Conheça a história de Santo Antônio

No dia 13 junho é comemorado o dia de Santo Antônio, padroeiro de várias comunidades do Circuito do Ouro e é conhecido como santo casamenteiro.

Nascido em Lisboa – Portugal, no ano de 1195, ele foi batizado por seus pais com nome de Fernando. Desde a infância realizava incessantes orações a Deus por proteção.

Aproximadamente, com 15 anos de idade resolveu abrir mão de sua vida e entrou para o convento dos agostinianos e ao completar 20 anos tornou-se membro da Ordem dos Franciscanos. Conheça um pouco mais sobre o santo!

Seu nome e sua jornada

Após seu envolvimento com missionários franciscanos, pediu que seu nome fosse mudado para Antônio, por isso Santo Antônio. Durante sua jornada de fé, o santo franciscano atuou muito em função dos menos favorecidos, os pobres. Tendo por característica um homem despojado de riquezas mesmo, possuindo origem familiar rica e abastada.

Nos seus últimos dias de vida, Santo Antônio, foi acometido por problemas de saúde pouco mais graves, pois durante sua trajetória sempre teve sua saúde debilitada.

Por conta disto, o mesmo teve que se recolher em um convento, mesmo neste estado continuou a utilizar seu dom, pois escreveu muito sermões que foram publicados após seu falecimento em 13 de junho de 1231 por conta de uma terrível crise de hidropisia.

No entanto seus atos foram eternizados depois de 11 meses pelo Papa Pio XII através da canonização.

Santo Casamenteiro

Santo Antônio ficou conhecido como santo casamenteiro que ajuda as mulheres a encontrarem um marido. Talvez você não saiba, mas não há em nenhum dos seus sermões nada especifico sobre casamentos, mas recebeu este titulo de casamenteiro devido às lendas em torno de seu nome, onde algumas moças ao se apegarem a Santo Antônio realizaram o sonho de se casar.

No Brasil o dia dos namorados é celebrado um dia antes do dia de Santo Antônio, em 12 de junho. Na ladainha rezada durante a trezena do santo, os devotos pedem, inclusive, a proteção para os casais apaixonados.

Festas de Santo Antônio

Nos roteiros Entre Cenários da História e Entre Serras da Piedade ao Caraça existem igrejas dedicadas ao santo e a partir do dia 31 de maio até o dia 13 de junho, Ouro Branco no roteiro Entre Cenários e Santa Bárbara no Entre Serras iniciam as comemorações em honra ao santo com missas e procissões. É possível vivenciar nos dois roteiros um pouco da cultura e da gastronomia local, através das músicas, artesanatos, barraquinhas com comidas típicas e muito mais.

Conheça as igrejas do Circuito do Ouro dedicadas a Santo Antônio e em breve a programação completa das celebrações pelos roteiros estarão disponíveis no site.

Ah! Aproveite ainda para conhecer os 4 melhores aplicativos para montar um roteiro de viagens e conte com a ajuda da Internet Vírtua . Conheça também nossa página do Facebook e confira outras novidades!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha