Dicas de lugares para passear com a família pertinho de BH

Em um ano com tantos feriados prolongados — além dos finais de semana normais —, existem grandes oportunidades para passear com a família e conhecer lugares legais, relaxar e se divertir. O Circuito do Ouro oferece várias opções de lugares para passear, todas bem diferentes umas das outras.

Entre as opções disponíveis, um dos melhores roteiros para passeios em família é o Entre Serras: da Serra da Piedade à Serra do Caraça. Ele possui atrações para quem gosta de ecoturismo, religiosidade e contato com a natureza. Perfeito para as crianças, os adultos e até os avós!

A curiosidade bateu? Quer saber o que fazer no roteiro Entre Serras: da Piedade ao Caraça? Veja essas atrações que indicamos para você aproveitar sua viagem ao máximo com a família inteira!

1. Caeté

Caeté faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte e está localizada a menos de 60 km da capital mineira. A cidade faz parte do Circuito do Ouro e oferece atrativos para todos os gostos. É uma ótima opção de passeio para quem quer fugir do agito da cidade grande, sem ter que viajar para muito longe.

A cidade emoldurada pela Serra da Piedade é a primeira parada do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça. Assim como Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas, a cidade é tomada por belezas naturais e recheada de muita história, o que contribui com o fortalecimento da identidade de Minas Gerais.

Ecoturismo

Serra da Piedade

Para quem tem interesse em ecoturismo, não faltam opções em Caeté. Uma das principais atrações é a famosa e majestosa Serra da Piedade, um dos picos mais altos da cordilheira do Espinhaço.

No topo da Serra, está localizado o Santuário, onde há duas igrejas e uma vista de tirar o fôlego. É possível fazer a subida a pé — o ideal é reservar algumas horas para esse passeio.

Outro atrativo localizado na Serra da Piedade é o Observatório Astronômico Frei Rosário.

Pedra Branca

Se você tem interesse em turismo de aventura, a Pedra Branca é um ótimo local para escalada e, lá do alto, é possível ter uma vista linda da cidade e da Serra da Piedade.

Cachoeira de Santo Antônio

Além disso, um outro ótimo passeio para se fazer com a família é na Cachoeira de Santo Antônio, que possui um grande paredão de pedra, uma queda d’água de cerca de 50 metros e uma grande piscina natural de águas transparentes.

Turismo religioso

Capelas

Diversas igrejas, capelas e até mesmo uma ermida fazem parte da história de Caeté. A Capela de Santa Frutuosa teve sua construção iniciada no século XIX e foi finalizada mais de um século depois. A capela não possui detalhes luxuosos em seu interior, mas oferece uma linda vista panorâmica da cidade.

Igrejas

Quem se interessa por turismo religioso poderá conhecer várias igrejas durante seu passeio à cidade. Entre as mais famosas, estão a Igreja Matriz Nossa Senhora de Bonsucesso e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Cada uma das igrejas de Caeté possui suas particularidades e sua importância histórica e cultural.

É possível conferir, também, igrejas centenárias, com obras de Aleijadinho, Mestre Ataíde, influências barrocas e belas histórias.

Museus

Museu Regional

Existem vários museus na cidade, e um deles é o Museu Regional, ou Casa Setecentista. Construído no século XVII, o local foi residência de figuras importantes, como o primeiro Barão de Catas Altas e, hoje, funciona como um museu, com um acervo de peças populares do século XVII.

Museu Casa João Pinheiro

O Museu Casa João Pinheiro funciona em um casarão que foi residência de personalidades políticas entre os séculos XVII e XX, inclusive a família Pinheiro. O acervo é composto por objetos, obras de arte e móveis do final do século XIX, época em que a família Pinheiro se instalou em Caeté.

2. Catas Altas

Outra cidade que faz parte do roteiro Entre Serras e está bem pertinho de Belo Horizonte — há 120 km da capital mineira — é Catas Altas. A pequena cidade é um paraíso para quem se interessa por ecoturismo, e um lugar perfeito para toda a família!

Suas belezas naturais são encantadoras e, ali, você encontrará diversas cachoeiras, trilhas e a estrela do local, a Serra do Caraça.

Serra do Caraça

A Serra do Caraça se estende pelos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara. O local possui um Santuário com uma história muito interessante, mas o que mais nos chama atenção, aqui, é seu Parque Natural e seus atrativos.

São mais de 11 mil hectares, com uma enorme riqueza em relação à fauna e à flora. São centenas de espécies naturais da Mata Atlântica e do Cerrado, entre flores, árvores, animais e vários insetos.

Na Serra do Caraça, você pode encontrar, ainda, várias quedas d’água, lagos, trilhas e grutas. Para quem quiser se aprofundar na história do local, é possível se hospedar ali, onde os seminaristas viviam há cerca de 200 anos.

Cachoeiras

A cidade de Catas Altas possui um número muito grande de cachoeiras, que vão desde as de mais fácil acesso até as mais complicadas. Entre as mais famosas, estão a cachoeira do Meio — que possui uma queda com 60 metros de altura —, a cachoeira da Valéria e a cachoeira de Maquiné, sendo que as duas últimas são perfeitas para toda a família!

3. Santa Bárbara e Barão de Cocais

Além das duas cidades citadas, o roteiro conta, ainda, com as cidades de Santa Bárbara e Barão de Cocais. A primeira possui diversas atrações mais voltadas para o turismo religioso, mas tudo em meio a muita natureza.

Já em Barão de Cocais, além de várias igrejas e capelas históricas, a cidade conta com várias cachoeiras e até sítios arqueológicos. Para chegar na cidade, é possível pegar o trem de passageiros em Belo Horizonte e curtir uma deliciosa viagem que dura menos de 1h30.

Todas as cidades possuem atrativos religiosos, de natureza e aventura, além de muita história e muitas opções de lugares para passear, que encantarão você e toda a sua família.

São muitas atrações para se conhecer em todo o roteiro Entre Serras: da Piedade ao Caraça, não acha? Agora que você já sabe o que fazer em Caeté, Catas Altas e em outras cidades do roteiro, assine nossa newsletter e veja os atrativos das outras cidades do Circuito do Ouro!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha