Conheça um pouco mais sobre a história de Tiradentes

“Tiradentes” era o apelido dado a  Joaquim José da Silva Xavier, que ficou famoso por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira e por ter sido o único, entre os inconfidentes, a receber a pena capital (pena de morte). 

Ele é um dos grandes personagens do Circuito do Ouro, por isso vale a pena conhecer um pouco mais sobre sua vida, tão importante na história de Minas e do país.

QUEM FOI TIRADENTES

Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 1746, na então Capitania de Minas Gerais, durante o Brasil Colonial. Ao longo da vida desempenhou várias profissões, entre elas, estava a de dentista amador, por isso foi apelidado como “tira-dentes”. Tiradentes também foi fazendeiro, caixeiro viajante, tropeiro, e alferes (patente abaixo de tenente) da cavalaria de Dragões Reais de Minas, a força militar atuante na Capitania de Minas Gerais e subordinada à Coroa Portuguesa.

Conheceu o interior de Minas Gerais e o caminho entre a capitania e o Rio de Janeiro, e por causa disso, era um importante propagador das ideias da inconfidência. Tiradentes costumava andar pelas ladeiras de Vila Rica, atual Ouro Preto, e participar ativamente da vida da cidade. Ele nunca se casou oficialmente, mas teve uma filha legítima, a Joaquina, com sua companheira, Antônia Maria do Espírito Santo.

ROTEIRO PELA HISTÓRIA DE TIRADENTES

Melhor do que saber da vida de Tiradentes, é percorrer os espaços por onde ele fez história no roteiro Entre Cenário da História do Circuito do Ouro.

 

  1. RUA SÃO JOSÉ – OURO PRETO

Endereço: Rua São José, nº 132

Tiradentes morava na rua São José, conhecida como “rua dos bancos”, com sua companheira Antônia e a filha do casal, Joaquina. Eles não eram casados. A casa foi destruída em 1792, assim como o terreno foi salgado para que nada crescesse ali, como parte da sentença judicial que condenou Tiradentes. No meso terreno, anos mais tarde, foi construído um sobrado onde hoje funciona a Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto.

 

  1. CASA DOS CONTOS – OURO PRETO

Endereço: Rua São José, nº 12

A Casa dos Contos é um antigo casarão que virou museu e conta a história da moeda desde o Brasil Colônia até hoje. No passado, era residência do contratador João Rodrigues de Macedo e um dos edifícios mais majestosos do seu tempo. Era um dos lugares que Tiradentes se encontrava com os outros inconfidentes. No térreo funcionava o espaço de negócios, o andar superior era a residência, e no porão era a senzala.

 

  1. RUA DIREITA – OURO PRETO

Rua Conde de Bobadela (Rua Direita), nº 55

A casa que hoje funciona uma loja, antigamente era a moradia do comandante do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, Francisco de Paula Freire de Andrada, e onde os rebeldes também costumavam se reunir na Rua Direita. Foi lá que, numa das reuniões dos inconfidentes, entre os tantos pontos abordados, que Tiradentes defendeu a morte do governador de Minas Gerais, e se ofereceu para realizar a tarefa.

 

  1. CASA DA ÓPERA – OURO PRETO

Endereço: Rua Brigadeiro Mosqueira, nº 4

A Casa da Ópera é o mais antigo teatro em atividade das Américas. E um os frequentadores assíduos da casa era Tiradentes.

 

  1. IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PILAR – OURO PRETO

Endereço: Praça Monsenhor João Castilho Barbosa, s.n.

Foi na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, aquela adornada com mais de 400 quilos de ouro, que Tiradentes batizou sua filha Joaquina e prometeu se casar com a mãe dela, Antônia. Naquele dia ele confirmou em voz alta que era o pai da criança. Porém, depois de passar meses em suas viagens, descobriu a traição da companheira, devolveu ela a mãe e eles nunca se casaram.

 

  1. PRAÇA TIRADENTES – OURO PRETO

Endereço: Praça Tiradentes

No século XVIII, a atual Praça Tiradentes era conhecida como Morro de Santa Quitéria e servia de divisão para duas freguesias: Antônio Dias e Pilar. Localizada no coração de Ouro Preto, a praça recebeu o atual nome em homenagem ao inconfidente Tiradentes. Ele foi traído por Joaquim Silvério dos Réis, foi preso no Rio de Janeiro. Após passar quase dois anos na prisão, foi enforcado e teve o corpo esquartejado. Suas partes foram expostas em vários pontos de Vila Rica. Onde teve sua cabeça exposta, é onde hoje está a sua estátua na Praça Tiradentes.

 

  1. CASA TIRADENTES – OURO BRANCO

Endereço: Rodovia MG-129 Carreiras

A atual Casa Tiradentes, antigamente era conhecida como Fazenda de Carreiras. Lá era local de criação, venda ou troca de cavalos e ponto de cobrança de impostos, em ouro, exigidos pela corte portuguesa. Pessoas importantes pernoitavam no casarão, como Dom Pedro II, e também Tiradentes que fazia reuniões secretas ali durante as suas viagens de para difusão dos ideais de liberdade da Inconfidência.

 

SAIBA MAIS

LIVROS: Você pode se aprofundar mais na história de Tiradentes lendo os livros  O Tiradentes – Uma biografia de Joaquim José da Silva Xavier e Boa Ventura! A corrida do ouro no Brasil, ambos do jornalista Lucas Figueiredo.

MUSEU DA INCONFIDÊNCIA, OURO PRETO: Pode também conhecer mais da história visitando o Museu da Inconfidência em Ouro Preto, e vendo especialmente a tela Leitura da sentença de Tiradentes, de Leopoldino de Faria (1836-1911), pintor oficial da Academia Imperial do Rio de Janeiro. O quadro com 3,25 metros de largura e 2,45m de altura, foi cedido pelo Legislativo municipal ao museu, onde deve ficar até, pelo menos, 2024. Inclusive você pode fazer uma visitar virtual ao museu pelo site  http://eravirtual.org/museu-da-inconfidencia/

 

Gostou? Agora você já tem mais um bom motivo para conhecer as cidades do Circuito do Ouro!

 

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

3 comentários em “Conheça um pouco mais sobre a história de Tiradentes”

  1. Matilde da Silva Pereira disse:

    Meu finado Pai José Joaquim da Silva dizia ser descendente de Tiradentes, desonrado pelo País,mas como família iriam honrar seu nome na família colocou seu nome no meu irmão mais velho, ordenou carregar seu nome na família, o filho mais velho, meu irmão pós o nome em seu primeiro filho que casou com uma japonesa e não deu seguimento ao nome, minha avó morta, meu pai deixou Minas Gerais casou com minha mãe matilde Maria da Silva, cartório meche o nome de minha mãe. Fomos criados nos arredores de Pereira Barreto., na separação de nossos pais ele morre em Aparecida do Tabuado Mato Grosso. Gostaria de obter informações deste parentescos

  2. Izildinha disse:

    Ola quem foi antonia maria do espirito santo sera que ela foi realmente mulher do tiradente

  3. Izildinha disse:

    A minha avó se chamava antonia maria do espirito santo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha