Você conhece o Saint Patrick’s Day ou dia de São Patrício?

Você já ouviu falar Saint Patrick’s Day ou Dia de São Patrício, em português?! A festa, é uma tradição irlandesa, mas atravessou as fronteiras e, hoje, faz parte do calendário de eventos de várias cidades pelo país, inclusive, no Circuito do Ouro.

O Santo celebrado – São Patrício nasceu na Grã-Bretanha e ficou conhecido por ter levado a religião católica para a Irlanda. Conheça um pouco mais sobre a tradição da festa e descubra em qual roteiro será realizado a comemoração!

 

História de São Patrício

Na Europa, o catolicismo passava por um processo de imposição aos fiéis pelo Império Romano, mas o santo, cheio de jogo de cintura, introduziu vários elementos do cristianismo dentro da cultura local, sem agredir a realidade do povo.

Para você entender melhor, o Santo Patrício utilizou o Shamrock ou trevo, facilmente encontrado em terras irlandesas, para explicar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Trino e Santo, pronto! Logo o povo se identificou com a fé cristã.

Até os seus 16 anos, São Patrício era considerado pagão. Ele se converteu após ser sequestrado e vendido como escravo por saqueadores irlandeses. Foi durante este susto no sequestro que ocorreu a sua conversão a Deus.

 

Festa de São Patrício

Muitos perguntam o motivo de tanta festa no dia de um santo, que teoricamente deveria ser celebrado de maneira religiosa. Bom, na Irlanda, este dia é de oração. Os irlandeses mantêm o costume de ir à missa para celebrar São Patrício.

Originalmente a cor que remete a São Patrício é o azul, porém o trevo que acompanha a imagem do santo, por ser verde, e representar boa sorte, tornou-se um simbolo da festa.

Antes, as pessoas apenas pregavam o trevo nas roupas. Com a propagação da festa, em cada lugar, as pessoas buscam se enfeitar em cada detalhe utilizando a cor verde.

Assim como a data do seu nascimento, o dia da morte de São Patrício também é incerta, mas acredita-se que tenha ocorrido no dia 17 de março. E como março marca o período da aproximação da primavera, os irlandeses aproveitaram para celebrar o santo.

 

Eventos pelo Circuito do Ouro

O carnaval já passou, mas o calendário de eventos promete agitar os roteiros do Circuito do Ouro. Em março é dada a largada para a realização de grandes festas pelos roteiros. Desde as tradicionais festas cervejeiras, passando pelas festas religiosas e gastronômicas. Ah! O blog “E aí, férias!” já passou pelos roteiros do Circuito do Ouro e têm ótimas dicas, confira aqui.

Catas Altas, no roteiro Entre Serras, é um dos lugares onde você poderá celebrar o dia de São Patrício. Acompanhe o calendário de eventos e fique por dentro de toda programação! https://circuitodoouro.tur.br/eventos/

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha