A história do Santiago: pai e pequeno produtor do Entre Serras

Os roteiros do Circuito do Ouro são repletos de grandes histórias, de personagens do passado e da contemporaneidade. Hoje escolhemos contar a história do pequeno produtor Santiago lá de Cocais, distrito de Barão de Cocais, no roteiro Entre Serras do Circuito do Ouro.

O sonho do Santiago era ter uma família unida, com tempo de qualidade juntos. Depois de alguns anos de casamento, ele descobriu que seria pai. Nesse mesmo período ele foi transferido para quilômetros de distância de sua casa, mas a mudança não chegou a completar dois meses, porque a saudade era grande demais.

O casal decidiu, então, que era chegada a hora de mudar. Ambos deixaram os anos de empresa, negociaram a casa por um sítio, queriam viver da terra, produzir apenas produtos orgânicos, quitandas e queijos, e vender tudo diretamente para o consumidor. Deu certo!

No dia que eles assinaram os papeis para começar essa nova vida, o inesperado aconteceu, no cartório mesmo. A primeira filha do casal, uma menina linda e muito esperta, resolveu que também era a hora de nascer. Uma mudança completa!

O sonho do Santiago finalmente era real. Naquele dia nasceu um pai, uma família unida, e uma vida cheia de satisfação de poder fazer o que se gosta ao lado de quem se ama.

Dá gosto de ver o brilho nos olhos dele quando conta a história do sítio oferecendo as quitandas que ganharam o nome de “Sabores Entre Serras”, como ele consegue produzir produtos orgânicos num espaço completamente sustentável, e como a chegada da primeira filha foi importante para que decidissem fazer essa mudança completa na sua vida. É uma história linda, concorda?

Conheça mais sobre a Vila Cocais

Cocais é uma pequena Vila colonial, muito charmosa. Planeje pelo menos um dia cheio por lá.

Chegue cedinho e tome um delicioso café, tipicamente mineiro, preparado pela Mirtes. Ela é uma das quitandeiras mais famosas do roteiro Entre Serras recebe a todos na fazenda Rancho Novo da Praia. Depois dê uma passada na Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída em 1855 e que fica no centro histórico.

Depois, aproveite para conhecer o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada, com seus dois paredões onde estão 122 pinturas rupestres feitas há mais de 7000 anos divididas em três painéis, e uma vista da serra de tirar o fôlego. Em seguida aproveite o dia na Cachoeira de Cocais, uma das mais belas da região.

Na volta, almoce no Bar e Restaurante Pé de Serra, o restaurante vencedor por dois anos consecutivos no Festival Gastronômico de Barão de Cocais. Não deixe de provar a carne de lata (prato premiado) e o famoso feijão tropeiro.

E na volta para a casa, conheça o Sabores Entre Serras, onde o Santiago mostra todo seu sítio, como faz para produzir tudo ali, de forma orgânica e sustentável, e no final você ainda encerra o dia com um bom cafezinho e as quitandas para levar para casa.

SAIBA MAIS: Cocais é um distrito de Barão de Cocais, que fica no roteiro Entre Serras do Circuito do Ouro. Fazem parte do mesmo roteiro também Caeté, Santa Bárbara e Catas Altas. Todas as cidades estão bem próximas e possuem pequenos produtores que dão ainda mais vida a gastronomia do Entre Serras com o resgate da história na preparação dos alimentos, chamado de Primórdios da cozinha mineira!

Primórdios da cozinha mineira

No início do século 19, o Santuário do Caraça recebeu dois padres portugueses. Além da influência religiosa, houve também grande importância na gastronomia mineira ao colocarem em prática técnicas ligadas à comida dos mosteiros.

Essa gastronomia foi comum ao longo dos municípios do Entre Serras, roteiro ligado pelos Santuários da Piedade e do Caraça. Hoje você pode vivenciar os Primórdios da Cozinha Mineira ao longo desta rota! São pães, doces, bebidas fermentadas, queijos com curas especiais e carnes defumadas. Muitos pratos são feitos com matérias primas que você nem imagina! Vários estabelecimentos do roteiro já garantem pratos preparados com ingredientes dos primórdios. Ficou curioso? Aproveite a quarentena para planejar sua viagem pelo roteiro e descobrir um pouco mais da culinária local.

 

 

 

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha