O que as crianças podem aprender em um museu?

Alguns pais têm receio de levar seus filhos ao museu porque acreditam que eles não vão se comportar — ou pior: acham que eles não vão gostar nem um pouco da experiência. O que esses adultos não sabem é que uma visita ao museu com a criançada pode, sim, ser uma ótima maneira de reunir a família e se divertir.

Confira, a seguir, algumas dicas para aproveitar um passeio no museu com as crianças:

Envolvimento

Na hora de planejar o passeio, é bom lembrar que a experiência das crianças no museu é diferente da vivência dos adultos. Elas costumam não ter interesse pelos textos que acompanham as obras, por exemplo.

Assim, perguntar para a meninada o que ela espera do passeio e qual é a opinião dela sobre os trabalhos expostos é uma boa forma de motivá-las. Outra ideia é mostrar que o artista é uma pessoa comum, com qualidades e defeitos — acredite, esse tipo de aproximação ajuda os pequenos a se identificarem com as obras.

Aprendizado

O museu é uma excelente alternativa para aprender mais sobre cultura além do formato convencional das escolas. As exposições de arte podem ajudar as crianças a perceberem e refletirem sobre os sentimentos que surgem quando se deparam com uma obra — o que ajuda no aprendizado da autoexpressão.

Os museus também podem ensinar muito sobre história, aproximando a meninada — de forma lúdica — de temas como:

  • ciência;
  • economia;
  • política;
  • religião;
  • entre outros.

Por exemplo: o museu João Pinheiro e Israel Pinheiro — localizado em Caeté; o sítio arquelógico da Pedra Pintada que apresenta vestígios dos primeiros habitantes na região; Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas — são uma ótima forma de as crianças terem contato com a história e a arquitetura brasileira. Nesses lugares, elas podem conhecer personalidades importantes do barroco.

Visita guiada

A visita guiada é uma boa maneira de conhecer melhor o acervo e aprender em conjunto. Como sabem muito do assunto, os guias instruem sobre as obras de uma forma clara e fácil, e a família pode aproveitar mais o tempo para observar, ouvir e interagir entre si. Além disso, os guias são habilitados a lidar com o público infantil e têm estratégias para deixá-las mais envolvidas com o tema.

Atividades interativas

Os museus estão cada vez mais interativos e modernos, com atividades lúdicas e tecnologias para captar a atenção dos visitantes. Há jogos e atividades que podem divertir e ensinar ao mesmo tempo. Assim, seus filhos aprendem, ao mesmo tempo em que se divertem, a:

  • interagir com outras crianças;
  • esperar a sua vez;
  • trabalhar com colegas.

O Circuito do Ouro é uma opção ótima para o passeio de sua família. Próximo a Belo Horizonte, inclui as mais variadas atrações e museus com temáticas muito interessantes para a criançada. Aproveite para participar da promoção Mapa de Figurinhas Entre Serras da Piedade ao Caraça e garanta vantagens!

Viu só como um passeio ao museu é uma ótima maneira de reunir a família e aproveitar para aprender juntos? O que você acha de curtir essa programação com as crianças? Compartilhe a sua opinião com a gente. Deixe um comentário!

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha