Guia prático: aprenda como criar um roteiro de viagem

Guia prático: aprenda como criar seu roteiro de viagem

Criar um roteiro de viagem pode ser muito empolgante. Por isso, algumas pessoas exageram na quantidade de atividades que planejam realizar e se esquecem de que os dias, que só têm 24 horas, passam rapidamente. É importante ser realista com o cronograma e levar em conta tanto os imprevistos quanto os períodos gastos com deslocamento, refeições e descanso.

Neste post, apresentamos 5 passos que vão te ajudar a elaborar um planejamento correto antes de viajar. Confira:

Escolha o destino ideal

Praia, montanha ou cidade? Você pode ter o sonho de visitar o estado do Amazonas para conhecer a famosa Floresta Amazônica ou de percorrer o interior de Minas Gerais para conhecer as belezas naturais da região e ter contato com a cultura tropeira.

Aqui, queremos dizer que é importante identificar o tipo de experiência que você procura. Lembre-se também de que o local escolhido deve oferecer um bom custo-benefício, pois assim você pode aproveitar bem o seu tempo e o seu dinheiro.

Pesquise valores com antecedência

De nada adianta escolher destinos muito caros se você não poderá pagar por eles. E viajar com a soma de dinheiro exata para as despesas pode ser uma má ideia, afinal, você poderá ser surpreendido com despesas extras durante a viagem. Logo, é preciso estar preparado para possíveis adversidades.

Acessar sites de comparação de preços e verificar as avaliações de usuários antes de viajar é uma boa dica para economizar — sem falar que isso te ajuda também a estimar os custos do passeio com maior precisão. Assim, você poderá:

  • reservar uma uma pousada perfeita para descansar;
  • alugar um carro confortável para o deslocamento;
  • ou ainda contratar pacotes turísticos para se divertir pelo melhor preço.

Monte um cronograma realista

Como já dissemos, não adianta programar 1.001 atividades para não conseguir cumprí-las e ficar frustrado. Portanto, leve em consideração:

  • o tempo que será usado para realizar o trajeto de ida e volta;
  • a distância entre os pontos turísticos e o local de hospedagem;
  • períodos gastos com conversas, refeições, arrumação de bagagem etc.

Após analisar todas essas situações, você estará mais apto a desenvolver um roteiro turístico mais realista.

Anote informações importantes

Depois de acessar sites e blogs que informem sobre o destino de viagem e anotar as atividades do cronograma, busque também por dados relevantes. Estas informações podem ser:

  • endereços de pousadas, de restaurantes e de hospitais;
  • serviços de transporte alternativo;
  • pontos de referência em cada local a ser visitado;
  • números de telefones úteis;
  • entre outros.

Não se esqueça de levar nada

Alguns itens podem ser comprados no próprio destino, enquanto outros são muito caros para serem esquecidos em casa. Por exemplo: deixar o carregador da câmera fotográfica para trás pode te impedir de tirar fotos incríveis durante a viagem. Para evitar este tipo de situação, crie uma checklist com tudo o que você precisa colocar na mala.

Acredite: cada um desses passos contribui para criar um roteiro de viagem prático e eficiente. Assim, você poderá aproveitar melhor cada momento do passeio e torná-lo inesquecível.

E aí, gostou deste post? Você já teve algum problema com seu roteiro de viagem? Deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões e experiências com a gente!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

5 comentários em “Guia prático: aprenda como criar seu roteiro de viagem”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha