Conheça o Circuito do Ouro sobre os trilhos

Minas Gerais é conhecida no mundo inteiro por sua gastronomia, mas também é famosa por proporcionar passeios incríveis por meio dos trilhos.

Além de transportar minério de ferro, o trem também é um meio de transporte no estado, ligando a capital mineira a Vitória, no Espírito Santo.

Na Estrada de Ferro Vitória a Minas é possível chegar a dois roteiros do Circuito do Ouro e também realizar passeios turísticos de uma cidade para outra. Vamos descobrir quais?

Trem de Passageiros

Todos os dias às 7h30, o trem de passageiros parte da estação central de Belo Horizonte com destino a Vitória, capital capixaba. No sentido inverso, todos os dias às 7h, um trem parte de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, e chega a Belo Horizonte, por volta de 20h10.,

E antes de chegar a Vitória, o trem de passageiros passa por várias estações, sendo duas delas dentro do Circuito do Ouro.

A primeira estação é a de Dois Irmãos, em Barão de Cocais, no roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça. Ao chegar em Barão, é possível ainda conhecer Santa Bárbara e Catas Altas. O trem não passa por Caeté, mas para completar o passeio pelo roteiro há linhas de ônibus que permitem chegar até o município para saborear o famoso queijão e conhecer o artesanato local. Além de visitar a Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, e fechar com chave de ouro no alto da Serra da Piedade.

A quarta parada é na estação Desembargador Drumond, em Nova Era no roteiro Entre Ruralidades e Personalidades. Há também um trem adicional que faz o percurso entre Itabira e Nova Era, ambas cidades do roteiro Entre Ruralidades e Personalidades.

O roteiro Entre Ruralidades possibilita os visitantes experimentar a vida rural, conhecer a história do tropeirismo e ainda saber quais foram as grandes personalidades que viveram na região.

Trem turístico

Através do trem turístico Ouro Preto à Mariana, cidades que compõem o roteiro Entre Cenários da História, o visitante conhece várias histórias e as belas paisagens do Entre Cenários.

É um passeio que apresenta as duas cidades por um ângulo diferente, a bordo da locomotiva, fruto da revitalização de uma antiga ferrovia construída em 1883. Viajar no Trem Turístico dentro do roteiro Entre Cenários além de ser um passeio lindo, é quase uma viagem no tempo.

Os valores das viagens e passeios você pode conferiri através do site circuitodoouro.tur.br

Maria Fumaça

Outro passeio bastante cobiçado no Circuito do Ouro é a Maria Fumaça de Rio Acima, no roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas, porém a locomotiva, parou de circular há 2 anos, com previsão de retorno em 2019.

Mas além do passeio na Maria Fumaça, a cidade oferece várias outras possibilidades junto a natureza. A cachoeira Dona Chica é uma das mais procuradas no roteiro.

Para saber os horários do trem é só acessar o site: circuitodoouro.tur.br

Gostou das dicas? Então compartilhe com os amigos!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Conheça o Circuito do Ouro sobre os trilhos”

  1. ismer rosa disse:

    gostei muito so de ver as paissagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha