
Conheça um pouco mais sobre a história de Tiradentes
“Tiradentes” era o apelido dado a Joaquim José da Silva Xavier, que ficou famoso por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira e por ter sido o único, entre os inconfidentes, a receber a pena capital (pena de morte).
Ele é um dos grandes personagens do Circuito do Ouro, por isso vale a pena conhecer um pouco mais sobre sua vida, tão importante na história de Minas e do país.
QUEM FOI TIRADENTES
Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 1746, na então Capitania de Minas Gerais, durante o Brasil Colonial. Ao longo da vida desempenhou várias profissões, entre elas, estava a de dentista amador, por isso foi apelidado como “tira-dentes”. Tiradentes também foi fazendeiro, caixeiro viajante, tropeiro, e alferes (patente abaixo de tenente) da cavalaria de Dragões Reais de Minas, a força militar atuante na Capitania de Minas Gerais e subordinada à Coroa Portuguesa.
Conheceu o interior de Minas Gerais e o caminho entre a capitania e o Rio de Janeiro, e por causa disso, era um importante propagador das ideias da inconfidência. Tiradentes costumava andar pelas ladeiras de Vila Rica, atual Ouro Preto, e participar ativamente da vida da cidade. Ele nunca se casou oficialmente, mas teve uma filha legítima, a Joaquina, com sua companheira, Antônia Maria do Espírito Santo.
ROTEIRO PELA HISTÓRIA DE TIRADENTES
Melhor do que saber da vida de Tiradentes, é percorrer os espaços por onde ele fez história no roteiro Entre Cenário da História do Circuito do Ouro.
- RUA SÃO JOSÉ – OURO PRETO
Endereço: Rua São José, nº 132
Tiradentes morava na rua São José, conhecida como “rua dos bancos”, com sua companheira Antônia e a filha do casal, Joaquina. Eles não eram casados. A casa foi destruída em 1792, assim como o terreno foi salgado para que nada crescesse ali, como parte da sentença judicial que condenou Tiradentes. No meso terreno, anos mais tarde, foi construído um sobrado onde hoje funciona a Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto.
- CASA DOS CONTOS – OURO PRETO
Endereço: Rua São José, nº 12
A Casa dos Contos é um antigo casarão que virou museu e conta a história da moeda desde o Brasil Colônia até hoje. No passado, era residência do contratador João Rodrigues de Macedo e um dos edifícios mais majestosos do seu tempo. Era um dos lugares que Tiradentes se encontrava com os outros inconfidentes. No térreo funcionava o espaço de negócios, o andar superior era a residência, e no porão era a senzala.
- RUA DIREITA – OURO PRETO
Rua Conde de Bobadela (Rua Direita), nº 55
A casa que hoje funciona uma loja, antigamente era a moradia do comandante do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, Francisco de Paula Freire de Andrada, e onde os rebeldes também costumavam se reunir na Rua Direita. Foi lá que, numa das reuniões dos inconfidentes, entre os tantos pontos abordados, que Tiradentes defendeu a morte do governador de Minas Gerais, e se ofereceu para realizar a tarefa.
- CASA DA ÓPERA – OURO PRETO
Endereço: Rua Brigadeiro Mosqueira, nº 4
A Casa da Ópera é o mais antigo teatro em atividade das Américas. E um os frequentadores assíduos da casa era Tiradentes.
- IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PILAR – OURO PRETO
Endereço: Praça Monsenhor João Castilho Barbosa, s.n.
Foi na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, aquela adornada com mais de 400 quilos de ouro, que Tiradentes batizou sua filha Joaquina e prometeu se casar com a mãe dela, Antônia. Naquele dia ele confirmou em voz alta que era o pai da criança. Porém, depois de passar meses em suas viagens, descobriu a traição da companheira, devolveu ela a mãe e eles nunca se casaram.
- PRAÇA TIRADENTES – OURO PRETO
Endereço: Praça Tiradentes
No século XVIII, a atual Praça Tiradentes era conhecida como Morro de Santa Quitéria e servia de divisão para duas freguesias: Antônio Dias e Pilar. Localizada no coração de Ouro Preto, a praça recebeu o atual nome em homenagem ao inconfidente Tiradentes. Ele foi traído por Joaquim Silvério dos Réis, foi preso no Rio de Janeiro. Após passar quase dois anos na prisão, foi enforcado e teve o corpo esquartejado. Suas partes foram expostas em vários pontos de Vila Rica. Onde teve sua cabeça exposta, é onde hoje está a sua estátua na Praça Tiradentes.
- CASA TIRADENTES – OURO BRANCO
Endereço: Rodovia MG-129 Carreiras
A atual Casa Tiradentes, antigamente era conhecida como Fazenda de Carreiras. Lá era local de criação, venda ou troca de cavalos e ponto de cobrança de impostos, em ouro, exigidos pela corte portuguesa. Pessoas importantes pernoitavam no casarão, como Dom Pedro II, e também Tiradentes que fazia reuniões secretas ali durante as suas viagens de para difusão dos ideais de liberdade da Inconfidência.
SAIBA MAIS
LIVROS: Você pode se aprofundar mais na história de Tiradentes lendo os livros O Tiradentes – Uma biografia de Joaquim José da Silva Xavier e Boa Ventura! A corrida do ouro no Brasil, ambos do jornalista Lucas Figueiredo.
MUSEU DA INCONFIDÊNCIA, OURO PRETO: Pode também conhecer mais da história visitando o Museu da Inconfidência em Ouro Preto, e vendo especialmente a tela Leitura da sentença de Tiradentes, de Leopoldino de Faria (1836-1911), pintor oficial da Academia Imperial do Rio de Janeiro. O quadro com 3,25 metros de largura e 2,45m de altura, foi cedido pelo Legislativo municipal ao museu, onde deve ficar até, pelo menos, 2024. Inclusive você pode fazer uma visitar virtual ao museu pelo site http://eravirtual.org/museu-da-inconfidencia/
Gostou? Agora você já tem mais um bom motivo para conhecer as cidades do Circuito do Ouro!