5 cervejas artesanais mineiras que você precisa degustar em sua viagem
“Já que Minas não tem mar…” Não preciso nem completar a frase, né? Não dá pra negar que o mar realmente faz falta por aqui, mas nós mineiros nos viramos muito bem e compensamos isso com uma gastronomia sensacional e também com excelentes cervejas artesanais.
Afinal, “já que Minas não tem mar, eu vou pro bar”. Brincadeiras à parte, nem só a capital mineiratêm surpreendido os mineiros (e os brasileiros) com suas cervejas artesanais. A região do Circuito do Ouro, especialmente em Nova Lima no roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas, também tem produzido deliciosas cervejas artesanais.
Se como nós, você é um bom apreciador das cervejas artesanais mineiras, você precisa conhecer — e experimentar, é claro! — as 5 cervejas dessa lista que separamos especialmente para garantir a melhor experiência gastronômica possível em sua próxima viagem, vamos lá?
Ouropretana
Como o próprio nome deixa a entender, a Ouropretana é uma cervejaria situada em Ouro Preto, que foi criada em 2011 por 2 apaixonados por cerveja. Com rótulos para todos os gostos, a marca vem crescendo desde então. A fábrica produz hoje 5 tipos de cerveja em sua produção fixa, além das receitas sazonais. Vale ressaltar que todas elas são feitas sem adição de produtos químicos.
Para aqueles que gostariam de conhecer a produção de perto, a fábrica tem as portas abertas para seus clientes e amantes cervejeiros. Já sabe a próxima parada na viagem para Ouro Preto, né?
Capa Preta
Criada em meados de 2013, a cervejaria Capa Preta está localizada no Morro do Pires em Nova Lima. Famosa na região, a cerveja negra intensa possui uma espuma bege, densa e duradoura. Com seus 8% de teor alcoólico e amargor elevado, é uma das cervejas mais conhecidas e apreciadas no local — simplesmente deliciosa de se beber!
A cervejaria possui, ainda, seu próprio “Beer Truck”, aumentando as chances de você degustar os rótulos oferecidos por ela em pontos diferentes próximos à capital mineira.
Krug Bier
Quem nunca ouviu falar da Krug Bier? Com muita história pra contar, a marca foi a primeira cervejaria artesanal do estado de Minas Gerais. Fundada em Belo Horizonte por um austríaco, atualmente é sediada em Nova Lima. A visita à fábrica é um passeio com duração de 2 horas, durante as quais ocorre a degustação de 6 tipos de cerveja da marca, juntamente com algumas salsichas alemãs.
Por que não aproveitar que você está passando pela região do Circuito do Ouro e conhecer a fábrica de uma das maiores e melhores cervejas artesanais de Minas, e de quebra tomar algumas? A visita custará os R$ 60,00 mais bem gastos de sua viagem.
Inconfidentes
Também situada em Nova Lima, a cervejaria Inconfidentes surgiu da associação de 3 cervejarias independentes em Minas Gerais: Grimor, Jambreiro e Vinil. Em 2011, quando foi anunciada a intenção da parceria, longos meses de planejamento e investimento se sucederam até que ela finalmente aconteceu. Em 21 de abril, foi feito um brinde à Inconfidência Cervejeira.
Com a expertise de 3 marcas diferentes fabricando cerveja em um mesmo lugar, você não deve esperar nada menos do que excelência em cada uma delas, certo? Pois é exatamente isso que acontece. Na cervejaria você irá encontrar cervejas premiadas (e um tanto quanto inusitadas) tais como a Cerevisiae lundii da Jambreiro, que é uma cerveja à base de doce de leite, e a nº 21 da Grimor, com adição de rosas e hibiscos.
Küd
Novamente, Nova Lima se destacando na produção de cervejas. A cervejaria Küd surgiu em 2010 com um pequeno e incomum background: os criadores já haviam desenvolvido sua receita para a primeira India Pale Ale e, com ela, ganhado o maior concurso de Cervejas Artesanais da Argentina. A cervejaria abre suas portas para visitantes no último sábado de cada mês e oferece a degustação de todos seus produtos. Vale a viagem ou não?
Com tantas cervejas artesanais mineiras sensacionais à sua disposição e pertinho de casa, o que você está esperando? Se você já experimentou alguma cerveja da região do Circuito do Ouro, conte pra gente nos comentários e assine nossa newsletter para receber outras dicas do que fazer nos fins de semana livres.
A cerveja Elfos, de Santa Bárbara, deveria ser incluída nestas indicações!
Olá Rafael! Obrigada pela sugestão, incluiremos a cerveja Elfos em nossas próximas postagens! Continue acompanhando nosso blog.
Ouropretana top D+