.

Entre Serras da Piedade ao Caraça

O Entre Serras da Piedade ao Caraça é um roteiro ligado por dois importantes santuários, Piedade e Caraça. Ao percorrer as quatro cidades que compõem o Entre Serras – Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas, você poderá conhecer as rotas religiosa, ecológica e gastronômica.

O roteiro é marcado por belíssimas construções. Sua paisagem já serviu de cenário, inclusive, para produção de minisséries. Além disso, há várias cachoeiras, trilhas e espaços para prática de esportes.

 

Entre Trilhas, Sabores e Aromas

Neste roteiro você poderá mergulhar nas delícias da cozinha mineira de um jeito diferente. Afinal, o Entre Trilhas apresenta possibilidades gastronômicas que vão além do pão do queijo.

Rio Acima, Itabirito, Nova Lima, Sabará e Raposos também proporcionam diversas experiências junto a natureza. Por isso, se você gosta dessa mistura, a rota gastronômica e de natureza do Entre Trilhas é a melhor opção.

Entre Cenários da História

Tudo que passa no seu imaginário sobre a história de Minas e do país você encontra por aqui, isso e muito mais. Sabe aquela quantidade de casarões históricos que você vê pelas fotos? São reais! Visitar o Entre Cenários é viajar no tempo.

Mariana, Ouro Preto, Ouro Branco e Congonhas guardam grande parte do acervo histórico do país, por isso, é possível vivenciar a rota das artes e a histórico-cultural. Ah! Temos ainda vários atrativos de natureza e aventura. Não é incrível?

Entre Ruralidades e Personalidades

Esse roteiro é composto pelas cidades de Itabira e Nova Era, que, por ficarem próximas a Belo Horizonte, são de fácil acesso e atraem muitos turistas todos os anos. O melhor de tudo é fazer o passeio completo, visitando e aproveitando essas duas cidades.

O Entre Ruralidades  possui duas rotas, do tropeirismo e das personalidades. Ipoema, distrito de Itabira é um dos destaques, a pequena vila guarda o museu do tropeiro. Já em Nova Era é possível se aventura na Fazenda da Vargem, lugar tranquilo e com grande peso histórico para o município.

Agora que você já conhece os roteiros, que tal conhecer melhor cada uma das rotas em um próximo texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha