Hidromel: conheça a bebida mais antiga do mundo!

Você já ouviu falar em hidromel? A resposta para essa pergunta, provavelmente, é “não”. A produção dessa bebida no Brasil ainda é baixa e pouco conhecida, e, além disso, quem já ouviu falar pode não conhecer a sua história nem mesmo ter experimentado da iguaria.

Você que está interessado em conhecer Minas Gerais, inicie o seu passeio pelo roteiro Entre Serras de Piedade ao Caraça, que reúne as cidades de Caeté, Barão de Cocas, Santa Bárbara e Catas Altas e você não pode deixar de procurar pelo hidromel no Santuário do Caraça e provar um pouquinho dessa delícia que, mesmo ainda desconhecida, tem garantido o seu espaço nas adegas de algumas cidades.

Ficou interessado no assunto? Então, continue lendo este post. Aqui, nós vamos te contar mais sobre o hidromel! Acompanhe:

Afinal de contas, o que é o hidromel?

Conhecida como a bebida mais antiga da história, o hidromel tem a sua origem ainda incerta. Há registros de diversos povos que o consumiam: chineses, vikings, gregos e romanos. Ele agradava a todos! Toda essa popularidade derivava, principalmente, de seu fácil preparo: o hidromel nada mais é do que uma fermentação natural entre o mel e a água, gerando um sabor docinho e suave, com algumas notas florais.

Por essa fermentação natural, a bebida é conhecida também como “mágica”, mas, com o aumento do preço do mel no desenrolar dos anos, a produção começou a se perder. Além disso, o vinho e a cerveja começaram a tomar mais espaço como bebidas populares, o que levou à diminuição do seu consumo.

Onde eu posso encontrar o hidromel?

Mesmo que o hidromel ainda seja muito desconhecido, existem determinadas áreas de nosso país que se dedicam à sua produção. E não é tão difícil de encontrar quanto pode parecer!

Em Minas Gerais, na região do Circuito do Ouro, fazer hidromel virou tradição para alguns pequenos empreendedores. O processo é simples e bastante artesanal.

O roteiro Entre Serras, que vai desde o Santuário Nossa Senhora da Piedade em Caeté e termina no Santuário do Caraça em Catas Altas (um dos mais notáveis produtores do Hidromel no Brasil), é uma ótima pedida de viagem para quem deseja provar o Hidromel enquanto conhece lugares incríveis.

A Adega do Caraça, que foi toda recuperada, vem produzindo além do Hidromel , outras bebidas, pouco conhecidas. Tudo para trazer um pouco do passado de Minas Gerais para os dias atuais.

E como eu devo consumir o hidromel?

Para quem está apenas experimentado a iguaria, um gole do hidromel puro pode bastar: a bebida, como dito, é doce e cheia de sabor! Existem, no entanto, algumas maneiras de potencializar a sua degustação, combinando e harmonizando-a com diferentes pratos que também podem ser encontrados facilmente na região mineira.

Como era consumido pelos povos bárbaros, o hidromel vai super bem com carnes vermelhas, principalmente se o ponto da carne for mal passado. Aves e peixes também podem funcionar, e devem estar bastante temperadas.

E se você quiser experimentar 2 novidades, é interessante juntar a bebida com alguma carne exótica também. O javali, por exemplo, é bom, relativamente fácil de ser encontrado e combina bastante com o sabor do mel!

E aí, ficou com vontade de experimentar essa bebida? Então, não deixe de procurar pelo hidromel quando passar pela região.

Fonte da imagem: bit.ly/557.ref

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha