12 dicas de passeios pelo roteiro entre Serras durante o outono

Viajar no outono tem muitas vantagens. A baixa temporada em pousadas e hotéis favorece quem quer economizar na estadia, o clima mais ameno e com menos chuvas é ideal para curtir momentos ao ar livre e o friozinho que chega é o que faltava para você conhecer o Circuito do Ouro em Minas Gerais.

Se você é amante dessa estação do ano, não deixe de conferir as nossas dicas de passeios imperdíveis pelo roteiro Entre Serras, passando por quatro cidades a menos de 100 quilômetros de Belo Horizonte.

Caeté

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Localizada em Caeté e construída no século XVIII, carrega história e arte em seu interior. A igreja — que participa da promoção Mapa de Figurinhas Entre Serras da Piedade ao Caraça — é recheada de importantes obras de mestres do barroco: conta com imagens esculpidas por Aleijadinho e a planta idealizada por Manoel Francisco Lisboa, pai do escultor, além de obras de Francisco Vieira Servas.

Canela de Ema

Se você está à procura de aventuras, não pode deixar de visitar o parque Canela de Ema, que proporciona atividades como arvorismo, escalada, rapel, aquaskipper, slackline e paintball. O nome do parque é uma homenagem à planta típica do cerrado, canela-de-ema, atualmente em extinção. O programa é uma boa opção para curtir com os amigos e a família, principalmente a criançada!

Barão de Cocais

Sítio Arqueológico da Pedra Pintada e Downhill

Seguindo para o distrito de Cocais, o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada é parada obrigatória. O local tem importância histórica graças às suas pinturas rupestres de cerca de 6 mil anos. Mas se além da História você também se interessa por aventuras, a descida de 6 quilômetros entre o sítio arqueológico e a entrada da cidade de Barão de Cocais é uma boa pedida.

A estrada de terra é ideal para a prática de downhill — descer o trecho o mais rápido possível de bicicleta. Só não se esqueça dos equipamentos de segurança, principalmente os das crianças!

Santuário de São João Batista

O santuário foi construído no século XVIII e foi o primeiro projeto arquitetônico que contou com a participação de Aleijadinho. Sua escultura em pedra-sabão de São João Batista está localizada no portal da igreja e, em seu interior, encontra-se uma pintura no teto de Mestre Ataíde, além de altares folheados a ouro!

Festival da Goiabada

Se a sua viagem estiver planejada para maio, uma dica de passeio valiosa é o Festival da Goiabada, que acontece em Barão de Cocais. O evento homenageia o doce que é Patrimônio Imaterial da região e incentiva a produção da goiabada cascão da forma tradicional: no tacho, aquecido em fornalha.

Queijo mineiro com goiabada? Tudo de bom, não é mesmo?

Santa Bárbara

Memorial Afonso Pena

Se você é de Belo Horizonte, já deve ter ouvido falar em Afonso Pena. Nascido em Santa Bárbara, foi o primeiro governador eleito pelo voto direto em Minas, além de ser ex-presidente da República. O memorial, construído no casarão colonial em que nasceu, tem em seu acervo objetos pessoais de Afonso Pena e sua família, além de documentos, livros e pinturas da época em que viveram (final do século XIX e início do século XX).

O Memorial também participa da promoção Mapa de Figurinhas. E se você não é de BH, esse é mais um motivo para visitar o memorial!

Casa do Mel

A casa do famoso mel de Santa Bárbara está localizada em um casarão do século XVIII. Aqui, é possível participar de cursos de culinária e conhecer mais sobre os processos de produção dessa iguaria, começando pela criação das abelhas.

E por falar em gastronomia, não deixe de conferir a tradicional festa junina do município. Além do mel, você poderá experimentar outras comidas típicas, como quentão, caldos, canjica e muito mais!

Catas Altas

Bicame de Pedras

O histórico bicame foi construído em 1792. Hoje em ruínas, foi responsável pelo abastecimento do município no período da mineração. O aqueduto tem mais de 100 metros de comprimento e uma escadaria nos ajuda a chegar até sua parte superior.

Santuário do Caraça

Outra dica para quem procura História em Catas Altas é o Santuário do Caraça. Sua construção foi iniciada em 1770, com uma hospedaria para romeiros e uma capela barroca dedicada à Nossa Senhora Mãe dos Homens, e se ampliou com a criação de um colégio e um seminário. Em 1876, a capela deu lugar a um templo em estilo neogótico.

O local sofreu com um incêndio em 1968, que destruiu parte do teatro e da biblioteca do antigo colégio. Na Igreja, podemos conferir a obra Santa Ceia, pintura barroca de Mestre Ataíde.

Cachoeira do Maquiné

Fechando com chave de ouro o nosso roteiro, a Cachoeira de Maquiné, em Catas Altas, é querida pelos turistas da região. A grande quantidade de quedas d’água do local é responsável pela captação de água de todo o município. Cercada por matas de galeria, a cachoeira é uma ótima opção para um descanso merecido de fim de viagem. Sua maior queda tem 12 metros de altura e a paisagem ao redor é de encantar os olhos.

Carregado de História, com o melhor da culinária mineira e cercado de verde, o roteiro agrada a todos os gostos! E então, curtiu as dicas de passeio para aproveitar o outono no Entre Serras? E que tal deixar suas memórias ainda mais lindas? Confira nosso post e veja como tirar fotos incríveis durante sua viagem pelo Circuito do Ouro!

Lugares que você precisa conhecer em Minas Gerais

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha